quarta-feira, 6 de julho de 2022

Jovem não binário terá identidade de gênero incluída na certidão de nascimento após acionar a Defensoria Pública

Natural de Bom Jesus da Lapa, no oeste do estado, Tamires Yuke, 26, se identifica como pessoa não binária há cerca de cinco anos. No início de 2021, ele foi até a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) para pedir que sua identidade de gênero fosse retificada no registro de nascimento.

A conquista, no entanto, veio um ano e meio após a soliticação. Isso porque em 29 de junho de 2022, data seguinte à celebração do Dia do Orgulho LGBTQIA+, Tamires teve resultado favorável da Justiça, conforme pedido pela DPE-BA.

"Eu não me sentia nem homem, nem mulher, então entendi que sou uma pessoa não binária. Entrei em contato com a Defensoria Pública, esperei mais de um ano e eles conseguiram que minha identidade de gênero seja incluída no registro [de nascimento]", comemorou.

Em entrevista ao g1 nesta quarta-feira (06), Tamires Yuke explicou que não liga para o pronome pelo qual é tratado, já que se sente confortável com ambos. "Podem me chamar de ele ou ela", disse.

Apesar de ser uma pessoa não binária, o jovem afirmou que se relaciona apenas com mulheres. No entanto, não gosta de rotular a orientação sexual como heterossexual ou homoafetiva.


Além disso, ele detalhou que nunca conversou com a família sobre sua identidade. "Eles [parentes] não estão cientes de como me identifico, porque não entendem o que é uma pessoa não binária. Inclusive, prefiro não comentar nada, para que não falem coisas [LGBTfóbicas] comigo".

Questionado se já foi vítima de LGBTfobia, o baiano garantiu que não. Porém, afirmou que as pessoas costumam não entender o que significa a não binaridade de gênero.

"Elas questionam: 'o que é isso?', perguntam se realmente existe e eu afirmo que sim, que sou não binário. Mas as pessoas questionam porque não têm conhecimento, [já que essa identidade não é tão comentada popularmente]".

Reconhecimento da identidade não binária

Em maio de 2020, após solicitação da DPE-BA e do Ministério Público, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aprovou a inclusão de gênero não binário nos registros civis, de forma administrativa, de pessoas que assim se identificam e que buscam a alteração de nome e gênero. A determinação foi aprovada pelo corregedor-geral José Edvaldo Rocha Rotondano e o desembargador Jatahy Júnior em março deste ano.


A solicitação feita pelas instituições argumentou que o provimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o caso de alteração de nome e gênero de pessoas trans, que reconhecem seu gênero distintamente do seu sexo biológico, também se aplica às pessoas que não se reconhecem como o gênero masculino ou feminino. A partir da aprovação do TJ-BA não é mais necessário judicializar ações desta natureza.

21 comentários:

  1. Só existe sexo masculino e feminino, o que passar disso é obra do cão.
    Se Deus criou a raça humana com dois sexos, como poderia haver mais outros? Só incauto para ficar nessa narrativa lenga-lenga de gênero.
    O povo gosta de se inspirar no andrógeno baphomet que representa as trevas.
    Entendam, se você não é filho de Deus lavado e remido pelo sangue de Jesus, tu é filho do diabo, não existe ficar em cima do muro, ou é um ou outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 6 de julho de 2022 15:11

      Você paga a comida dele/a ?

      você paga a roupa dele/a ?

      Compra remédios para ele/a ??????????


      O TAL LIVRE ARBÍTRIO.


      Cada quem cuide de sua vida

      Ninguém pode se intrometer na vida dos outros.

      Excluir
    2. Ué, se Jesus que perdoa compraria uma pistola .40 caso ela existisse ( segundo o presidente evangélico comedor de novinha)

      Jesus pidee ter armas então e não pode dar ré no quibe?
      Gado é foda

      Excluir
  2. Que coisinha + lindinha...

    ResponderExcluir
  3. Se é não binário, tem que ser chamado de êla!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. BOLSONARO SE ACHA ELEITO kkkkkkkkkkkkkkkk

    MAS NÃO VAI SER,

    ResponderExcluir
  5. ...e assim o mundo ficou louco. 🙃

    ResponderExcluir
  6. Fique em paz, nem te conheço, mas meu coração se enche de amor a ti, que é meu próximo. Não deve ser fácil enfrentar o mundo, então que Jesus Cristo esteja te guardando e agindo poderosamente em sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai ficar em paz se faz tudo ao contrário do que a Palavra de Jesus Cristo ensina?

      Você não sabe o que é amor, pois apoia as obras infrutíferas das trevas, se você soubesse o que era amor, você primeiro iria amar ao seu Criador e obedeceria os Seus mandamentos.

      Excluir
  7. Saudades da época de "cumpade" Lampião! Seguia-se as Escrituras Sagradas: Um casal era um Macho e uma Fêmea. Simples.

    ResponderExcluir
  8. Frescura desse povo, então quer dizer que nasceu só com a rodela do cu! Não tem nem bilal e nem pepeka.Me Poupem!

    ResponderExcluir
  9. Nossa ele nasceu sem sexo ? Ele não tem nem pereca e nem bola kkkk não entender kkkk

    ResponderExcluir
  10. Mais uma que lucifer ganhou

    ResponderExcluir
  11. Será q se eu me auto declarar rico, eu posso entrar na justiça e exigir dinheiro pra ter conta bancária gorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor comentário até aqui kkkkkk. Vou tentar, vai que cola.

      Excluir
  12. Misericórdia....se não se reconhece com homem e nem mulher.
    Então o que é?

    ResponderExcluir
  13. Se para Deus só tem homem e mulher, então eu fico com Deus, a opinião dEle vale mais que qualquer um que seje contra Deus.

    ResponderExcluir
  14. Kkkkkkkkkkkk ó que onda

    ResponderExcluir
  15. "pessoa não binária" kkkkkkkkk, agora pronto, deve ser um objeto então, não demora muito vai aparecer alguns aí que se identifica com um animal, "aiii meu me cinto uma gazela minha identidade e registro devem ser mudados" kkkkkkkk
    Virou uma putaria mesmo esse nosso sistema.

    ResponderExcluir
  16. Deus criou Adão e Eva, e não Adão e Ivo, o resto é criação da partidos Esquerdistas ou criação do diabo. Antigamente só existia homem e mulher, veado e sapatão somente. Mas então surgiram os movimentos ativistas, e suas reivindicações e estamos nessa situação. A ponto do individuo não se sentir homem ou mulher. Que aberração é essa, é um absurdo, essas modinhas criadas por gente sem o que fazer. Falta de umas panadas de facão nas costas.

    ResponderExcluir