quarta-feira, 15 de junho de 2022

Bahia registra primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

Os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador e da Bahia acompanham o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos, doença causada pelo vírus Monkeypox. O indivíduo reside na capital baiana e foi internado com os três sintomas da doença: febre alta de início súbito, adenomegalia e erupção cutânea. O indivíduo encontra-se internado em unidade hospitalar da rede privada, em Salvador.

A amostra foi enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que encaminhou para a referência nacional. Ainda não há previsão de resultado laboratorial.

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. Os contaminados apresentam febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. 

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

4 comentários:

  1. Isso não é varíola NENHUMA! Isso é efeito colateral das Terapias Gênicas Experimental chamada de vacina pra covid. Vão ler a bula com mais de 30 páginas só de efeitos colaterias da Pfiser q tá lá escrito. Povo perece por falta de conhecimento. Fica assistindo as mentiras da mídia. Vão atrás dos médicos Infectologistas q não se venderam pra indústria farmacêutica e estão denunciando essas empresas como Dra. Roberta Lacerda, Dr. Kefir, Dr. José Nasser no grupo do TELEGRAM MÉDICOS PELA VIDA.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente pós festas juninas o terror virá.

    ResponderExcluir
  3. O interessante é que ninguém comenta que isso começou numa sauna gay na Espanha e que a maioria dos casos no mundo é entre homens homossexuais, bissexuais ou que fazem sexo com outros homens. A lacração é tão grande que pra não mexer com os LGBTQWKDSUJDKSJDISWJUDKLSFDJ+++-- a mídia não fala nada sobre esse aspecto.

    ResponderExcluir
  4. Aos desavisados mal informados PREGUIÇOSOS q não querem se inteirar sobre o assunto ass como foi a do bichinho chinês e a picadinha 2..3…4…5? Esse vírus é SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL os primeiros casos ocorreram numa RAVE na Europa (Os quatro casos confirmados na Alemanha foram associados a exposição à doença em “eventos de festa, incluindo nas Ilhas Canarias e em Berlim, onde ocorreram atividades sexuais”) QUER SE INFORMAR DE VERDADE!? Pesquise pois a velha e comprada mídia só desinforma! Próxima!?

    ResponderExcluir