quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Mãe acredita que houve troca de bebês na maternidade do Hospital Manoel Novaes e Polícia investiga

Uma mulher registrou boletim de ocorrência nesta quarta feira (17), no Complexo Policial de Itabuna dizendo que ocorreu uma troca de bebês no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, no último dia 12. 

Na apuração do repórter Carlos Barbosa junto a Polícia Civil, Maria Lúcia Pereira Barros tem certeza que o bebê recém-nascido estava em seus braços, vivo, chorando, quando foi levado para uma sala ao lado. Ela disse que continuou a ouvir a criança chorando. 

No entanto, o pai do bebê, Vandick Santos Freire, que estava ao lado dela o tempo todo, foi buscar a criança e, quando voltou, estava com o corpo do neném, sem vida, nos braços. A informação que ele recebeu é que a criança havia falecido. 

Maria Lúcia garante que o bebê estava vivo em seus braços e reafirma que ele chorava. Ela acredita que houve troca e, por isso, formalizou o Boletim de Ocorrência. Vale ressaltar que no ultimo dia 16 de janeiro, um caso inusitado de troca de bebes foi registrado na mesma maternidade. (Relembre aqui).

Em Nota de Esclarecimento divulgada à imprensa e sociedade, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna alega imprudência da mãe nas semanas anteriores ao ocorrido e afirma que o feto era, efetivamente, natimorto. Clique abaixo e confira, na íntegra, a Nota da Santa Casa:

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna mantenedora do Hospital Materno- Infantil, Manoel Novaes esclarece a denúncia da paciente Maria Lúcia Pereira Barros na qual a mesma alega ter ocorrido uma troca de bebês na unidade.

De acordo o prontuário médico, a paciente deu entrada no hospital Manoel Novaes no dia 29 de julho/2022, onde foi atendida e indicada para internação já que foi constatado que a mesma encontrava-se em trabalho de parto, mas Maria Lúcia saiu da unidade por alta revelia (quando o paciente comunica que prefere sair da instituição e não ser submetido aos procedimentos diagnósticos ou terapêuticos indicados pelo médico ou pela equipe de saúde). Nessa data (29/07) a mesma já encontrava-se com 41 semanas e 3 dias de gestação.

A segunda entrada da paciente na unidade hospitalar se dá em 12/08, quando a mesma foi submetida a uma cesárea por gestação pós termo(que já passou do prazo correto de parir) com 43 semanas e 2 dias. Sendo constatado pela equipe médica que o feto era natimorto(quando o feto morre dentro do útero da mãe ou durante o parto).

O Hospital Manoel Novaes reforça que segue todos os protocolos médicos e está a disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários aos órgãos competentes.

6 comentários:

  1. Tem caroço neste angu. Se a criança não tinha nada e de repente, devolve só o corpo sem vida, uma coisa pra ser verdadeiramente investigada, aí da bem que hoje em dia tem exame de DNA.

    ResponderExcluir
  2. a inrresponsavel vai pra casa sabendo dos riscos, acontece o pior e agora que por a culpa no hospital e muita cara de pau.

    ResponderExcluir
  3. Que história sem fundamento! Fez o enterro pra depois fazer a denúncia! Os dois idosos, o que imaginei foi que a criança pode ter nascido com problemas e morreu em seguida

    ResponderExcluir
  4. O bom mesmo é esclarecer tudo, eu ja fui testemunha de uma paciente que ja havia feito 03 cesáreas e ja estava com 39 semanas e a enfermeira disse que a mesma estava fazendo do hospital caminho de roça, sendo que a paciente nem aguentava mais andar. Enfim o bom mesmo é tirar a dúvida!

    ResponderExcluir
  5. É nesse angu tem caroço... Tá muito estranho.!

    ResponderExcluir
  6. Na década de 80/90 o hospital tinha enfermeiras envolvidas em roubo de crianças, algo estranho continua acontecendo.

    ResponderExcluir