segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Política fiscal e inflação devem forçar BC a ser ainda mais agressivo na alta de juros

As medidas do governo para aumentar os gastos sociais às vésperas das eleições tendem a colocar uma pressão adicional sobre a inflação, em um cenário no qual o processo de alta dos preços em escala global também tem influenciado a dinâmica inflacionária local.

Nesse cenário, economistas avaliam que os reflexos das políticas adotadas pelo governo Bolsonaro na inflação de médio prazo devem forçar o BC (Banco Central) a ter de ser ainda mais agressivo na condução da política monetária.

 Desde março de 2021, a autoridade monetária já elevou a taxa Selic da mínima histórica de 2% ao ano para os atuais 13,25%. E, no boletim Focus, a estimativa mediana dos economistas indica mais uma alta de 0,50 ponto percentual no encontro dos dias 2 e 3 de agosto, com a taxa básica de juros em 13,75% em dezembro de 2022, recuando para 10,75% até o final de 2023.

No entanto, a política fiscal expansionista, bem como as dúvidas que pairam acerca da condução da economia a partir de 2023, faz com que um número cada vez maior de agentes econômicos passe a apostar que o BC tenha de ser ainda mais duro no processo de ajuste nos juros.

Seja com mais aumentos do que o previsto pelo consenso de mercado na Selic, seja com a manutenção da taxa em patamares elevados por mais tempo do que o esperado.

Economista-chefe da Itaú Asset, Thomas Wu projeta que a taxa Selic irá alcançar os 13,75% ao final do atual ciclo de alta dos juros. Mas, diferentemente dos pares, avalia que dificilmente a autoridade monetária terá espaço para promover alguma redução da Selic em 2023.

Wu afirma que o aumento dos gastos pelo governo para ajudar as classes menos favorecidas faz sentido, tendo em vista os choques de preços no Brasil e no exterior, e a pressão causada em itens básicos de consumo, como alimentação e energia. "Vários países estão fazendo alguma política fiscal que protege os mais vulneráveis", diz.

A medida, contudo, faz com que a inflação esperada à frente seja mais alta, o que deve impedir que o BC dê início ao processo de afrouxamento da política monetária a partir do ano que vem, afirma o economista-chefe da Itaú Asset.

Ele projeta o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 7,7% para 2022, e em 5,5% para 2023 —ambas as projeções estão bem acima da meta de inflação a ser perseguida pelo BC, de 3,5% e 3,25%, respectivamente. "Dificilmente o BC vai ter espaço para corte de juros em 2023."

DETERIORAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS E DA INFLAÇÃO

Na segunda-feira (25), o Citi revisou, de 9,50% para 10,50%, a estimativa para a taxa Selic no final de 2023. Já para 2022, a projeção foi mantida em 13,75%.

Embora iniciativas recentes de redução de impostos estejam reduzindo os preços no curto prazo, as perspectivas de médio prazo para a inflação se deterioraram ainda mais, já que as medidas de alívio são apenas temporárias, aponta o Citi em relatório.

"A inflação persistente, os estímulos fiscais adicionais e uma atividade mais forte indicam uma taxa Selic de dois dígitos por mais tempo", diz o banco americano.

Ainda segundo os economistas do Citi, a contínua deterioração das condições econômicas globais tende a manter o real na recente trajetória de desvalorização frente ao dólar. O Citi projeta a taxa de câmbio em R$ 5,42 no final do ano —a moeda encerrou a sessão nesta sexta-feira (29) negociada a R$ 5,17.

A apreciação do dólar, por sua vez, tende a inflar uma inflação que já se encontra em patamares bastante elevados no Brasil, uma vez que, com a moeda americana mais cara, os produtos que o país importa dos Estados Unidos automaticamente também sobem de preço.

SANTANDER E CREDIT SUISSE PROJETAM SELIC EM 14,25%

Em 14 de julho, um dia depois de a Câmara ter aprovado a PEC dos Benefícios, o Santander aumentou, de 13,50% para 14,25%, a projeção para a taxa Selic no final de 2022, e de 10,50% para 12%, em dezembro de 2023.

Segundo o banco, o aumento nas expectativas de inflação para o próximo ano desde a última decisão do Copom (Comitê de Política Monetária), junto a uma deterioração no balanço de riscos, com os novos impulsos fiscais, foram os principais motivadores que levaram à revisão. Números considerados fortes de emprego também foram citados entre os motivos para o ajuste.

"Estes fatores geram risco importante para o cenário de desaceleração da atividade econômica antecipado pelo BC para o segundo semestre de 2022 —o que entendemos como condição estritamente necessária para a rápida desinflação projetada pelos modelos da autoridade", disse o Santander em relatório assinado pela economista-chefe do banco e ex-secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi.

Ainda de acordo com a avaliação do banco espanhol, o BC deve evitar um pico ainda mais acentuado dos juros no ciclo atual, mas mantendo as taxas mais altas por mais tempo.

"Ainda assim, identificamos a necessidade de um aperto adicional na taxa Selic para que o BC possa trazer a inflação para mais perto do centro da meta em 2023."

Também na esteira da aprovação da PEC, o Credit Suisse revisou no dia 13 de julho, de 13,75% para 14,25%, a projeção para a taxa Selic no final deste ano. Para 2023, a estimativa também subiu, de 10,75% para 11,25%.

A inflação elevada e disseminada em diversos setores da economia e as estimativas crescentes para o IPCA no ano que vem foram citados pelo Credit Suisse entre os motivos que embasaram as revisões.

No boletim Focus de 22 de julho, a projeção para a inflação, embora tenha recuado de 7,30% para 7,20% para 2022, subiu, pela 16ª semana seguida, de 5,20% para 5,30% para 2023.

A deterioração do quadro fiscal e um desempenho melhor do que o esperado para a economia neste ano também contribuíram para a visão do Credit Suisse quanto à necessidade de um aperto mais agressivo pelo BC.

Economistas avaliam que, embora as medidas fiscais que beneficiam a população de baixa renda, se por um lado, impulsionam o crescimento econômico em 2022, por outro, escondem uma herança maldita para 2023, que deve ser marcado por um crescimento abaixo do previsto inicialmente pelo mercado, com mais inflação e juros.

"Interromper o ciclo de aperto neste ponto seria altamente arriscado, dado que as expectativas de inflação estão significativamente desancoradas, o que pode comprometer a credibilidade da política monetária e aumentar o custo da redução da inflação, e pelo fato de que os bancos centrais ao redor do mundo estão tentando reafirmar sua credibilidade e compromisso com o objetivo de manter a inflação baixa, o que aumenta o risco de uma taxa de câmbio doméstica ainda mais depreciada", apontou o Credit Suisse no relatório assinado pelos economistas Solange Srour, Lucas Vilela e Rafael Castilho.

SIMBOLISMO PARA ANCORAGEM DAS EXPECTATIVAS

Economista-chefe da gestora Tenax Capital, Débora Nogueira também revisou em 13 de julho, de 13,75% para 14%, a projeção para a taxa Selic no final de 2022.

Segundo ela, os dados mais recentes de atividade e inflação sugerem que o quadro em setembro ainda será de descolamento importante dos preços para 2023 em relação à meta, exigindo alguma ação adicional do BC.

Já em outubro, o peso de 2024 para o horizonte da política monetária ganhará espaço, enquanto também será maior o peso da contração da atividade econômica em 2023, viabilizando, dessa forma, a interrupção no ciclo de alta dos juros, afirma a especialista.

"Esses 0,25 ponto percentual adicionais da Selic em setembro terão impacto reduzido na inflação, mas trazem um simbolismo importante em um momento em que a ancoragem das expectativas é o objetivo", diz a economista-chefe da Tenax.

7 comentários:

  1. Pra quem não sabe, o BC é uma entidade privada, ou seja, os globalistas (narigudos) mandam no Brasil, leiam o livro "Brasil, colônia de banqueiros" de Gustavo Barroso, lá ele mostra como foi criada propositalmente essa suposta "dívida" e vocês saberão como eles usufruem do suor do brasileiro sem nem se quer fazer absolutamente nada. Imagine aí, você planta, outro colhe e se fartar com a sua plantação e seu suor derramado no labor, pois é isso que estão fazendo.

    Infelizmente, o povo brasileiro é deficiente cognitivo, hedonista e pagão, e nada mudará, pois não são obedientes e tementes ao Criador, não será novidade os estúpidos acreditarem na fraudemia marlburg e da varíola do macaco (herpes zoster) que é um dos ingredientes da vach1na do coronga.

    Enfim, o mundo caminha para o caos, e consequentemente a Nova Ordem Mundial (governo do Anticristo) como é mencionado na Bíblia Sagrada.

    Ora vem, Senhor Jesus!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. PUTA QUE PARIU COMO ESTES PETISTAS ERRAM FEIO, POLITICA FISCAL E INFLACAO ? QUE INFLACAO CAMBADA DE BESTAS REDONDAS ( as quadradas tem cerebro, as redondas a usam em um pinico), MES DE JULHO VAI TER DEFLACAO PARA OS COMUNAS OU SEJA INFLAÇÃO ABAIXO DE ZERO, SO PUBLICAM MERDA DE COMUNISTAS

    ResponderExcluir
  3. Mas jesus dos protestantes vulgo evangélicos é o banqueiro dos banqueiro

    ResponderExcluir
  4. Qual a fonte verdinho (vermelhinho)?
    Essa análise é igual a que o Brasil ia crescer 0.1% e vai crescer 2%?
    Ou que a taxa de desemprego é a menor desde 2015?

    Fala aí a fonte...

    ResponderExcluir
  5. O gado desesperou.

    Até o jair tá com medo de ser preso.


    O GADO DESESPEROU

    ResponderExcluir
  6. https://oantagonista.uol.com.br/economia/bolsonaro-deixara-rombo-de-quase-r-300-bi-no-caixa-de-governos-em-2023/

    LULA DEIXOU LUCROS.


    MAS O TURISTA genocida ROMBO DE 300 BILHÕES.

    Alem das quase 700 mil mortes pela Covid


    O jair é mal

    ResponderExcluir
  7. O turista, o preguiçoso, DESTRUIU O BRASIL.


    FOME

    VIOLENCIA

    PF NÃO INVESTIGA

    PERSEGUE DELEGADOS DA PF


    E a corrupção correndo solta.

    VEJA LA NO RIO DE JANEIRO OS SALARIOS SECRETOS DA PLANILHA GOVERNADOR, justamente o Claudio Castro amigo dos Bolsonaros.

    Incrivel, NÃO É ???



    Tem trouxa que acredita no CARA QUE DEDTRUIU O BRASIL querer consertar.


    Tem otario para tudo

    ResponderExcluir