quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Homem trans consegue autorização para retirada de mamas na BA

O homem trans Adriano Brasileiro, 52 anos, conseguiu a autorização na Justiça para que o Governo da Bahia autorize e pague a cirurgia de retirada das mamas. Agora, ele vai fazer uma caminhada de 14km, em Salvador, para pagar uma promessa realizada antes de conseguir o procedimento: andar do bairro do Costa Azul até a tradicional Colina Sagrada, no Bonfim.

"Depois de passar pelo processo todo, inclusive o pós-cirúrgico, vou cumprir a promessa de ir andando da minha residência aqui no Costa Azul até a Colina Sagrada do Senhor do Bonfim", reforçou Adriano Brasileiro.

Adriano Brasileiro iniciou o processo de transição quando tinha 47 anos e, desde 2018, faz acompanhamento endocrinológico e hormonioterapia. A mamoplastia masculinizadora, cirurgia que consiste na retirada da glândula mamária e o reposicionamento da aréola, é um passo importante para muitos homens trans.

O procedimento cirúrgico possibilita que eles se sintam confortáveis com o próprio corpo e em conformidade com a identidade de gênero.

“Eu tenho todas as características masculinas. Só as mamas que me incomodam, principalmente, quando tomo banho ou as vejo no espelho”, contou Adriano.

O procedimento garantido na Justiça é coberto pelo Processo Transexualizador do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Defensoria Pública do Estado (DPE), o Artigo 2 da Portaria nº 2.803 do Ministério da Saúde prevê a “integralidade da atenção a transexuais e travestis, não restringindo ou centralizando a meta terapêutica às cirurgias de transgenitalização e demais intervenções somáticas”.

No entanto, após, sem sucesso, tentar realizar o custeio do procedimento por meio de vaquinha virtual, Adriano procurou a DPE-BA para ajuizar uma ação por causa do sofrimento psicológico e por temer um longo tempo de espera. As informações são do G1-BA.

“Eu sabia que iria demorar muito. A equipe médica que me acompanha já havia me advertido que corria o risco de eu morrer e não realizar meu sonho porque a demanda e espera é muito grande”, afirmou.

O DPE-BA informou que Adriano preenche os requisitos previstos pela portaria para realização da mamoplastia masculinizadora, porque iniciou a hormonioterapia. O homem trans também tem indicação específica para realização do procedimento cirúrgico e faz acompanhamento prévio há mais de dois anos por equipe multiprofissional.

Vitória na Justiça

Em decisão liminar proferida no dia 12 de julho, o Judiciário determinou que o Estado autorize e custeie a realização do procedimento em hospital ou clínica do Sistema Único de Saúde. Caso não exista credenciamento, deverá ser feito na rede particular, nas vagas destinadas ao SUS.

Segundo o DPE-BA, a decisão é amparada por parecer do Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NATJUS-TJBA). Para o defensor público César Ulisses da Costa, que assina a ação de obrigação de fazer ajuizada para garantir o direito de Adriano, a decisão é de extrema importância não só para Adriano Brasileiro.

“Ela abre caminho para outras tantas decisões que venham a beneficiar o público trans assistido pela Defensoria Pública em situações como essa”, afirmou o defensor público.

Após o resultado da liminar, Adriano Brasileiro encara a autorização como a realização de um sonho. “Realizar esse sonho [de fazer a mamoplastia] é a liberdade total. Essa causa ganha é uma vitória não só para mim, mas para todos os outros garotos trans que, muitas vezes, não tem nem condições de pagar os hormônios, que são caros”, comemorou.

29 comentários:

  1. Kd vc FILHO DE MUTUNS? Aproveita a oportunidade e corta o seu bilaubilau, já q vc não usa mesmo

    ResponderExcluir
  2. Isso e uma vergonha o governo ter que pagar estética para trans enquanto muitos realmente precisam de cirurgias por conta da saúde e muitas vezes o SUS não cobre

    ResponderExcluir
  3. Tanta gente na fila precisando de cirurgia urgente,a justiça autorizada o governo a pagar uma coisa dessa sem necessidade,falta de vergonha

    ResponderExcluir
  4. TU VAI MORRER, BIOLOGICAMENTE UMA MULHER, DO JEITIN QUE TU NASCEU... OU TU IRÁ MORRER DE CÂNCER NO ÚTERO E JAMAIS DE CÂNCER DE PRÓSTRATA POBRE CRIATURA ENGANADA PELO PAI DA MENTIRA (SATANÁS). QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TUA ALMA. TU E OS QUE IRÃO TE DEFENDER.
    ESSES TAMBÉM ENGANADOS PELO ARDILOSO INIMIGO DE DEUS (LÚCIFER).

    ResponderExcluir
  5. E eu aí em Salvador, tive que suplicar atendimento médico de urgência para minha esposa não morrer. Sem sucesso, tivemos que dar entrada em unidade particular e saímos com divida maior que sete mil reais.
    Para pagar a conta tive que me humilhar e pedir ajuda.

    Difícil.

    Viva o SUS! Viva a inversão de valores! Viva ao mundo atual!

    ResponderExcluir
  6. Vai tb retirar; utero, ovarios, xoxota???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E trocar também, os cromossomos? porque os das mulheres são XX e dos homens XY

      Excluir
  7. Grande bosta de notícias

    ResponderExcluir
  8. Um monte de gente esperando na fila do SUS uma cirurgia pra não morrer, vem uma porra dessa querendo que o estado banque a cirurgia dela e cada coisa viu

    ResponderExcluir
  9. O preço da gasolina aumentou em itabuna ?

    ResponderExcluir
  10. Toma vergonha governador Rui Costa, Quantas mulheres esperando na fila para fazer uma simples mamografia e não consegue, imagina uma cirugia pra não morrer,, Que absurdo velho safado vai pagar sua porra canalha e mais canalha é o governador

    ResponderExcluir
  11. Agora eu estou mais de ano doente esperando uma perícia e esses juízes não resolvem meu problema que país é esse meu pai.

    ResponderExcluir
  12. .....E um monte de comentários idiotas. Quanta preocupação com o rabo dos outros. O corpo de cada pessoa, pertence a si mesmo. Por isso, fazê-lo o que deseja, não interessa opinião alheia. O fato julgar alguém, já te credencia ao inferno como disse, por apontar e julgar os outros. Prega o evangelho mas não cumpre o que a bíblia diz. No mínimo "Amar ao próximo como a ti mesmo " .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala a boca, boçal, inútil! O corpo e DELA sim, mas que faça o que quiser com o próprio dinheiro, não bancado por dinheiro público.

      Excluir
    2. O RABO NÉ DOS OUTROS NÃO, É DELE ELE QUE PAGUE.
      QUE ABSURDO, VÊ AÍ O QUE A JUSTIÇA FAZ E O PT ACEITA.

      Excluir
  13. Vão checar os próprios rabos se estão limpos e se suas contas estão pagas cambada de sem o que fazer: HOMOFOBIA É CRIME! VÁ CUIDAR DA SUA VIDA POIS O UNICO RABO QUE VC TEM DIREITO DE FISCALIZAR É O SEU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade os comentarios(em sua maioria) esta relacionado ao fato de a justiça obrigar o estado a pagar uma cirurgia sem necessiade,enquanto milhares estao morrendo sem ao menos ter uma esperança de ser realizada a cirurgia que lhes é necessária...isso nao é homofobia,é constatação

      Excluir
    2. Isso q tô vendo, varias pessoas com risco de morte, em fila aguardando liberar um procedimento pra ter Saúde, uma pessoa bota na cabeça que quer mudar de sexo por vaidade e atropela a chance de alguém viver. Rapaz Deus n erra, criou homem e mulher. + existe doentes q inventam dar ouvido ao capeta.

      Excluir
  14. VAGABUNDAGEM!! DOENTES MORRENDO ESPERANDO A TAL REGULAÇÃO PELO SUS, ENQUANTO UMA DESGRAÇA DESSA O SUS BANCA CIRURGIA!! VAGABUNDAGEM EXPLICITA !! PARABÉNS A ESSE PAÍS DE MERDA, INVERSÃO DE VALORES, GASTAR DINHEIRO PÚBLICO COM UMA IMUNDÍCIE DESSA, ENQUANTO PACIENTES PRECISANDO DE CIRURGIA PARA SOBREVIVEREM!! ABSURDO, DESCASO, VAGABUNDAGEM 😡😡

    ResponderExcluir
  15. Tem que implantar um gogó pra provaré mmacho mesmo

    ResponderExcluir
  16. #V4CH1NAS SALVAM VID4S
    #EUACREDITONASIÊNÇA
    #VIVA U ÇUS

    ResponderExcluir
  17. Gente quanto preconceito, quantos dedos apontados é claro que é triste pessoas necessitando de atendimento e por muitas das vezes é negado, o SUS é pra todos seja lá por doenças graves, gravíssimas e até mesmo mortais, se tentarmos nós colocar no lugar do outro poderiamos sentir a necessidade do outro. Tanto preconceito a Bíblia diz que Deus abomina o pecado, mas ama o pecador e assim sendo cabe a Deus julgar e n nós pobres pecadores. Está infeliz com sua sexualidade pode causar depressão e depressão é uma doença considerada gravíssima hoje no mundo em que vivemos. Vamos aprender a aceitar a necessidade dos outros abração ou n, precisamos aprender a respeitar o próximo e deixar pra Deus encarregar de fazer os julgamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é preconceito não, isso ai que a Justiça fez é revoltante! quer realizar um desejo pessoal? é simples, faça com os próprios recursos! tanta gente que só precisava de uma cirurgia pra sobreviver e acabou nem conseguindo!

      Excluir
  18. Teremos que pagar um absurdo deste.

    ResponderExcluir
  19. Podem tirar a mama mas quando a mulher é estuprada não pode abortar...BRASIL

    ResponderExcluir