quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Cidade baiana de Quijingue tem maior eleitorado com baixa escolaridade do Nordeste

O município de Quijingue, na região do Sisal da Bahia, tem a maior incidência de pessoas com baixa escolaridade do Nordeste para as eleições deste ano, tendo 77,20% (17.076) dos seus eleitores nesta condição. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas últimas eleições gerais, em 2018, a porcentagem de eleitores com baixa escolaridade de Quijingue era ainda maior, atingindo 92,17% (19.086) do eleitorado. Na ocasião o município também liderava o ranking nordestino neste quesito.

O Nordeste é a região com maior número de indivíduos com baixa instrução em seu eleitorado no Brasil, tendo 43,23% de seus eleitores iletrados, somando mais de 18 milhões de pessoas.

Na comparação nacional, Quijingue aparece em 11º colocado, atrás de municípios, principalmente, da região Norte. Em 2018, ele ocupava a 4ª colocação. Entre as 10 primeiras cidades do ranking deste ano, 7 são nortistas, 2 são do Sul e uma é do Sudeste.

Em relação à Bahia, o segundo município com a maior porcentagem entre as pessoas aptas a votar neste ano é Várzea da Roça, na Bacia do Jacuípe, com 66,37% (5.560) de seus eleitores sendo pessoas com baixa escolaridade. 

Em terceiro colocado aparece o município de Adustina, na região do Semiárido do Nordeste II, com 65,82% (4.578) do eleitorado com um grau de instrução considerado baixo. Érico Cardoso, da Bacia do Paramirim, também figura na parte de cima do ranking, com 61,14% (5.521).

Vale lembrar que o município tem a terceira maior incidência de analfabetos entre as pessoas aptas a votar neste ano. A educação pública da Bahia foi “reprovada” no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que avaliou o Ensino Médio. O estado ficou em último lugar na classificação, dividindo espaço com o Amapá, Pará e o Rio Grande do Norte. 

O levantamento considerou “baixa escolaridade” a junção das categorias: Analfabeto. Ensino Fundamental Incompleto, Ensino Médio Incompleto e Lê e Escreve. Os dados foram colhidos no site do TSE e organizados pela equipe do Bahia Notícias.

12 comentários:

  1. RECEBA. É A CIDADE DO LUVA DE PEDREIRO, GRAÇAS A DEUS

    ResponderExcluir
  2. Por isso o nordeste tem maior eleitorado do PT...tudo burro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por isso que são evangélicos.

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkkkkk
      Não querem estudar e vivem atrás de auxílio para não trabalhar é por isso que gostam do ladrão.

      Excluir
  3. Lugar perfeito para o lula ladrão ir atrás de voto. Esse adora enganar os analfabetos

    ResponderExcluir
  4. A cidade prato cheio para os políticos, Eles já enganam os alfabetizados, doutorados, pedagogos etc etc, imaginem lá! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. FILHO DE MUTUNS ou FILHO DE quijingue. Pára. FILHO DE MUTUNS é o jegue... quiJegue é o filho de mutuns.

    ResponderExcluir
  6. Mais prova que realmente o empresário enganou o luva de Pedreiro

    ResponderExcluir
  7. Quijingue ou QuiJegue.... seja lá como for é a cidade que representa bem a inteligência do povo votante daqui do Nordeste

    ResponderExcluir
  8. Rapaz, vejam, o sistema nos querem assim, totalmente desinformados e analfabetos, as escolas do Brasil, principalmente, todas as escolas públicas do nordeste são programas pra enburrecer os seus cidadãos.
    Prato cheio para os políticos e a elite é claro.

    ResponderExcluir
  9. Absolutamente normal. Escolas que não tem aulas; alunos desestruturados e embrutecidos; professores mal formados, militantes da esquerda parasita de verba pública e que odeia trabalho; faculdades de beira de estrada e fundo de quintal que servem apenas para enriquecer os pseudo comunas, sanguessugas que saqueiam o estado e residem na Europa e Estados Unidos; um povo estúpido, miserável, subserviente e covarde, incapaz de se rebelar contra a escravização. Políticos, ministros do poder judiciário, desembargadores, juízes, promotores, servidores públicos do alto escalão. Todos milionários. O que produzem?
    Um povo que disponibiliza anualmente, mais de R$ 8.000.000.000,00 (OITO BILHÕES) de reais para financiar o caixa de organizações partidárias e enriquecer os seus senhores feudais. Que futuro pode almejar?

    ResponderExcluir