quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Cerca de 1,9 mil municípios não têm rede coletora de esgoto, diz MDR

Um levantamento divulgado na terça-feira (02) mostrou que 1.937 municípios brasileiros não têm rede coletora de esgoto e utilizam soluções alternativas. Dentre essas soluções incluem-se fossas sépticas, fossas rudimentares, galerias de águas pluviais e lançamento de esgoto em curso d’água.

Um total de 4.744 municípios informaram seus dados relativos a esgotamento sanitário para o Diagnóstico Temático da Gestão Técnica de Esgoto, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

O levantamento feito em 2020 e mostra ainda que 2.807 municípios disseram ter rede de abastecimento de água e rede coletora de esgoto.

No recorte regional, a Região Norte é a que tem menor índice de atendimento total de esgoto, chegando a 13,1%. Já o Sudeste lidera o índice de atendimento total, com 80,5%. Em seguida vem o Centro-Oeste (59,5%), o Sul (47,4%), e o Nordeste (30,3%).

“Existe uma variação muito grande entre as macrorregiões. No caso do atendimento urbano temos valores um pouco mais altos, pois estamos falando de atendimento por sistema coletivo ou rede coletora”, disse Sérgio Brasil Abreu, assessor técnico especializado e coordenador substituto da Coordenação de Informações, Estudos e Pesquisas (Ciep).

O diagnóstico integra o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e inclui informações sobre prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário no Brasil, índices de atendimento de coleta e tratamento de esgoto e soluções alternativas implementadas no país.

6 comentários:

  1. Pensei que Lula tivesse deixado as casas da população pobre com saneamento básico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você lembrou que o Molusco Ladrão vive a proferir mentiras sobre a riqueza dos otários comedores de pão com mortadela e capim. O mais surpreendente é que existem muares que acreditam!

      Excluir
    2. Tirou todos da pobreza e botou no esgoto esse filho da puta tirou foi o dinheiro de tos dos sinda tem quem defende.

      Excluir
  2. JA TENHO 39 ANOS JA EXISTIA ISSO, POLITICOS SO QUEREM AUMENTA SALARIOS DELES MAIS NADA.

    ResponderExcluir
  3. nós trabalhadores, só servimos pra pagar impostos, nada mas. politicos só pensão neles.
    agente que não trabalhe não.
    fechado com bolsonaro, e joão roma

    ResponderExcluir
  4. Prefeitos não investe em esgotos porque são obras subterrâneas e ninguém vê isso seguinifica que não da votos, veja o mala sem alça prefeito de itabuna so revitalisa praças avenidas. Isso sim gera votos pra esses malas prefeitos e vereadores.

    ResponderExcluir