domingo, 31 de julho de 2022

Bahia confirma três primeiros casos de varíola dos macacos no interior e um deles é de morador de Ilhéus

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou neste sábado (30), que registrou os três primeiros casos confirmados da “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos, no interior do estado. Salvador agora contabiliza nove casos.

De acordo com a Sesab, dois dos casos confirmados no interior do estado foram registrados em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. O outro é em Ilhéus, no sul da Bahia. O primeiro caso da Monkeypox no estado ocorreu no dia 13 de julho. Ainda de acordo com o órgão de saúde, a Bahia tem 50 casos suspeitos da "Monkeypox".

São notificações dos municípios de Amargosa (1), Aratuípe (1), Barra (1), Cairu (1), Camaçari (2), Canarana (1), Conceição do Coité (1), Conceição do Jacuípe (1), Cruz das Almas (1), Dias D’Ávila (1), Ibicaraí (2), Itaberaba (4), Itapebi (1), Itiruçi (1), Jaguaripe (1), Lauro de Freitas (1), Nazaré (1), Salvador (19), Santa Cruz Cabrália (4), Santo Antônio de Jesus (1), São Gonçalo dos Campos (1), São Miguel das Matas (1), Ubaíra (1) e Vitoria da Conquista (1).

A Monkeypox se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, geralmente dividida em dois períodos:

Invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;

Erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas:

Por contato com o vírus: com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas.

De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais.

Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;

Da mãe para o feto através da placenta;

Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;

Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

Isolamento

Pacientes com suspeita da doença devem ficar em isolamento, em um local com boa ventilação natural. É recomendado que ambientes comuns, como banheiro e cozinha, fiquem com janelas abertas. Caso more com outras pessoas, deve-se usar a máscara cirúrgica bem ajustada, protegendo a boca e o nariz.

Além disso, é importante que o paciente lave as mãos várias vezes ao dia, preferencialmente com água e sabonete líquido. Se possível, deve usar toalhas de papel descartável para secá-las.

Quem estiver com suspeita também não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, pratos, copos, toalhas ou roupas de cama. Os itens só podem ser reutilizados após higienização.

9 comentários:

  1. Já pode mandar fuzilar

    ResponderExcluir
  2. Mentira, mais uma merda criada por estas desgraças.
    O povo ainda acredita nestes demônios.
    A imprensa faz parte desta merda que é só pra prejudicar quem não tem nada.

    ResponderExcluir
  3. Kakakakakkakakkakakakkakakka

    ResponderExcluir
  4. Revista EXAME - OMS: Adhanom pediu para "homens que fazem sexo com homens" diminuírem o número de parceiros, de relações sexuais e de exposição ao vírus (Denis Balibouse/Reuters). A VERDADE É ESSA DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL EM HOMOSSEXUAIS- Se cuidem quem gosta do negócio

    ResponderExcluir
  5. QUE FEIO! VERDINHO POSTANDO FAKE NEWS

    ResponderExcluir
  6. SE DEPENDER DA SECRETARIA DO ESTADO E DOS MUNICÍPIOS, JÁ ERA,, VAI ALASTRAR PRA TODOS, VISTO A INOPERANCIA.
    E NO MAIS QUEREM PRA PODER PEGAR VERBAS FEDERAIS.
    TIPO A COVID, MUITOS ENCHERAM OS RABOS DE DINHEIRO DE VERBAS FEDERAIS E O POVO SE FUDENDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser FILHO DE MUTUNS passando pra galera

      Excluir
  7. Daqui a pouco chega em Itabuna o macaco.... já está em Ilhéus

    ResponderExcluir