segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Indígena de 14 anos é morto a tiros em ataque a ocupação em Prado, no extremo-sul

 

Um adolescente indígena pataxó, identificado como Gustavo Silva da Conceição, de 14 anos, pertencente ao grupo da Aldeia Alegria Nova, foi assassinado neste domingo (4) com um tiro na cabeça, após ataque de pistoleiros. O grupo ocupa uma fazenda de eucalipto situada no Território Indígena Comexatiba, na cidade de Prado, no Sul da Bahia.

De acordo com o UOL, Gustavo Silva da Conceição, Sarã Pataxó, chegou a ser levado a uma unidade de saúde no município de Itamaraju. Já em estado grave, foi transferido para o Hospital de Teixeira de Freitas e chegou a ser intubado, mas não resistiu e morreu.

De acordo com relato de lideranças da aldeia ao site, homens fortemente armados chegaram ao local em um carro modelo Fiat Uno, disparando contra jovens, crianças e mulheres. Eles estariam portando armas de grande porte como espingardas e fuzis. Além do indígena adolescente morto, outro teria ficado ferido. As lideranças não sabem dizer a idade e estado de saúde do segundo baleado.

Ainda segundo as lideranças, o ataque foi feito inicialmente à comunidade indígena Córrego da Cassiana, mas os pistoleiros encontraram dificuldades pelo maior número de indígenas e foram atacar o Território Indígena Comexatiba, que estaria desprevenido. Os suspeitos de cometerem o ataque fugiram e ainda não foram identificados.

“Aconteceu novamente uma tentativa de massacre. Os caras foram atacar e no tiroteio mataram um um menino e balearam outro. Precisamos que acionem a polícia, pois tem vários homens armados na região”, relatou um cacique ao UOL que preferiu manter o anonimato.

Em protesto, familiares e parentes da comunidade Pataxó bloquearam a estrada em direção à cidade de Corumbau, a 750 km de Salvador.

A Aldeia Alegria está no processo de retomada pacífica de áreas que fazem parte do território demarcado pela Funai (Fundação Nacional do Índio) e que teve o RCID (Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena) publicado ainda em 2015.

Apesar disso, ainda não foi houve a homologação e o registro não avançou devido à demora. Os não indígenas deveriam ter sido indenizados pela União por meio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e retirados dos territórios.

9 comentários:

  1. Na verdade de quem é as terras brasileiras e a quem pertence, a História nos contas que os portugueses ao chegarem em terras mais tarde chamada de Brasil, o que encontraram: Índios, as únicas pessoas os quais residiam aqui. Daí para frente deu-se início a invasões, portugueses, holandesa, francesas e agora as invasões internas dos invasores se se estabeleceram e que perduram até hoje por brasileiros desse dentes dos primeiros invasores. Por tanto há de se respeitar e ser respeitado o espaço do índio brasileiro e que eles é que são proprietários das terras do estado do Brasil, e que hoje tem uma tal de finais que não representa o índio e tudo e todos processos demoram, por que quem julga, são os próprios interessados nas terras, tudo pra o índio é difícil, está mais do que na hora de os índios se candidatar em a deputado, federal para que sejam votados pela massa pobre brasileira, que é a qual elege político malfeitor, por tanto o índio não é burro, lembram do Cacique Mario Juruna, deixou seu legado, só assim os índios passarão a ser respeitado é ocupando o Plenário.
    Na verdade, até hoje os índios são encurralados de suas terras. Brasil em Luto por conta dos Assassinatos indígenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk indio mesmo só na amazonia, esses que estão ai merece é nada

      Excluir
  2. São esses vagabundos bolsonaristas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM GOSTA DAS TERRAS DOS OUTROS SÃO PETISTAS. QUE TODOS SAIBAM O MST FAZ PARTE DA FACÇÃO DO PT. BABACA

      Excluir
    2. Filhos da puta bolsonarentos, assassinos de crianças. País está em estado de barbárie, com vários psicopatas e imbecis armados e executando aqueles que aos olhos destes vermes não tem humanidade, que triste gente!

      Excluir
  3. Na verdade são empresários, fazendeiros, quiçá, policiais envolvidos. Tirando essa turma, dificilmente outro setor social iria atacar.

    Cabe investigar e começar as prisões.

    Bloquear os bens, contas bancárias.


    Querem tomar o território dos outros na marra? Na força?

    Ainda não viramos a Venezuela,

    Nem a Bozolândia

    Nem a RachadinhaLândia

    Nem a MichequeLândia

    Nem a corruptoLândia

    Nem a Comprar 51 imóveis em dinheiro vivo, coisa de traficante, milicianos, PCC, CV, não FOI O CLÃ BOLSONARO que gosta de andar de moto e JetSky E TEM OS SEM-NOÇÃO QUE BATE PALMAS.


    TRISTE BRASIL COM ESSA GENTE ESTÚPIDA, CANALHA, MAU CARATER

    ResponderExcluir
  4. AGRADEÇA A LULARÁPIO, QUE DIZ QUE O MST SÃO DONOS DAS TERRAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filho da puta! defensor e assassinos de crianças. que Deus traga toda a desgraça a sua vida miserável

      Excluir