quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Prefeitura recebe CECANE para avaliação da alimentação escolar de Itabuna

Nesta quarta-feira, 24, equipes do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) concluíram visita em algumas escolas da Rede Municipal de Ensino de Itabuna. Parceiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a instituição vai elaborar relatório com observações sobre o trabalho realizado pelas creches e escolas.

A medida cumpre a Resolução nº 6 de 8 de maio de 2021, que preconiza, dentre outras coisas, a retirada de açúcar e embutidos da alimentação das crianças das creches, de 0 a 3 anos de idade . De acordo com a técnica do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), Elioenai Ramos, a Secretaria Municipal da Educação busca seguir o que determina a Resolução do FNDE.

“Nos já temos o hábito de receber essas visitas, o que é muito importante. O primeiro momento foi com a Nutrição, em seguida com o Setor de Prestação de Contas e execução do programa”, disse Elionai.

A Resolução estabelece também que as escolas devem oferecer alimentação saudável aos alunos, com no mínimo 30% de produtos da agricultura familiar. 

“As frutas, legumes, verduras agora estão no cardápio, o que é muito bom para os estudantes. Já os produtos açucarados, mingaus e achocolatados, além de salsichas e calabresas, são prejudiciais e não agregam valor nutricional”, explicou  Pricila  Pellagatti, nutricionista do PNAE.

De acordo com Elionai Ramos as visitas ocorrem desde 2010. Nesta quarta-feira, as equipes do CECANE começaram a elaborar o relatório, de pois de ter ido na terça-feira, dia 23, a Creche Santa Maria Goretti, no Bairro Mangabinha.


PROJETO

Nesta semana, a Escola Municipal Batista do Califórnia está executando o projeto “Alimentação Saudável - Melhor Qualidade de Vida”. O objetivo é conscientizar as crianças e as famílias sobre a importância de uma alimentação equilibrada, despertando o gosto pelo cardápio saudável, o que  resulta na melhor qualidade de vida dos alunos.

“O Projeto de Educação Nutricional desenvolvido por essa escola é uma das bases do FNDE,  na resolução do PNAE. Nós queremos  implantar em outras  escolas da Rede Municipal de Ensino”, afirmou a nutricionista do PNAE, Pricila  Pellagatti.

7 comentários:

  1. Realmente vcs fiscalizaram a merenda escolar??? Essas crianças só comem bolacha com suco de água tornaral. A merenda do IMEAM é a maior porcaria,a comida,qnd tem,é uma lavagem que nem porco come,umas cozinheiras que sei não viu. Eu estou aqui falando com inteireza do assunto,a pior merenda escolar é no IMEAM. FISCALIZEM POR FAVOR. O que fazem c a verba da merenda escolar!??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diretores de escolas estão enchendo o bolso,e dando cremecrack para as crianças com suco fresch. Bando de ladrões.

      Excluir
    2. A DIRETORA DO IMEAM VIVE EM SALVADOR. A VICE DO VESPERTINO VIVE DENTRO DA SALA COM AR CONDICIONADO. AS COORDENADORAS ESTÃO LÁ DE FACHADA.

      Excluir


  2. PARABÉNS A ESCOLA BATISTA DA CALIFÓRNIA PELO BELÍSSIMO PROJETO MEU FILHO ESTUDA LÁ E A MERENDA LÁ É DE QUALIDADE.ESTOU FALANDO DA ESCOLA BATISTA DA CALIFÓRNIA.QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A DIRETORA E A EQUIPE QUE PREPARA O ALIMENTO.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Pra Escola Batista da Califórnia pelo belíssimo trabalho meu filho estuda lá na turma do 2 ano e o lanche lá é uma delícia não tenho o que reclamar inclusive meu filho não gostava de arroz e passou a comer depois que foi servido na escola arroz com frango desfiado e suco . Parabéns a diretora e a merendeira

    ResponderExcluir
  4. Tem escola por aí que nem merenda tem pra servir mais não são as conzinheira que são ruim e falta de merenda mesmo nem tem qualidade nem tem quantidade. Entrei em uma escola e cardápio estava exposto e vi a semana toda seguida de soja nos dois turnos isso não e qualidade.

    ResponderExcluir
  5. Essa mesa farta da foto é so pra sai na foto mesmo depois levaram tudo pra casa dos chupa saco do prefeito.

    ResponderExcluir