quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Santa Casa de Itabuna faz 1ª cirurgia de ablação por radiofrequência para eliminar tumor em paciente

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizou, pela primeira vez no sul da Bahia, uma ablação percutânea hepática por radiofrequência, procedimento minimamente invasivo, e uma ressecção cirúrgica no pâncreas de um paciente de 57 anos. Com duração de cerca de três horas, a intervenção para eliminar dois tumores foi realizada no Hospital Calixto Midlej Filho.

Os tumores foram descobertos durante exames de rotina. “Caso não fosse descoberto naquele momento, a tendência era de que a qualidade de vida desse paciente piorasse muito. O tumor poderia se espalhar ainda mais, causar outras metáteses, além de dores e compressão de cálculo via biliar”, explica o médico Humberto Alves, responsável pelo procedimento.


INDICAÇÃO

As ablações por radiofrequência são indicadas para cânceres de órgãos como pulmões, fígado, rim, tireoide além de lesões ósseas. Como é uma técnica minimamente invasiva, o paciente não perdeu uma parte significativa do fígado na retirada da metástase hepática. Sem essa técnica, ele perderia um pedaço maior do órgão.

Na ablação usa-se uma agulha guiada por tomografia computadorizada ou ultrassonografia para chegar a região atingida pelo câncer. Uma das muitas vantagens do procedimento é que os riscos e taxa de complicação são muito baixos, segundo especialistas. O procedimento é padronizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e coberto pelos planos de saúde.

O médico Humberto Alves explica que a ablação por radiofrequência é uma técnica ainda pouco realizada no interior da Bahia, mas um procedimento com pouco risco. É usada para destruição do tumor, utilizando-se emissão de calor por radiofrequência ou micro-ondas.


TUMOR NO PÂNCREAS

Além da ablação por radiofrequência no fígado, a equipe de cirurgia do aparelho digestivo, capitaneada pelo médico Paulo Amaral, realizou a ressecção de um tumor no pâncreas do paciente, que já teve alta hospitalar. “Resolvemos tanto a metástase no fígado quanto o tumor no pâncreas do paciente, que corria o risco de enfrentar graves complicações”, explica o médico Paulo.

Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Itabuna e médico intensivista do Hospital Calixto Midlej Filho, que também fez parte da equipe que atuou na cirurgia remoção do tumor no pâncreas, Eric Júnior avalia que os procedimentos foram um sucesso. A nossa expectativa é que a paciente siga com a vida normal”, diz o médico.

9 comentários:

  1. Por quê não aproveita agora e demite a enfermeira Erika Mascarenhas, do setor de Radioterapia do Hospital Manoel Novaes, que além ganhar salário alto é uma pessoa de mal caráter, sem ética profissional e puxa-saco. Cuidado também Saiara pra não lhe derrubar também, porque se precisar fará isso. Ela anda falando mal e apunhalando pela as costas as colegas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ético vc denunciar na ouvidoria do hospital, não em blog de notícias...

      Excluir
  2. Rapaz pública as mensagens q estamos mandando, vcs estão perdendo a confiança l.

    ResponderExcluir
  3. Gray's Anatomy 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  4. O procedimento foi realizado em paciente do SUS? Duvido muito. Esse tipo de procedimento só é realizado em quem tem dinheiro ou um bom plano de saúde. Sempre dizem que somos o q a gente ingere, por isso cuido de minha alimentação. Uma dica: Consuma menos açúcar, ele é quem alimenta células cancerígenas pré-existentes em nós. Mesmo assim, parabéns a equipe médica.

    ResponderExcluir
  5. Hospital mantido pelo SUS, que não faz atendimento pelo SUS. Só tem canalhas nesse hospital!

    ResponderExcluir
  6. Essa cirurgia é feita pelo sistema sus

    ResponderExcluir
  7. Essa cirurgia é feita pelo sus

    ResponderExcluir