quinta-feira, 16 de junho de 2022

Secretaria de Saúde divulga queda no número de casos de dengue e Itabuna sai do Alerta Vermelho

Nesta terça-feira, dia 14, foi divulgado mais um Boletim da Dengue pela Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde  quando foi possível identificar queda constante dos últimos dias nos casos notificados. Com isso, Itabuna volta ao Alerta Laranja, deixando a situação de Alerta Vermelho epidêmico. 

Desde o dia 7 até o dia 14, o decréscimo nos casos notificados foi de mais de 70% em relação à semana anterior, contabilizando aumento de apenas 22 casos notificados (do dia 31 ao dia 7 o aumento foi de 241 novos casos). Além disso, do dia 3 ao dia 14, houve estagnação nos casos de Zika (23) e aumento de apenas 6 casos a mais de chikungunya e dengue, se comparados à semana anterior.

Atualmente, segundo Boletim divulgado na terça-feira são 2.637 casos notificados sendo 1.396 os confirmados de dengue, 218 de chikungunya e 23 de zika. De acordo com a Vigilância em Saúde, Itabuna atualmente se encontra de volta ao Alerta Laranja junto a municípios como Coaraci, Santa Cruz da Vitória, Ibicaraí, Maraú, enquanto que os municípios de Itajuípe, Barro Preto, Almadina e Gongogi permanecem em alerta epidêmico. 

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, a queda se dá pelo trabalho contínuo e intensificado dos Mutirões de Combate ao Aedes aegyptipor meio das equipes de agentes de combate às endemias e de bloqueio e agentes comunitários de saúde e de vigilância epidemiológica, bem como as secretarias envolvidas como a de Infraestrutura e Urbanismo. 

“Até agora, já foram visitados 15 bairros  e os mutirões não param.  Na próxima terça-feira, já visitaremos o Bairro João Soares seguindo critérios de prioridade das localidades com maior nível de infestação e incidência de casos”, afirmou Antunes. 

Segundo ela, “essa regressão no aumento de casos é fruto do trabalho e empenho da Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias  municipais envolvidas no combate à dengue. A luta continua e a população precisa ser  nossa aliada contra o Aedes Aegypti”, finalizou.

4 comentários:

  1. PARABÉNS MARISTELA ANTUNES, DIRETORA DA DEPTO DE VIGILANCIA EM SAÚDE. MUITO COMPETENTE. PARABENS AOS AGENTES DE ENDEMIAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito providencial, pra poder liberar festa.kkk

      Excluir
  2. Belo trabalho, fazendo vista grossa e SUBNOTIFICANDO os casos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Sem querer desfazer, não acredito tem muita gente com dengue, Chikungunya e zica.....e ela esta vindo acompanhada de uma espécie de gripe. .... são muitos casos creio que não estão notificando só estado.

    ResponderExcluir