terça-feira, 20 de setembro de 2022

Feira de Saúde do Conjunto Penal de Itabuna realizou 1.144 atendimentos


A 9ª edição da Feira de Saúde do Conjunto Penal de Itabuna confirmou as expectativas dos organizadores, com ampla participação dos reeducandos. Foram contabilizados 1.144 atendimentos em diversas especialidades. O evento, realizado nos dias 15 e 16 (quinta e sexta-feiras), é uma ação do Governo do Estado, executada pela empresa Socializa – Soluções em Gestão, que administra o presídio em regime de cogestão com a SEAP.

De acordo com o diretor do CPI, Alecsandro Leal, este ano a feira mobilizou diversas redes externas e contou com parcerias da Prefeitura de Itabuna (Rede de Frio, Central de Regulação, CERPAT); Hospital de Olhos Beira-Rio; instituições de ensino superior – IES (Anhanguera, com estagiários de Enfermagem, e Faculdade de Ilhéus, com estagiárias de Nutrição); Laboratório CAP, Clínica Móvel (ônibus para exames de ECG e Raio-X); e a fisioterapeuta Laira Ramos.

Centenas de profissionais estiveram envolvidos para garantir todos os atendimentos, com qualidade, conforto e segurança. “Essa iniciativa, que já é uma tradição no presídio de Itabuna, tem grande influência no processo de ressocialização dos reeducandos, pelo seu caráter de estímulo e garantia da cidadania a todas e todos”, declara Leal.

O serviço mais demandado, mais uma vez, foi o atendimento médico-clínico, com 220 consultas. Outro bastante procurado foi da Central de Regulação, com marcação de exames e atualização e confecção de cartões SUS, que realizou 66 atendimentos. Já um serviço inédito, o eletrocardiograma, teve 60 procedimentos realizados. Além desses, chamaram a atenção procedimentos como acupuntura auricular, Raio-X e tipagem sanguínea, por serem não apenas inéditos, mas também bastante incomuns no sistema prisional.


Serviços oferecidos

Outros serviços oferecidos foram: Nutrição: 70 atendimentos; Rede de Frio/Vacinas: tétano, hepatite B, febre amarela e Tríplice Viral – 80 aplicações; Regulação (marcação de exames e atualização e confecção de cartões SUS): 66 encaminhamentos; Psicologia: 32 consultas; Instituto Pedro Mello: 12 emissões de guias para RG; Odontologia (aplicações tópicas de flúor, escovações supervisionadas e orientações para saúde bucal: 98; CERPAT (testes rápidos HIV, sífilis e hepatite B): 121.

Também foram realizados 10 Raios-X (rastreamento tuberculose); 60 eletrocardiogramas; tipagem sanguínea, 67; acupuntura auricular, 24; fisioterapia, 58; salão de beleza, 62; aferição de glicemia (Hospital de Olhos), 84; Serviço Social (indicação de visitas sociais e indicação para documentação), 14 atendimentos.

Durante todo o evento, reeducandos que participam do projeto Um Toque à Liberdade contribuíram para a harmonização do ambiente, tocando músicas e louvores, mostrando o que aprenderam no curso de musicalização oferecido na Unidade.

7 comentários:

  1. Os bandidos tá melhor que nós, trabalho pra p***e não tenho esse privilégio

    ResponderExcluir
  2. Passa o zap de umas detentas femininas dessa?

    ResponderExcluir
  3. como essas carniça relenta tao no presidio e com marquinha de biquine? que putaria viu

    ResponderExcluir
  4. Eu trabalho todo dia e não tenho condições de pagar uma massagem, agora quem rouba e mata tem todo esse privilégio

    ResponderExcluir
  5. Falta política nesse país. Esses cara tinha era q tá trabalhando em serviços públicos, limpeza de rua, reformas públicas, e pagar os gastos deles em quanto cumprem suas penas, e o dinheiro de contratos com garis, e reformas e demais serviço fossem investidos na saúde e na cultura. Isso sim seria justiça.

    ResponderExcluir
  6. Eu queria furar as detentas tudo 😋😋

    ResponderExcluir