quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Bolsonaro deve sancionar piso dos enfermeiros, mas sem reajuste automático

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve sancionar, nesta quinta-feira (04), o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiros. A proposta foi aprovada no mês passado pelo Congresso e o governo tem sido pressionado pela bancada da saúde para que o Palácio do Planalto sancione o texto.

Bolsonaro, porém, deve vetar o trecho que prevê o reajuste anual automático do piso salarial. O projeto previa que o valor seria corrigido todos os anos pela inflação, medida pelo INPC. A proposta cria um piso mensal de R$ 4.750 para os enfermeiros. Técnicos em enfermagem devem receber 70% desse valor, e auxiliares de enfermagem e parteiras, 50%.

O presidente declarou a apoiadores nos últimos dias que a tendência era sancionar o projeto. A medida agrada a maior categoria na área de saúde a menos de dois meses para a eleição. A sanção do projeto deve ocorrer durante cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (04).

Para aprovar o piso, o Congresso teve que votar dois projetos. Um deles é uma PEC (proposta de emenda à Constituição) cujo objetivo foi deixar claro que um projeto de lei trataria do piso salarial para a categoria.

Isso porque, sem a PEC, havia o risco de o projeto ser legalmente questionado, já que poderia dar margem à interpretação de que um Poder avança sobre as prerrogativas de outro ao propor um valor salarial para o piso.

Por isso, o texto da PEC determinou que uma lei federal institui os pisos salariais nacionais para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiros. Ou seja, permite que o projeto de lei aprovado anteriormente tenha condições legais de ser aplicado.

Deputados, que analisaram o impacto financeiro dessa mudança, preveem aumento de gasto com pessoal na ordem de R$ 16,31 bilhões ao ano, considerando instituições de saúde públicas e privadas. Apesar dos projetos aprovados pelo Congresso, a proposta foi enviada ao Palácio do Planalto sem apresentar uma solução para financiar os custos do novo piso nacional da enfermagem.

Segundo a relatora, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), os municípios terão até o fim do ano para ajustarem o Orçamento de 2023 com o valor do piso da categoria. Ela se reuniu com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para pedir apoio à aprovação de propostas que possam elevar a arrecadação e, assim, compensar o aumento das despesas, com a criação do piso.

Sobre o possível veto ao reajuste anual do piso salarial, a deputada disse que, se confirmado, irá continuar defendendo a medida, mas que considera a sanção do piso já um avanço. "A vitória pode ser em etapas", afirmou.

A CNM (Confederação Nacional dos Municípios), por sua vez, disse ser contra a criação de um piso sem indicação de fonte de custeio. "Além disso, a CNM questiona um piso nacional sem que se considere as realidades locais", afirmou, por nota. A entidade se mobilizou intensamente junto aos parlamentares e a integrantes do governo para tentar barrar a medida, que contraria interesse de gestores municipais.

14 comentários:

  1. Tudo que é BOM para o BRASIL e que o Governo Bolsonaro faz, a IMPRENSA CANALHA sempre coloca um " MAS".

    Se o auxílio brasil for para RS 2.000 (DOIS MIL) REAIS, vocês continuam com o " MAS,"

    Ridículos, militantes de esquerda.

    A imprensa, a grande mídia, tendo como chefe a GLOBO LIXO, perdeu a
    credibilidade.

    O POVO ACORDOU!

    FALEM DAS LAGOSTAS E DOS VINHOS DO STF.

    FALEM QUE SENADORES COMO OTTO ALENCAR, RENAN CALHEIRO, RANDOLFE RODRIGUES, ETC, consomem num simples almoço 1.000,00 reais com bacalhoada e vinhos, enquanto os brasileiros recebem 1.212,00

    FALEM QUE O PAI DO POBRES SÓ ANDA DE JATINHO DE LUXO, EM SUÍTE DE 6.000,00 A DIÁRIA E RECEBE 100.000,00 DE AJUDA PELO PT, DINHEIRO RETIRADO DO FUNDO PARTIDÁRIO DE 6 BILHÕES QUE BOLSONARO VETOU.

    CANALHICE

    HIPOCRISIA DA IMPRENSA.

    AQUI AFIRMO SEM "MAS": A imprensa no BRASIL tem um lado, e não é do POVO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABÉNS PELAS PALAVRAS!!! CONCORDO PLENAMENTE.

      Excluir
    2. SO NÃO PODEM ESQUECER QUE ESSE PROJETO QUE VAI BENEFICIAR ESSES PROFISSIONAIS É DE AUTORIA DE UM PETISTA: senador Fabiano Contarato (PT-ES),

      Fonte: Agência Senado

      Excluir
    3. Lembrando que o dono do blog é esquerdista...

      Excluir
  2. SEU LIXO, QUANDO LULA CRIOU O BOLSA FAMILIA VCS DIZIAM QUE O BRASIL NAO PRECISA DE ESMOLA. AGORA VEM COM ESSE PAPO. LIXO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Animal canalha quem criou foi FERNANDO HENRIQUE o molusco ladrão de 9 dedos só fez juntar todos os auxílios.

      Excluir
    2. VAI SE FUDER, PETISTA DE MERDA

      Excluir
  3. FALA DO CARTAO CORPORATIVO DO SEU PRESIDENTE LADRAO COM SIGILO DE 100 ANOS SEU DOENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MORTADELA PODRE só vive de FAKE NEWS.

      Excluir
    2. Interessante com bostanaro está fazendo contrato com a globo,a estratégia era clara,que ele queria fugir do escrutínio jornalístico e atribuir qualquer crítica por atos e omissões a suposta conspiração, bostanaro se deu conta que só o gado convertido não será suficiente para dar a ele o direito de passar mais quatro anos, agora já pode chamar a vitrine na emissora rival de esforço patriótico de propaganda; o nome disso é outro MEDO DA DERROTA.

      Excluir
  4. SO NÃO PODEM ESQUECER QUE ESSE PROJETO É DE AUTORIA DE UM PETISTA (PL 2.564/2020), de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES)

    Fonte: Agência Senado

    ResponderExcluir
  5. Pra o Brasil voltar a ser feliz de novo ! Lula 13 presidente ! ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  6. Sem o aumento automático, os auxiliares, técnicos e enfermeiros, se foderam, só terão mais trabalho e virarão assalariados novamente e com carga de trabalho excessiva; Essa lesma bandida, jamais ajudará a quem ajuda a salvar vidas; o lema dele é tirá-las! Lixobaixo de alto teor de toxicidade, é isso que esse canalha é! Quem achar que o salário é maravilhoso, tornou-se enfermeiro para ver como a sua vida será daqui pra frente! Otário(a).

    ResponderExcluir