segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Transplante de órgãos suínos para humanos começará até 2025 no Brasil

O primeiro transplante brasileiro de órgão suíno geneticamente modificado para o ser humano deve ocorrer até 2025, estimam pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O procedimento, conhecido como xenotransplante – quando envolve mais de uma espécie –, deve encurtar o tempo de espera de pacientes que aguardam por um transplante de coração, rim, pele e córnea e os gastos com tratamento.

O estudo da USP é pioneiro na América Latina. Há cinco anos, o professor emérito da Faculdade de Medicina (FM), Silvano Raia, coordena a pesquisa com suínos com a professora do Instituto de Biociências (IB) da USP, Mayana Zatz. Estudos internacionais anteriores mostram que a espécie é uma das mais compatíveis com o ser humano devido às semelhanças fisiológicas. A modificação genética pode reduzir consideravelmente os riscos de rejeição dos órgãos.

“O xenotransplante é um avanço. Nos últimos 20 anos, foram realizados 2 milhões de transplantes no mundo. Houve um aumento de demanda, mas não houve aumento proporcional da disponibilidade de órgãos. Então, há uma demanda reprimida, muitos morrem à espera de órgãos e os suínos se mostraram os mais adequados”, disse Raia, durante a cerimônia de assinatura do acordo.

A USP e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) assinaram, na última sexta-feira (19/8), uma carta de apoio que prevê investimentos de R$ 10 milhões em pesquisa para o desenvolvimento de órgãos suínos compatíveis para transplante. Cada uma das partes se comprometeu a investir R$ 5 milhões no estudo.

Os recursos serão usados para o custeio de atividades de pig facility – instalação de nível de biossegurança dois (NB2) – para a criação de suínos em condições sanitárias adequadas para a produção de órgãos compatíveis.

De acordo com os cientistas, a fase de edição genética já está concluída, o que permite a produção dos primeiros embriões modificados.

Após a conclusão dos estudos, o método precisará passar pela análise e aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). *As informações são do Metrópoles/ Bahia Notícias

5 comentários:

  1. Meu Deus tem misericórdia pq isso é um grande pecado aos teus olhos Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô com vc cara ... De humanos entre si já um disparate ...
      Imagina ...

      Excluir
  2. Só não pode pegar do porco do MUTUNS. Esse tá estragado

    ResponderExcluir
  3. Mais difícil, será enfrentar os dogmas da igreja, o desenvolvimento da ciência sempre foi visto como pecado, por isto que as filas para tratamentos estão grandes, muitas doenças não tem cura por conta da imposição, o charlatanismo sempre ocorreu coadjuvante com a ciência, se não bastasse a máfia da medicação, se o remédio for bom, não presta, daí os curandeiros nos anda as solta, assim como os milagreiros. Única vi milagre sem a mão do médico e sem a mão do químico farmacêutico, sem a mão do corpo de enfermagem, além de quem cuida. Será mais uma batalha, os que impedem o avanço, são os primeiros que quando precisam, fretam o vôo e vão pra terra dos gringos, fora as pessoas que somem, ninguém sabe o que foi feito desta, será que não é para tirar as peças, Erich Von Daniken, em seus escritos, prevê que em tempos adiante cita que teríamos lojas com peças de gente assim como carro. Acredito que daí não teríamos mais milagre, o que sem de de impostos fazendo milagre aos olhos das autoridades não são poucos, nem viu falar o nome. Só sei que se o ser humano vivesse duzentos anos ainda seria pouco. Pena que muitos nem passam dos trinta, quarenta, cinquenta, o resto é lucro. ☮️

    ResponderExcluir
  4. O mal do mundo é a religião, todas tem seus dogmas para dominar o homem. E jesus fez diferente pregou o amor,a tolerância, a caridade.etc. viva a ciência é um dom de Deus 🙌

    ResponderExcluir