sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Entenda o conflito de terras envolvendo indígenas e fazendeiros no sul da Bahia

O clima está tenso na região das aldeias localizadas no território indígena Barra Velha, no município de Porto Seguro, no sul do estado. Desde segunda-feira (15), os povos originários denunciam que homens armados cercaram as aldeias de Boca da Mata e Cassiana por conta de disputas de terra. Durante o conflito, indígenas correram para a mata e se esconderam. Na quarta-feira (17), um tiroteio deixou dois homens feridos, depois que um grupo de indígenas ocupou uma fazenda na região. De acordo com o jornal Correio 24 horas, a Justiça deferiu uma liminar em favor do proprietário.

A área em questão é identificada e delimitada como território indígena pelo governo federal desde 2009, mas lideranças indígenas afirmam que o local sempre esteve sob ameaça de fazendeiros que praticam a pecuária e o cultivo de café na região. A tensão aumentou entre os dias 12 e 18 de junho, quando um grupo de mais de 100 pessoas da etnia Pataxó retomou uma área denominada como Fazenda Brasília.

A partir daí começou uma disputa fervorosa entre os dois grupos, e a Aldeia Pataxó Cassiana foi atacada no dia 18 de julho. “Nós denunciamos tudo isso ao Ministério Público, governo do estado e Ministério da Justiça, mas nada foi feito. No dia 18, o mesmo pessoal que já tinha feito o cerco invadiu a Aldeia Cassiana. A Polícia Federal (PF) foi ao local ouvir as lideranças e fez um relatório circunstancial”, conta Agnaldo Pataxó, coordenador do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba).

Na quarta-feira (17), o juiz federal Pablo Enrique Carneiro Baldivieso, da Subseção Judiciária de Eunápolis, deferiu uma liminar favorável ao proprietário da Fazenda Brasília, alegando risco de iminente invasão no imóvel rural. Na decisão de interdito proibitório, o juiz afirma que a Fundação Nacional do Índio (Funai) reconhece que a área está totalmente inserida na terra indígena Barra Velha do Monte Pascoal. Leia mais no Correio 24horas

16 comentários:

  1. Atenção fazendeiros protejam suas fazendas porque os índios vão tomar.

    ResponderExcluir
  2. Esse pessoal já possui muitas terras e nada fazem de útil. Basta ver a área de 54.400 hectares entre os municípios de Camacã, Pau Brasil e Itaju do Colônia e poderá verificar que eles estão consumindo o que encontraram pronto.

    ResponderExcluir
  3. Já tem a reserva deles, agora querem mais...........pseudos querendo pegar fazenda pronta

    ResponderExcluir
  4. Sem contar que muitos destes transgressões aí não tem nada de índio é mais uma herança do satanista Lula !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, herança desse ladrão de 9 dedos sanguessuga. Bando de vagabundos que nem índios são de verdade. Invadiu bala neles.

      Excluir
    2. Se esses índios se misturarem com o pessoal do esquema das RACHADINHAS, o Brasil vai pegar fogo.

      Excluir
  5. É índio preto, índia branco, indio de cabelo pixaim, a poha toda essa cambada...

    ResponderExcluir
  6. Fui pessoalmente vê o conflito porque sou jornalista e digo a vocês que ali não são índios, tem até loiro dos olhos azuis com o rosto pintado, tudo para se apropriar das terras alheias!!!! Podem trabalhar para conquistar mas preferem no mole, ganhar para depois vender!!!!

    ResponderExcluir
  7. Com tanta terra, poderiam estar produzindo riquezas para a região, no entanto preferem ficar no descanso esperando verba do Governo Federal para gastarem com cachaça e fumo. Reparem na região de Camacã, Pau Brasil e Itaju do Colônia, não produz nada, até maxixe, abóbora e chuchu são trazidos de outros municípios, pois os inventores da preguiça só servem para comer, dormir e peidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses apelidos de cidades PAU BRASIL, ITAJÚ são de qual estado?
      Isso é um lugar de atraso de vida.
      Nesses lugares se encontram casas vazias caindo aos pedaços porque estão sem moradores.
      Nessa tal ITAJÚ tem um bairro chamado PENTELHO FAIADO.

      Excluir
    2. Eleitores de luladrão

      Excluir
    3. Comentário PERFEITO 👏🏻👏🏻

      Excluir
  8. Dizem por aí que a Bahia é fábrica de índios.

    ResponderExcluir
  9. Cacique Babau vai morrer.... Ladrão safado..

    ResponderExcluir
  10. Essas tais localidades Itajú e Pau Brasil fica em qual Estado ?
    Essa Itajú do Colônia é onde tem um bairro chamado PENTELHO FAIADO ?
    Deus me livre.

    ResponderExcluir
  11. atenção fazendeiros mete bala nesse povo sem o que fazer, nunca vi índio de barba, entrou na sua fazenda bala neles

    ResponderExcluir