domingo, 31 de julho de 2022

Inundações em estado dos EUA matam pelo menos 25, diz governador

Pelo menos 25 pessoas, incluindo quatro crianças, morreram em enchentes provocadas por chuvas torrenciais no leste do estado norte-americano de Kentucky, e mais mortes são esperadas, disse o governador, Andy Beshear, neste sábado (30).

“Esta ainda é uma situação de emergência”, disse Beshear a jornalistas. “Estamos em modo de busca e salvamento. Mais uma vez, essa contagem vai continuar a subir.”

Chuvas fortes de 10 a 25 centímetros atingiram a região de quarta a quinta-feira, destruindo casas, estradas e causando inundações de rios. Embora as encostas íngremes e os vales estreitos da região a tornem propensa a enchentes, os especialistas também culpam as mudanças climáticas.

As inundações foram o segundo grande desastre nacional a atingir o Kentucky em sete meses, após um enxame de tornados que matou quase 80 pessoas na parte oeste do Estado em dezembro.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou situação de desastre em Kentucky na sexta-feira, permitindo que financiamento federal seja alocado ao Estado.

Um comentário: