terça-feira, 26 de julho de 2022

Gasolina recua 5% em julho, diz IBGE indicando queda no IPCA-15

Os grupos transportes e habitação registraram o maior peso na desaceleração do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) de julho, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (26), com desvalorização de 1,08% e 0,78%, respectivamente.

De acordo com o IBGE, a queda foi impulsionada pela desvalorização de 5,01% no preço da gasolina e de 8,16% no do etanol, por conta da Lei Complementar 194/22,responsável pelo reajuste das alíquotas de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações.

Com isso, ao todo o grupo transportes teve impacto no índice de 0,24 para baixo, quase anulou o do grupo alimentação e bebidas, que teve o maior impacto total (0,25).

Em relação a energia, foi registrada uma queda de ICMS em várias regiões. Em Goiânia, o ICMS recuou de 29% para 17%, resultando em uma queda de 12,02% na energia elétrica. Em Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), os recuos nas variações mensais também foram superiores a 10%.

Levando em conta uma “prévia da inflação oficial”, o IPCA-15 caiu para 0,13% em julho ante o mês de junho, a menor variação mensal desde junho de 2020. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 5,79% e, em 12 meses, de 11,39%, abaixo dos 12,04% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores, disse o instituto. Em julho de 2021, a taxa foi de 0,72%.

9 comentários:

  1. Enquanto isso, etanol mais caro que gasolina na cidade de Itabuna..

    ResponderExcluir
  2. O ESTRAGO JA TA FEITO.



    BOLSOLÃO

    BOLSO-CARO


    DESTRUIU O BRASIL

    ResponderExcluir

  3. SUA VIDA FICOU PIOR, BABACA

    ResponderExcluir
  4. O pacote de 750g de Leite Ninho tá 34 reais.

    ResponderExcluir
  5. Bolsonaro 👍👍👍

    ResponderExcluir
  6. E o cartel dos postos de combustíveis de itabuna cadê o ministério público da cidade?

    ResponderExcluir
  7. vejam bem, o preço da gasolina esta voltando bem lento ao normal.mais os preços das coisas ainda continuam muito alto. a carne,o leite,o pão,o feijão,arroz. muito caros.o povo está passando fome. a situação só ñ está atingindo. o aposentado que ganha bem o empregado que também tem um bom emprego. mais o restante está na pior. e outra o pobre está Doente e ñ tem o dinheiro p/ comprar os remédios e Governo parou de fornece os medicamentos. e fechando as Farmácias Populares. e continuo dizendo p/ as coisas continuarem baixando de preço tinha que essa campanha presidencial durar mais 6 meses. por que ela vai forçar os preços das coisas baixarem. por que depois que passar tudo voltara a subir novamente. Há tava esquecendo. voto em LULA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi o comentário do Jumentinho se Lula tem 51% de intenções de voto e na sua cabeça oca acredita que ele vai ganhar então os preços só vão cair !

      Excluir
  8. Bora gente! Se Lula subir mais 5 pontos na pesquisa a gasolina vai p 3,00.

    ResponderExcluir