sexta-feira, 20 de maio de 2022

Três pessoas são presas em esquema de fraude em órgão de trânsito em Jequié; prejuízo chega a R$ 7 milhões

Três pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (20) em Jequié, no sudoeste da Bahia, suspeitas de integrarem uma organização criminosa que fraudava documentos públicos e particulares de veículos na cidade. Segundo a polícia local, o prejuízo é de cerca de R$ 7 milhões.

O falso reconhecimento de firma era feito por um despachante na 7ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran/Jequié) e as investigações apontaram o envolvimento de outros funcionários e trabalhadores terceirizados do órgão.

De acordo com o delegado titular da cidade, Moabe Macedo, os policiais começaram a apurar o crime em 2019, quando foi feito um registro de ocorrência que um veículo teria sido transferido para o nome de outra pessoa sem assinatura do legítimo proprietário no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Ao todo, a Justiça expediu outros oito mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão, sendo 15 em Jequié e outros dois em Salvador e Lauro de Freitas.

Os presos podem responder pelos crimes de falsificação de documento público, falsificação de documento particular, corrupção passiva, corrupção ativa, uso de documento falso e organização criminosa.


Como funcionam as fraudes

Segundo as investigações da Polícia Civil de Jequié, no primeiro emplacamento não é obrigatória a vistoria veicular. Com isso, os criminosos conseguiam dados das notas fiscais e falsificavam este documento além de outros necessários para apresentação no Ciretran.

O grupo usava nomes de “laranjas” para constar na documentação do veículo inexistente que estava sendo licenciado.

Com isso, concessionárias de veículos tiveram prejuízo porque os verdadeiros veículos ficavam “presos” nos pátios sem poder ser vendidos porque os sinais identificadores eram utilizados nas fraudes.

Ainda de acordo com a polícia, a mesma fraude também era usada para aplicar golpes em veículos furtados ou roubados, quando outros suspeitos adulteravam os sinais identificadores de veículos para poderem passar na vistoria veicular em novo emplacamento. Neste caso também era praticado o crime de falso reconhecimento de firma no CRV.

Além disso, documentos particulares e públicos também eram falsificados para facilitar as fraudes, sendo constatada a falsificação de outros documentos para acelerar os emplacamentos de veículos regulares. //g1

9 comentários:

  1. Como tem ladrões nesta república de bandidos! A coisa parece tão inverossímel para algum ET desavisado sobre o caráter ou ausência de caráter em boa parte deste povo que, por mais que possua uma mente superior, jamais entenderá como um ladrão campeão terrestre em roubalheiras, pode ser "descondenado" e elevado a condição de concorrente ao cargo de presidente. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. No dentran e msm coisa

    ResponderExcluir
  3. Ô ÔÔÔ CONTA UMA NOVIDADE, VEM FEDERAL PORQUE ESTADUAL NÃO OPINA.

    ResponderExcluir
  4. O cara ri quê um ladrão quer voltar a presidência e o quê quer continuar kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Um na semana retrasada prenderam gendo do detran de Itabuna e ninguém noticiou estranho não?

    ResponderExcluir
  6. Se a Receita Federal brasileira, seguisse suíça, a Alemã,a Japonesa, a própria Estadunidense a Britânica e a Justiça brasileira também seguisse a Justiça desses mesmos países.
    Muitos pobres estariam ricos, e um número grande dos "ricos" não seriam ricos, aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  7. O esquema é forte, aliás já virou uma Quadrilha, uma organização de criminosos, atuam motoristas só por "cota" em Itabuna se a Federal entrar no Sestran vai levar até os móveis apreendidos. Multa atrás de multa e os equipamentos de radar q ficam em todo entorno da cidade, todos são programados, as infrações por eles são as mais altas, a fiscalização federal também poderia passar com suas viaturas... aliás "governantes" recebe multa de trânsito? Ministério Público na Bahia ainda existe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VELHO VC ESTÁ DIZENDO MERDA. SÓ EXISTE CAMARAS DE MONITORAMENTOS ALÍ NA JURACY MAGALHÃES,NO JEQUITIBA, E NA AFI E NO JAÇANÃ E JOTA S. PINHEIRO SÃO RADARES. DIGO ISSO POR QUE SÓ EXISTE PLACAS NESSES LUGARES. E PELA LEGISLAÇÃO DO CODIGO DE TRANSITO É OBRIGADO TER UMA PLACA AVISANDO. IGUAL A VC EXISTE MUITOS CONDUTORES DE VEICULOS QUE PRECISA DÁ UMA OLHADINHA NO MANUAL DO CODIGO DE TRANSITO.MUITA COISA MUDOU E MUITOS Ñ SABEM . AI FICA FALANDO MERDA COM VC AGORA.

      Excluir
  8. A máfia dos alvarás de táxi,em Itabuna voltou,tem gente pagando caro pra ter o alvará. Compra e não coloca o carro na praça. Ficando como carro particular. KD o MP,e a receita federal. Polícia federal neles.

    ResponderExcluir