terça-feira, 26 de julho de 2022

Despedida do líder político Fernando Gomes

Na próxima quinta-feira, dia 28, Itabuna completará 112 anos de emancipação político-administrativa. Ao longo de pouco mais de um século, o ex-prefeito Fernando Gomes teve 45 anos de sua vida diretamente ligada a esta cidade.

Itabuna e Fernando Gomes estão entrelaçados. O legado de Fernando está em cada canto do nosso município.

Entre nós, sempre prevaleceu o respeito. E reconheço em Fernando Gomes a figura de um grande líder político. Dono de uma personalidade única, despertava os mais diversos sentimentos entre aliados e adversários, mas, com um carisma genuíno, conquistava todas as pessoas que dele se aproximavam.

Soube cultivar a lealdade de seus aliados e eleitores. Itabuna e Fernando Gomes sempre serão inseparáveis. O povo desta cidade, por cinco eleições, confiou a Fernando o seu destino. Também lhe deu três mandatos de deputado federal, sendo um constituinte.

Todos nós políticos somos levados a diariamente tomar decisões importantes e complexas. Por vezes, erramos. Mas Fernando foi um político que nunca teve medo de tomar decisões e de assumir os bônus e os ônus de suas decisões. Como político, nunca fugiu de uma boa briga em defesa de Itabuna. Principalmente, contra os poderosos. Sempre de cabeça erguida, conquistou parte da população da nossa cidade, com a imagem do político corajoso e determinado, mas aberto ao diálogo.

Com seu jeito simples, Fernando era um homem de grande visão política e administrativa. Conseguiu criar uma multidão de seguidores, que reconhecia nele o líder político.

Itabuna hoje mostra ao Brasil que, na política, existem, sim, diferenças ideológicas, diferenças partidárias, diferentes interesses, mas que o respeito às diferenças deve prevalecer. Itabuna mostra ao Brasil que essas diferenças, por maiores que sejam, tornam-se mínimas diante de um povo que reconhece os grandes nomes de sua história.

Parafraseando o saudoso presidente Getúlio Vargas, em sua carta testamento, eu digo: Fernando hoje deixa a vida para definitivamente entrar na história de Itabuna.

Nesse momento em que nos despedimos de Fernando Gomes, em meu nome, da minha esposa Andrea Castro, dos integrantes do nosso governo e, principalmente, da gente de nossa cidade, agradecemos a esse homem do povo por tudo que ele fez por Itabuna.

Solidarizo-me, mais uma vez, com seus familiares, amigos e aliados e peço a Deus que o receba em paz e com muita luz.

Augusto Castro Prefeito de Itabuna

17 comentários:

  1. Muito bonita sua mensagem Augusto.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao prefeito Augusto castro,pela solidariedade que deu a família,com muito amor, atenção e solidariedade,deixando a ficc, para fazer todo o velório.

    ResponderExcluir
  3. Prefeito Augusto castro disponibiliza aeronave para fazer o translado do corpo de Fernando Gomes.
    Achei DESNECESSÁRIO esse gasto com o dinheiro do município, sendo que economizou a herança roubada dos herdeiros e deixando faltar para os necessitados.
    Fez bonito pra uns e deixando outros chorando de fome. Nada bonito, a família tinha dinheiro pra isso tanto que nem no BASE ficou.😡😡😡😡😡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👍Muito equilibrado o seu comentário. Vale ressaltar que, caso algum enfermo necessite de um deslocamento urgente para outro centro, será que terá o mesmo transporte? Ademais, para aparecer na mídia um político demonstra a autenticidade de uma cédula de TRÊS REAIS.

      Excluir
  4. Bonita mensagem prefeito! Fernando merece todo homenagem foi um líder em vida.

    ResponderExcluir
  5. Ele fez por merecer tdo isso, o melhor Prefeito que nossa cidade Itabuna já teve, outro igual nunca existirá. Ficou na história de Itabuna. Descanse em paz amigo🌹

    ResponderExcluir
  6. Passo de morre com o COVID mais mesmo assim não aprendeu a se um homem de horas as pessoas sem caratê você nunca foi digno de está onde você está mais tudo passa Jesus é fiel sempre está está de olho em todos vocês.!

    ResponderExcluir
  7. Sempre tem que aparecer um espírito de porco igual a esse 12:35 será que existe alguém que presta pra uma desgraça dessa

    ResponderExcluir
  8. 😡💩🤢🤥🤬🖕🏿🤮🥴☠️🤡👿👏🏾🙅🏾‍♂️🤦🏾‍♂️ Mais são todas podres

    ResponderExcluir
  9. Você só posta o qui quer?? Seu porco gordo!
    SOLTE OS COMENTÁRIOS DE TODOS.
    Não estamos expressando palavras de baixo calão. Pega visão vuh.

    ResponderExcluir
  10. Esto desempregado se perdi uma ajuda a esse lero-lero ele diz que não tem um real mais paga do dinheiro público translado do corpo de um milionário ele tem esse corno! Esse Augusto que status fama dando uma de bozinho Querendo fama o bom é Deus.

    ResponderExcluir
  11. No passado líderes observavam o legado e sempre queriam fazer melhor e eu digo aqui Augusto Castro faça melhor e sem corrupção.

    ResponderExcluir
  12. Quero trabalha Augusto Castro só ajuda a sua família vamos ajuda os jovem as pessoas da periferia estamos querendo sobreviver tem um trabalho digno!

    ResponderExcluir
  13. Seu mandato vai acaba! O pai eterno cobra pelos pobre humildes baixa renda.

    ResponderExcluir
  14. Quanta hipocrisia,ainda tem idiotas parabenizando o,pelo ato kkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. esse bicho ele tem cara de mafioso olha la se ele não for

    ResponderExcluir