segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Hospital de Base investe em capacitações para otimizar o atendimento a pacientes

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, através do Núcleo de Educação em Saúde Permanente (NEPS),  promoveu entre os dias 17 e 19, três capacitações voltadas para os profissionais da enfermagem e da farmácia.

A primeira foi sobre “Mantas Térmicas: Prevenção e Controle da Hipotermia no Perioperatório”. As Mantas Térmicas são equipamentos amplamente utilizados em centros cirúrgicos e UTI, cujo objetivo é aquecer o paciente. De acordo com a norma NBR -7256/2005, a temperatura deve ficar entre 18 e 22º C e a umidade relativa entre 45 e 55%.

A coordenadora do NEPS, Fabiana Souza, comentou que a intenção foi ensinar à equipe como proporcionar o equilíbrio hemodinâmico em pacientes das UTIs e do Centro Cirúrgico. “O paciente perde calor por diversos motivos, a começar pelo ambiente refrigerado e frio dos centros cirúrgicos e as mantas são muito importantes durante o período perioperatório, que compreende o pré e pós-cirúrgico”, explicou.

A segunda capacitação sobre “Coleta de Exames Laboratoriais” que, segundo Fabiana, foi importante para o envolvimento entre equipes de enfermagem e laboratório no sentido de tornar mais rápido o atendimento dos pacientes da Emergência do Hospital de Base. “A humanização da assistência ao paciente é uma prioridade. Partindo dessa premissa,  o hospital, através do NEPS, está sempre promovendo essas capacitações”, completou.

A terceira abordagem foi direcionada aos profissionais da farmácia sobre a “Qualidade do Medicamento”, com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a importância de manter a temperatura adequada, tanto do ambiente da farmácia, quanto da geladeira.

“Isso implica na redução de perdas de medicamentos, evita o desperdício e garante a integridade química, física e microbiológica dos medicamentos que temos na farmácia”, concluiu Dioney Guimarães, coordenadora do setor.

O diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), que administra o Hospital de Base de Itabuna, Roberto Pacheco Jr, reforça que a diretoria executiva “busca constantemente capacitar a equipe assistencial da unidade hospitalar para oferecer um atendimento de excelência aos seus pacientes”. 

3 comentários:

  1. O Hospital de Base está de parabéns pelo atendimento dispensado aos pacientes após o internamento. Só uma dúvida, por que num lugar de alta circulação profissional o uso do crachá não é obrigatório?

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  2. Prefeito vai lá no Hospital de Base ajeitar esse matadouro esse hospital está largado As Enfermeiras fica fazendo descaso do Povo fica tudo no celular escondida dormindo os médicos são uma ignorância esse hospital era para fechar do jeito que tá aí e tinha um rapaz que precisava de atendimento e as moça estava tudo dentro da sala mexendo no celular e ele sentindo dor e veio a falecer depois de horas dentro da sala

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