sexta-feira, 17 de junho de 2022

Bruno Pereira e Dom Phillips: avião com restos mortais chega a Brasília

Os restos mortais encontrados no local das buscas por Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips na Amazônia chegaram em uma aeronave da Polícia Federal (PF), no Aeroporto de Brasília às 18h34 desta quinta-feira (16).

Os corpos chegaram em caixões que foram carregados por policiais federais, entre eles o diretor-executivo da instituição, delegado Sandro Avelar. Os restos mortais serão periciados a partir desta sexta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Criminalística, no Setor Policial Sul.

O indigenista brasileiro e o jornalista inglês desapareceram em 5 de junho, na região do Vale do Javari, na Amazônia. Como os corpos estão em estágio avançado de decomposição, os peritos farão exames de DNA para comparar os vestígios à genética de familiares de Pereira e Phillips. Também poderão ser feitos exames da arcada dentária.

Os resultados das análises devem sair em até 10 dias. A perícia também deve apontar qual foi a causa da morte.

Suspeito confessa envolvimento em mortes

O anúncio da localização de "remanescentes humanos" foi feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, por uma rede social no início da noite de quarta-feira (15). Em entrevista coletiva à noite, o superintendente da Polícia Federal (PF) no Amazonas, Alexandre Fontes, afirmou que Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, confessou envolvimento no assassinato de Pereira e Phillips.

As vítimas teriam sido mortas a tiros e os corpos, esquartejados e enterrados. O irmão dele, Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como Dos Santos, também está preso suspeito de participação no caso. Outras três pessoas também são investigadas. Nesta quinta-feira (16), a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa de um dos suspeitos de envolvimento no crime, em Atalaia do Norte.

A motivação do crime ainda é incerta, mas a polícia apura se há relação com a atividade de pesca ilegal e tráfico de drogas na região. Segunda maior terra indígena do país, o Vale do Javari é palco de conflitos típicos da Amazônia: desmatamento e avanço do garimpo.

Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, está detido desde 7 de junho. Segundo a polícia, ele foi visto por ribeirinhos, no dia do desaparecimento, em uma lancha logo atrás da embarcação de Pereira e Phillips. Os agentes encontraram vestígios de sangue no barco de Pelado, que vinha negando ter qualquer relação com o caso. Já Oseney, o Dos Santos, foi preso temporariamente na terça-feira (14).

Nesta quarta-feira (15), além de confessar participação nos crimes, Amarildo também indicou onde afundou a embarcação que era usada por Bruno e Dom. O restos mortais foram achados cerca de 3,1 km de distância de onde itens pessoais do indigenista e do jornalista, como cartão de saúde e notebook, haviam sido encontrados dias atrás.



Desaparecimento

Antes de sumir, Pereira, que era servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), e Phillips foram vistos pela última vez na comunidade São Rafael em uma viagem com duração prevista de duas horas rumo a Atalaia do Norte, mas eles não chegaram ao destino.

Logo após o desaparecimento, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) afirmou que Pereira recebia constantes ameaças de madeireiros, garimpeiros e pescadores. Em nota divulgada na ocasião, a entidade descreveu Pereira como "experiente e profundo conhecedor da região, pois foi coordenador regional da Funai de Atalaia do Norte por anos".

Segundo o jornal britânico "The Guardian", do qual Phillips era colaborador, o repórter estava trabalhando em um livro sobre meio ambiente. Ele morava em Salvador e escrevia reportagens sobre o Brasil fazia mais de 15 anos. Também publicou em veículos como "Washington Post", "The New York Times" e "Financial Times".//G1

11 comentários:

  1. Verdinho vcs tem alguma noticia de uma morte em são João do panelinha ontem?

    ResponderExcluir
  2. A Amazônia está entregue a garimpeiros e ao desmatamento. Culpa do presidente que não fiscaliza, enfraqueceu as instituições e apoia essas praticas. Mas está acabando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que o filho de um Molusco Ladrão descondenado, possui grandes fazendas adquiridas com dinheiro roubado da Petrobras, Correios, Caixa Econômica, BNDES, Banco do Brasil, Eletrobrás, Oi/Telemar e dos contratos hiper-faturados em simulações de construções de obras que jamais saíram do papel e, claro, da hipotética transposição do rio São Francisco.
      Por isso que: Sempre que o presidente visita alguma cidade e após ser ovacionado pelos habitantes aos gritos de MITO, MITO, MITO... Ao término, vê-se uma enorme Ratazana tendo na pata esquerda apenas quatro apêndices, a qual demonstrando decepção, tristeza, desgosto e desespero, entre lágrimas, lamuriava-se: Eu sou famoso, o maior ladrão de todos os tempos, até o Obama reconheceu as minhas "qualidades", a ratazana que saqueou e quebrou a economia do país inteiro, que chefia a maior e mais diabólica organização criminosa da Terra, o mais mentiroso, desonesto, cínico, enganador e debochado cachaceiro, filho de cavalo do cão com caranguejeira e gerado na cloaca de uma aberração oriunda do reino do colega Belzebu, nunca me chamaram de mito? Por que só me chamam de LADRÃO? Por quê? Por quê?... Não consigo entender tanta ingratidão!

      Excluir
  3. OS ELEITORES DO BOZO GENOCIDA RACHADINHA ESTÃO FELIZES.



    É O QUE BOLZONARO PERMITIU AO DEDTRUIR A FUNAI, IBAMA.



    CORRUPÇÃO??? AGORA PODE E É ACEITA, NÃO É GADO ?

    ResponderExcluir
  4. Bolsonaro entregou o país a bandidagem, depois quer falar em ser conservador dessa forma, o cara que aparelhou a polícia federal para defender o filho Flávio bolsonaro, só pesquisar sobre os 18 delegados exonerados por chegar próximo do filho dele nas investigações, infelizmente o povo não enxerga a realidade, inflação alta, tudo caro e ainda defende esse cara. Alienados!!!

    ResponderExcluir
  5. Dorothy Mae Stang, conhecida como Irmã Dorothy foi uma religiosa estadunidense naturalizada brasileira, membro da Congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur. Ela foi assassinada em Anapu, no estado do Pará, Brasil, na Bacia Amazônica do Brasil.
    Assassinato: 12 de fevereiro de 2005,

    ResponderExcluir
  6. Dorothy Mae Stang, conhecida como Irmã Dorothy foi uma religiosa estadunidense naturalizada brasileira, membro da Congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur. Ela foi assassinada em Anapu, no estado do Pará, Brasil, na Bacia Amazônica do Brasil.
    Assassinato: 12 de fevereiro de 2005
    Quem erra o presidente em 2005 ?

    ResponderExcluir
  7. Vivas ao governo do BOZO.

    ResponderExcluir
  8. Só falta descobrir, quem mandou matar o BOZO.

    ResponderExcluir
  9. Em breve vamos vê esse Bozo fora do do nosso Brasil com fé em Deus muitos idiotas estão apoiando ele pq ele tá se fazendo de bonzão dando dinheiro mais isso vai acabar

    ResponderExcluir
  10. Bolsonaro entregou o país a bandidagem, depois quer falar em ser conservador dessa forma, o cara que aparelhou a polícia federal para defender o filho Flávio bolsonaro, só pesquisar sobre os 18 delegados exonerados por chegar próximo do filho dele nas investigações, infelizmente o povo não enxerga a realidade, inflação alta, tudo caro e ainda defende esse cara. Alienados!!!

    ResponderExcluir