terça-feira, 13 de setembro de 2022

Candidato é investigado na Bahia por dizer que vai 'proibir ebós, despachos e oferendas'

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) abriu uma apuração contra um candidato a deputado estadual por pregar discursos de ódio, racismo e intolerância religiosa nas redes sociais. A denúncia foi feita ao órgão de forma anônima.

O candidato é pastor de uma congregação religiosa e, em suas redes sociais, além de pregar desinformação, diz que “milhões de impostos do povo da Bahia estão sendo gastos na confecção e manutenção de imagens e de esculturas de orixás”. Ele diz que também vai lutar “incansavelmente para desinstalar os orixás gigantescos nas vias públicas de Salvador”. Além dessas declarações, o candidato diz que vai “proibir ebós, despachos e oferendas nas vias, avenidas e áreas comuns e públicas de preservação ambiental”.

O referido candidato afirma que não é caso de intolerância e sim de "indignação". “Milhares de pessoas aguardando a regulação e o poder público gastando as fitas de suor e sangue do povo baiano (os impostos) em esculturas de orixás". 

Ao abrir a apuração, o procurador regional eleitoral auxiliar, Samir Cabus Nachef Junior, afirma que o caso pode ser configurado como abuso de poder econômico e “ensejar a inelegibilidade, além da cassação do registro ou diploma do candidato”, como previsto no artigo 237 do Código Eleitoral e artigo 19 e seguintes da Lei Complementar nº. 64/1990). As declarações também poderão ser classificadas como “crime de corrupção eleitoral”. 

Além do âmbito eleitoral, no Brasil intolerância religiosa também é crime previsto no Código Penal brasileiro. É considerado crime escarnecer publicamente por motivo de crença ou função religiosa, impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso, ou vilipendiar publicamente ato objeto de culto religioso. A pena pode ser de detenção de um mês a um ano ou pagamento multa. (Com informações do Bahia Notícias) 

31 comentários:

  1. É O SEGUINTE:TODO O INDIVIDUO TEM O LIVRE ARBITRIO PARA FAZER O QUE QUISER,MAS SE ESSA COISA ATRAPALHA A VIDA DA POPULAÇÃO,TEM QUE VIRAR LEI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N atrapalha porq ta previsto na Constituição, até porq ninguém é obrigado a seguir ou a aceitar qualquer religião, basta apenas respeitar.

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkk verdade

      Excluir
  2. Assim como no nazismo, logo vão proibir e perseguir quem tiver ideologia e crença diferentes da direita e dos evangélicos.

    ResponderExcluir
  3. O buraco sem fim são, as isenções e perdão de impostos dados a templos evangélicos, para pastores ficarem cada vez mais ricos e se meterem cada vez na política e ditarem regras morais que eles mesmos não têm.

    ResponderExcluir
  4. Certíssimo!!! Quer fazer macumba vai fazer na sua casa ou em seu próprio terreiro. Ninguém é obrigado a passar pelas ruas e ficar vendo essas coisas que com certeza não são de Deus. “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” 1 João 3:8.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá se tratar seu intolerante. Ninguém aguenta é ficar ouvindo evangélico cantando alto e gritando nos ônibus, atrapalhando a população!

      Excluir
    2. PIOR É CARNAVAL ,MICARETA ATRAPALHANDO O POVO DORMIR,SEM TRAZER NENHUMA LIBERTAÇÃO PRA NINGUEM KKKKK

      Excluir
    3. Ninguém aguenta ouvir é os macumbero isso sim,ruma de atrasado

      Excluir
  5. Não tem nada Demais as imagens, porquê tem olhos mas não ver , tem maos mais não alpapa, tem Pés mas não anda.
    Diferente do nosso Deus que está nos céus e se assentar em cima do Globo da terra. A diferença é que a imagem ele enche de poeira e precisa ser limpada, já O meu Deus é ele que nos limpa a todos o pescadores. Essa imagem pra andar precisa ser carregada, diferente do Nosso Deus que nos leva na palmas das suas mãos. Em fim São Deuses Pagãos nada pode fazer.

    ResponderExcluir
  6. Famosos cidadão de bem, q so pactua para o mal.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Se sua religião n aceita outras religiões e pior prega o ódio, na vdd vc esta é seguindo o anti-cristo sem nem perceber, porq Jesus nunca pregou o ódio contra outras forma de pensar.
      Se sua religião n prega amor ao proximo, meu fi vc ta servindo é ao satanás.

      Excluir
    2. O ÓDIO NÃO SÃO DAS PESSOAS QUE SERVEM A ISSO,SÃO AS ENTIDADES QUE OS ENGANAM

      Excluir
  8. TODO MUNDO TEM DIREITO DE TER A SUA RELIGIÃO, NINGUÉM SABE O CERTO OU ERRADO,MAIS A MAIOR PARTE DOS EVANGÉLICOS ACHAM QUE ELES E A RELIGIÃO DELES É QUE É A CORRETA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade,não devemos discurtir nada ,quem quiser ser o que quiser,que seja kkkkk

      Excluir
  9. Existe o caso do maior ladrão de toda a história do planeta Terra que afirmou ser mais honesto que Jesus Cristo. E daí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tal JESUS que vcs falam que era honesto, não deu provas da tal honestidade que tanto falam.
      Ele ( JESUS) pagou os 3.000 ( Três mil) porcos dos GADARENOS ?
      Vcs acham que foi pouco porque os porcos não eram de vcs.

      Excluir
    2. JESUS É DONO DE TUDO,PORQUE O PAI (DEUS) CRIOU TODAS AS COISAS KKKK,NINGUEM É DONO DE NADA,DEUS QUE É O CRIADOR DONO

      Excluir
  10. Candidato , uma sugestão : plante uma árvore que vc ganha mais. Acredite!

    ResponderExcluir
  11. Engraçado o lula falor q se eleito acabaria com as religiões e nada aconteceu ja esse candidato precisa ser casado.cade o direito de igualdade

    ResponderExcluir
  12. Ter suas religiões ok agora perturbação alheia sujar a cidade é crime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEVERIA PROIBIR O GARI DE REALIZAR A LIMPEZA DOS DESPACHOS

      Excluir
  13. Ei você do comentário de 14:04: Aqui não tem intolerante a nada não seu mimizentinho. Se o evangélico cantando alto e gritando nos ônibus te incomoda e vc acha que atrapalha a população, vc está certo, também me incomoda. É só pedir pra ele cantar na sua própria casa ou igreja, Direito iguais para todos, não é mesmo!?? Pelo menos eles estão alí tentando pregar o amor de jesus sem impor nada a ninguém, diferente dessa galera que sujam as praias todo ano com quilos de porcarias e querem que todos sejam coniventes com esse absurdo, sem falar no barulho que fazem batendo tambores em todos os lugares, sem ao menos respeitar o sêssego alheio das pessoas, esse é o problema!!

    ResponderExcluir
  14. Crente e macumbeiro é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  15. A religião alucina, a religião é o ÓPIO DO POVO.

    ResponderExcluir
  16. QUAL A DIFERENCIA ENTRE IGREJAS EVANGÉLICAS E TERREIRO DE MACUMBA. EU ACHO QUE SÓ MUDA O MODO DE SE VESTIR PORQUE A LINGUAGEM É A MESMA E AS DUAS GOSTAM DE TOMAR O DINHEIRO SOS ABESTALHADOS QUE FICAM ADORANDO O PAI DE SANTO OU O PASTOR. AS DUAS FALAM DE PACTOS . DE TRABALHO ESPIRITUAL E TUDO É COM SETE QUE É A CONTA DO DEMÔNIO. OS MACUMBEIRO E OS CRENTES TAMBÉM SÃO BARULHENTOS E VEACOS. ENTÃO NÃO TEM DIFERENÇA ENTRE AS DUAS.

    ResponderExcluir
  17. QUAL A DIFERENCIA ENTRE IGREJAS EVANGÉLICAS E TERREIRO DE MACUMBA. EU ACHO QUE SÓ MUDA O MODO DE SE VESTIR PORQUE A LINGUAGEM É A MESMA E AS DUAS GOSTAM DE TOMAR O DINHEIRO SOS ABESTALHADOS QUE FICAM ADORANDO O PAI DE SANTO OU O PASTOR. AS DUAS FALAM DE PACTOS . DE TRABALHO ESPIRITUAL E TUDO É COM SETE QUE É A CONTA DO DEMÔNIO. OS MACUMBEIRO E OS CRENTES TAMBÉM SÃO BARULHENTOS E VEACOS. ENTÃO NÃO TEM DIFERENÇA ENTRE AS DUAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PIOR VEACO É AQUELE QUE TEM CONDIÇÕES FINANCEIRA DE PAGAR,E NÃO PAGA KKKK

      Excluir
  18. A religião virou o melhor negócio para sustentar PREGUIÇOSOS, basta pegar um microfone e uma caixa de som e sair ameaçando os idiotas para TOMAR DINHEIRO EM NOME DA SALVAÇÃO.
    Manda esse MULEQUE vim aki na minha casa chutar o meu ebó para o povo ver como a perna dele vai ficar.

    ResponderExcluir