quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Conflito entre índios e fazendeiros deixa 03 militares baleados entre Montinho e Itamaraju: Policiais não correm risco de morte

Itabela:A notícia de um conflito entre índios e fazendeiros, com mortes de policiais militares ganhou repercussão nas redes sociais na tarde desta quarta-feira, 17 de agosto. Segundo apurou a nossa reportagem, os nomes de 03 policiais militares "mortos" chegaram a ser publicados, causando tensão, especialmente nos amigos e familiares.

Nossa equipe de reportagem apurou que nenhum policial foi morto. Três militares realmente ficaram feridos por projéteis de arma de fogo, resultado do conflito armado, mas foram socorridos pela tropa e não correm riscos de morte. Segundo informações, índios alegam que as terras são deles, e os fazendeiros dizem que não, que pertencem a eles e que as terras estão devidamente documentadas, que os índios entrem na Justiça.

Os conflitos estão tenso na Fazenda São Geraldo, entre Montinho e Itamaraju. Policiais da região estão no local e os índios estão queimando pontes para dificultar a passagem dos policiais, entre outras ações para dificultar o acesso da polícia. Nossa equipe de reportagem está buscando novas informações, mas de antemão, é importante tranquilizar a todos que não há mortes no conflito.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews


Matéria do correio24h:

Grupo armado ataca território indígena Pataxó com tiros em Porto Seguro

Ao menos duas pessoas ficaram feridas durante um conflito nesta quarta-feira (17) no território indígena Pataxó, em Porto Seguro, no sul do estado. Vídeos feitos pelos moradores mostram a região da aldeia Barra Velha sendo alvo de tiros. Ao CORREIO, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que está apurando o conflito e reforçou o policiamento ostensivo no local.

Por conta do ataque, cerca de 600 famílias precisaram deixar suas moradias e esconder na mata, segundo Agnaldo Pataxó Hã Hã Hãe, coordenador Geral do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba).

“Por volta das 15h eles me ligaram dizendo que os fazendeiros estavam fazendo um cerco nas aldeias Boca da Mata e Cassiana. Imediatamente fiz contato com as polícias de Salvador e com a Justiça para informar o que estava acontecendo”, disse Agnaldo.

A disputa entre os indígenas e fazendeiros, por terras demarcadas, já está em processo no Ministério da Justiça e também é investigada pela Polícia Federal.


12 comentários:

  1. Isso vai aumentar mais ainda se o ladrão ganhar a eleição, quem quer invadir a terra alheia deve ganhar 7palmos abaixo dela. Cambada de vagabundos.

    ResponderExcluir
  2. O governo federal tem que tomar a rédea,os índios e os quilombolas,não que deixar o país crescer, só no Brasil tem mais de 5,650 comunidades quilombolas, não fazem nada,só na engorda. País de canalhas!

    ResponderExcluir
  3. Esses falsos indígenas vão tomar e tudo com o apoio de Luladrão .todos bandidos disfarçado de índios.

    ResponderExcluir
  4. Agradeçam ao PT. Se o Ladrão voltar, será pior

    ResponderExcluir
  5. Bora guerreiros pegar esse malas que tentaram seifa a vida dos colegas atirando de fuzil pra matar queremos resposta.

    ResponderExcluir
  6. E engraçado fazendeiro invade terra que era do índio e agora o índio que tá errado? Se terra era do índio desgraça fazendeiros tomou!

    ResponderExcluir
  7. Quem tem ainda tem roça, sítio ou fazenda na Bahia, vai perder pra essa tropa de vagabundos se o vermelhinho voltar!.

    ResponderExcluir
  8. O PT estimula as invasões e o conflito, partido de bandido esse PT

    ResponderExcluir
  9. Foi a P2 pq tavam sem farda

    ResponderExcluir
  10. Não tem jeito, chora, LULA Presidente é 13 !!!!
    Cadê o mito que não resolve o problema?!!!!!
    É Lula que tá no poder é?

    KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir