quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Apenas 24% dos homicídios de 2019 foram solucionados na Bahia, aponta estudo

A Bahia solucionou apenas 24% dos homicídios que ocorreram em 2019, segundo estudo do Instituto Sou da Paz publicado na terça-feira (02). O estado divide a terceira colocação com Pará e Piauí entre as unidades da federação com o pior desempenho.

Apesar da eficácia de resolução deste tipo de crime ser considerada baixa, o levantamento mostra uma melhora nos índices no estado. Em 2017, o esclarecimento de mortes violentas na Bahia foi de 20%, já em 2018 o número alcançado foi de 22%. De acordo com a pesquisa, o Rio de Janeiro foi o estado que menos solucionou homicídios com 16%, seguido de Amapá, com 19%.

Em 2019, Rondônia foi o estado que mais esclareceu homicídios, com percentual de 90%, seguido pelo Mato Grosso do Sul, com 86%, e Santa Catarina, com 78%. O levantamento também mostra piora no esclarecimento de homicídios praticados no Brasil. Em 2019 apenas 37% destes crimes foram solucionados, sete pontos percentuais a menos que 2018, que registrou 44%. As informações são do Bahia Notícias.

Desde 2017, o Sou da Paz tem requisitado aos Ministérios Públicos e aos Tribunais de Justiça das 27 unidades federativas do país informações sobre homicídios dolosos (com a intenção de matar) que geraram ações penais. Nesta edição, foram solicitados via Lei de Acesso à Informação dados de homicídios que aconteceram em 2019 e esclarecidos até 2020.

5 comentários:

  1. Iai verdinho. Viram taciely ontem na feira do são Caetano ela não está desaparecida mais o namorado. A mulher apareceu vamos colocar as notícias aí para informar a população

    ResponderExcluir
  2. Isso e o trabalho do nosso governador KD os concursos para aumentar o número de polícias

    ResponderExcluir
  3. Na minha cidade, os policiais cívil, entra pra delegacia e já era, não elucida porra nenhuma, nas outras não é diferente, a militar trabalha, a civil come o dinheiro no mole.

    ResponderExcluir
  4. Desses 24% uns 20% deve ser alguém importante ou filho de alguém importante, porque na Bahia só resolvem esses crimes de pessoas importante

    ResponderExcluir
  5. Já pensou, se recebessem pôr produtividade!

    ResponderExcluir