quinta-feira, 21 de julho de 2022

Eleições 2022: convenções partidárias que oficializam candidatos ao governo da Bahia começam nesta sexta-feira

Desde quarta-feira (20), os partidos políticos já podem realizar as convenções partidárias que vão oficializar os nomes dos candidatos para a eleição de 2 de outubro.

Nesses eventos, as legendas definem os nomes que vão concorrer a um dos cinco cargos em disputa em 2022. As convenções podem ser feitas por uma única agremiação partidária ou em conjunto, ao lado de partidos que integrarão uma mesma coligação.

Na Bahia, os destaques ficam por conta dos anúncios e confirmações dos três nomes das cinco chapas majoritárias, que concorrerão a governador, vice e a senador.

O primeiro dos cinco pré-candidatos ao governo da Bahia que vai oficializar a candidatura é João Roma (PL). O deputado federal e ex-ministro da Cidadania será o candidato do presidente Jair Bolsonaro no estado.

A convenção estadual do PL será realizada nesta sexta-feira (22), a partir das 08:22, na Avenida Juracy Magalhães Jr., em Salvador, em um espaço onde funcionava uma concessionária, nas proximidades do Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha).

A ex-secretária de Saúde da cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, Raíssa Soares (PL), será confirmada como candidata ao Senado na chapa. A indefinição fica em relação ao nome de quem será indicado para vice-governador.

Já no dia 29 será a vez da convenção do PSOL-REDE que formam uma federação. O evento vai confirmar Kleber Rosa (PSOL) como pré-candidato ao governo. A chapa terá como indicado a vice-governador, Ronaldo Mansur (PSOL) e Tâmara Azevedo (PSOL) ao Senado. A candidatura psolista para senador será coletiva e ainda conta com os pré-candidatos a 'co-senador' Professor Max (PSOL) e Zem Costa (PSOL). O evento acontece no espaço PSOL, no Rio Vermelho, em Salvador.

No dia seguinte, 30 de julho, será a vez do Partido dos Trabalhadores (PT) oficializar a candidatura de Jerônimo Rodrigues para o governo da Bahia. O evento acontecerá no Parque de Exposições de Salvador.

Jerônimo terá como parceiros de chapa, o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), pré-candidato a vice, e o atual senador Otto Alencar (PSD), que tentará a reeleição. A expectativa é que a maioria dos partidos que integram a coligação. Oficialmente, a chapa petista para o governo da Bahia conta com oito partidos: PT, PSD, MBD, PSB, PC do B, PV, Avante e Patriota.

Outro nome na disputa do governo do estado, o professor Giovani Damico (PCB) deve confirmar sua candidatura na convenção estadual do seu partido no dia 2 de agosto, na sede da APLB, no bairro de Nazaré, em Salvador. A chapa ainda não tem outros nomes divulgados.

Já a convenção estadual do União Brasil que vai confirmar o ex-prefeito de Salvador ACM Neto como candidato a governo da Bahia acontece no data limite designada pela Tribunal Superior Eleitoral, 5 de agosto.

O evento acontecerá no Centro de Convenções de Salvador. Na chapa de Neto, a indefinição fica por conta do nome do pré-candidato a vice. O deputado federal Cacá Leão (PP) será o pré-candidato ao senado.

Alguns partidos que apoiam Neto devem realizar a convenção no mesmo dia, mas há a possibilidade de antecipação de alguns deles. Oficialmente, a pré-candidatura de ACM Neto conta com apoio de União Brasil, PP, PDT, Solidariedade, PSDB, Cidadania, Republicanos, Podemos, PSC, PTB e do PRTB.

A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos deve ser feito até 15 de agosto.

Veja o calendário de convenções dos pré-candidatos ao governo (por ordem alfabética)

Quem: ACM Neto

Partido: União Brasil

Profissão: advogado/ex-prefeito de Salvador

Convenção: 5 de agosto

Local: Centro de Convenções de Salvador

Horário: A partir das 9h


Quem: Giovani Damico

Partido: PCB

Profissão: professor

Convenção: 2 de agosto

Local: APLB, Nazaré, Salvador

Horário: A partir das 14h


Quem: Jerônimo Rodrigues

Partido: PT

Profissão: professor

Convenção: 30 de julho

Local: Parque de Exposições de Salvador

Horário: 9h


Quem: João Roma

Partido: PL

Profissão: deputado federal

Convenção: 22 de julho

Local: Avenida Juracy Magalhães Jr, 1338, Rio Vermelho


Quem: Kleber Rosa

Partido: PSOL

Profissão: professor/investigador

Convenção: 29 de julho

Local: Espaço PSOL, Rua Vieira Lopes, nº 162, Rio Vermelho

Horário: 18h

14 comentários:

  1. Aqui na Bahia votaremos no time de Lula, pra ajudar a Lula governar o Brasil...
    É o voto casado !
    Gerônimo 13 governador da Bahia e Lula 13 presidente ! ❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Literalmente, ladrão vagabundo só vota na mesma raça!!!

      Excluir
    2. fechado com bolsonaro e joão roma AMBOS ELEITOS NO 1 TURNO

      Excluir
  2. Faz o L!
    É Lula lá e Jerônimo aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LULA LADRÃO, FECHADO COM BOLSONARO E JOÃO ROMA 22.

      Excluir
  3. Jerônimo Governador e Lula Lá o Melhor Presidente de Todos tempos e PT 13 De Lapada

    ResponderExcluir
  4. diga com quem tu anda eu digo quem tu é ROMA 22

    ResponderExcluir
  5. como é que o cara perde seu pra ir nas urna votar em ladrão so pode ser ladrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SHOW FECHADO COM BOLSONARO E JOÃO ROMA 22. EM 2022

      Excluir
  6. Como o psol bota candidato se o mesmo vota em Jerônimo pt

    ResponderExcluir
  7. rapaz que visual e esse hen misericódia voto em Roma 22

    ResponderExcluir
  8. ACM Neto para governador, vai ser o melhor governador do Brasil

    ResponderExcluir