quarta-feira, 6 de julho de 2022

Petrobras aumenta querosene de aviação em 3,9%

A Petrobras anunciou aumento de 3,9% na querosene de aviação (QAV) no mês de julho. A informação foi divulgada pela companhia nesta terça-feira (5). A QAV é utilizada por aviões de maior porte e impacta no preço final das passagens aéreas ao consumidor.

“Conforme prática que remonta os últimos 20 anos, os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras. Os preços de venda do QAV da Petrobras para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo. Conforme resultado da aplicação da fórmula contratual, em primeiro de julho foi implementado reajuste médio de +3,9%”, explicou a estatal em nota.

A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras. Estas transportam e comercializam o produto para as companhias aéreas e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.

Segundo a estatal, o mercado é aberto à livre concorrência e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV.

2 comentários:

  1. Vão falar que a culpa é do governador!!👇🏼🤡

    ResponderExcluir
  2. É a Petrobras dando um jeito de ferrar com a vida do Brasileiro. E olha que foi difícil para o governo Federal combater a alta dos preços. O presidente Bolsonaro, teve que recorrer a diminuição da taxa de imposto ICMS, para que realmente a redução fosse sentida nas bombas. A Petrobras está em um modo de governança politica, direcionada para o ativismo politico, essa é a turma do quanto pior melhor,.

    ResponderExcluir