quinta-feira, 21 de julho de 2022

Prefeitura de cidade da Bahia exonera servidores após denúncia de homofobia

A prefeitura da cidade de Araci, a cerca de 210 quilômetros de Salvador, exonerou os quatro servidores envolvidos alvos de denúncias de homofobia na gestão municipal. As reclamações são contra servidores do município após o vazamento de áudios e prints (capturas de tela) de conversas com teor homofóbico de um grupo no WhatsApp.

De acordo com a gestão municipal, mesmo após a exoneração dos servidores envolvidos, os fatos seguem investigados.

O grupo seria formado por servidores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Araci. Em um dos áudios, uma servidora diz que o local de trabalho só teria homossexuais, e os chama de modo jocoso de ‘veados’. Ela diz que é preciso um ‘homem’ para ‘animar’ o setor.

"Zé tem que ter um homem aí pra animar porque pra todo lugar que você olha só tem veado. Ó peste", diz uma mulher, que seria servidora.

Em outro áudio a mulher questiona como descobrir se uma pessoa seria ou não homossexual. "Zé, me diga se existe. Como vamos fazer para descobrir se (inaudível) é veado ou não é", diz.

A mesma voz diz que em todas as salas da secretária teriam homossexuais. "Toda sala que você ali tem que ter um veado. E quando não é um veado assumido é um que...", diz uma voz de mulher.

Em um terceiro áudio vazado, um homem diz que faria uma indicação de uma pessoa para trabalhar na secretaria após um pedido, mas que uma mulher poderia implicar pelo fato do homem ser homossexual. No mesmo áudio, o homem diz que “um a mais ou menos não faria diferença” no local de trabalho.

"O Edilson me pediu se tivesse uma vaga para botar um rapaz da Cascalheiras que era para falar com Keinha, que diz que levanta tudo. Carrega, descarrega carro, cozinha, faz tudo. É veado ele. Aí eu estava para falar com Keinha e dizer: 'como lá já tá cheio, um veado a mais ou a menos não vai fazer diferença'. Aí eu tenho medo dela me entregar, aí não posso nem falar isso a ela. Usar essa referência", diz a voz de um homem.

Nas imagens, uma mulher diz em texto: 'Q (sic) tanto veado junto. Zé, consiga um homem p (sic) trabalhar na secretaria. Diabo d(sic) tanto veado'

Após a divulgação do caso, a prefeitura de Araci divulgou nota onde diz que a gestão não tolera e repudia qualquer fala, ação ou exposição homofobia e preconceitos de qualquer natureza. (Veja a nota completa abaixo).

A prefeitura diz ainda que investiga a prática de invasão de privacidade, clonagem de dispositivo móvel e outras possíveis contravenções em relação à exposição dos servidores e da própria instituição em ambiente de trabalho.

Confira nota da prefeitura de Araci

“A administração foi surpreendida pelas informações e está tomando as providências jurídicas e administrativas em torno do caso.

Os servidores serão exonerados e o caso será conduzido de modo que esse tipo de atitude não ocorra mais no ambiente do serviço público municipal. Serão averiguadas as informações, veracidade, contextos e propósitos daquilo que foi discutido ou difundido dentro do ambiente de trabalho.

Também estão sendo conduzidos os procedimentos e investigações quanto à prática de invasão de privacidade, clonagem de dispositivo móvel e outras possíveis contravenções que vieram a expor esses servidores e a própria instituição em ambiente de trabalho.

O município se posiciona totalmente contrário a qualquer manifestação preconceituosa, difamatória ou de encontro aos princípios éticos que devem nortear o exercício do serviço público".

35 comentários:

  1. A baitolagem tomou conta de todos os setores, Bolsonaro não é boa coisa mas voto nele porque os viados que apoiam ele são mais discretos e não ficam com presepadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quer concorrecia , não é queimador de rosca?

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Essas prefeituras estão cheias de gente entrando pela janela sem concurso e o dinheiro público vai pro bolso de quem não merece, apenas os apaniguados

      Excluir
    4. O cabide de empregos é o que rola nessas prefeituras e o povo que se lasque com os péssimos serviços prestados

      Excluir
  2. Uma coisa dessa, saindo da Secretaria de educação, vergonhoso demais!!!
    Demitir todos os envolvidos com comentários homofobicos!!!

    ResponderExcluir
  3. Ninguém merece conviver com estes animais mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer escolher os melhores bofes para você, danadinha. Não aceita concorrência

      Excluir
    2. Oh para essa safada. Quer os machos só p ela

      Excluir
  4. Eu mesmo também não gosto de veado comi um uma vez não gostei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Eles vão dominar o mundo toda canto tem essa raça deus me livre vão tudo pro inferno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dar o c@uzinho no céu sem rivais

      Excluir
    2. Que dominem o mundo mesmo, e que mais tipinhos como você entre em extinção!

      Excluir
  6. Quanta besteira. Que saudade do tempo do compadre Lampião!

    ResponderExcluir
  7. Minha pika , isso aí não é homofóbia não , até eles mesmo se chamam de veado , oxe ... Um encontra o outro e diz: faaaala veaaaaado , kkkk eles mesmos se esculhambam , nada haver exonerar os caras por conta de falar assim ... Minha casseta pra esses veados

    ResponderExcluir
  8. Claro viado sô sabe fofocar e fala bestagem errados não estado

    ResponderExcluir
  9. É ser um ser, atrasado atrasada e agora? Caso realmente perda o emprego!
    Se tiver outra forma para se manter financeiramente, bem e se esse emprego for a única fonte de renda!?
    Aprende a ''respeitar" as leis, é essencial para podermos viver nos atuais tempos.

    ResponderExcluir
  10. ela que homem para suprir as necessidades da secretaria, homem que faça tudo, barba, cabelo e bigode.

    ResponderExcluir
  11. com a falta de homens as mulheres estão doidas

    ResponderExcluir
  12. SE ELA ME FALACE ANTES TERIA MANDADO DOIS MORENOS PRA LÁ, OS MORENOS SÃO BOMS DE SERVIÇOS ELE IA AMAR E PEDIR BIS

    ResponderExcluir
  13. Cuidem, a filosofia da esquerda é pai dedurar filho e filho dedurar pai, amigo dedurar amigo, o único confiável nesse esquema é o Estado. O ser humano passa a ser o escravo do Estado, só faz o que ele manda. Inclusive para área que necessita de criatividade como artistas e escritores esqueçam só faram o que o Estado aprovar. Querem viver assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá delirando maluco.

      Excluir
    2. Você das 13:52 é isso mesmo que você falou e muito mais ainda

      Excluir
  14. Parabéns para o prefeito e secretário de educação da cidade, pois em pleno século XXI com todos os aparatos e meios de comunicação é inadmissível qualquer forma de discriminação, preconceito, racismo, ou homofobia. As pessoas precisam ter mais amor no coração e respeitar o outro, e principalmente aprender a conviver com a diversidade, a condição sexual da outra pessoa não diz respeito a ninguém, o fato da pessoa ser LGBTQIA+ não faz dela pior ou melhor que ninguém, e tão pouco afeta a vida do outro, e se isso lhe incomoda o você precisa de tratamento urgente ou então deve morar numa selva afastado da sociedade e do mundo, pois desde quando ele foi criado existe adversidade.

    ResponderExcluir
  15. NÃO DEMORA E ESSA PARTE DE DOENTES,, VÃO QUERER FAZER LEI DE INCLUSÃO,, PRA TODA EMPRESA TER UMA COTA PRA CHIBUNGO.

    ResponderExcluir

  16. Estão usando como homofobia para demitir o cara.
    Nada a ver esse comentário para gerar uma demissão.
    Simplesmente questão política, eu mesmo chamo um amigo ou amiga de viado(a).
    Esse que vazou a brincadeira é um tremendo vagabundo FDP. Merece um corretivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas prefeituras só vivem de puxa-sacos e quem vazou é um deles

      Excluir
  17. Esse País está uma esculhambação
    É homem com homem, é mulher com mulher, é mulher querendo ser homem, é homem querendo ser mulher...
    Tá tudo virado!!
    É fim de mundo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao suma desse mundo, já que isso te incomoda! Oi vc quer ficar com homem e não tem coragem? Eu respeito à vontade de cada um, so quero que me respeite tb e cada um faz o que quiser da sua vida!

      Excluir
  18. Jerônimo Governador e Lula Lá Presidente e Vai ser PT 13 de Lapada

    ResponderExcluir
  19. Tem que quer viado sim! Como é que eu vou colocar a gasosa no celta 🚘 Pra da rolê nos fim de semana? Meu 100zão é certo só pra da uma chupetinha..... 👊🏼💧💧

    ResponderExcluir
  20. A ira do Criador está próxima!!!!!

    QUEIMA SODOMA, QUEIMA GOMORRA, QUEIMA BRASIL!!!!

    ResponderExcluir