quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Itabuna celebrou bicentenário da Independência do Brasil enfatizando o legado cultural da Semana de Arte Moderna

As comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, transcorrido nesta quarta-feira, dia 7 de Setembro, foi celebrado em Itabuna trazendo à memória e ao conhecimento da multidão de itabunenses o legado da  história da arte brasileira deixado pela Semana de Arte Moderna de 1922. 

Na Avenida do Cinquentenário, as milhares de pessoas acompanharam o desfile de entidades da sociedade civil e militares. Na sequência, a multidão que se concentrava nas calçadas e sacadas dos prédios aplaudiu os pequeninos de dois anos do segmento da educação infantil da rede pública municipal, bem como as centenas de jovens estudantes do ensino fundamental e médio de colégios da redes particular e públicas municipal e estadual, que renderam um verdadeiro tributo aos protagonistas da Semana de Arte Moderna Brasileira. 

Assim, foi possível ouvir na Avenida as Bachianas Brasileiras 5, uma das grandes composições de Heitor Villa-Lobos, executada pela Banda Marcial da Guarda Civil Municipal, e ver reproduzidos em telas e textos obras de artistas da literatura, da  dramaturgia e das artes plásticas, como Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Victor Brecheret e Vicente do Rego Monteiro. Um dos momentos mais emocionantes do desfile ficou por conta das crianças do Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, que vestidas de aventais de artistas plásticos homenagearam os gênios da pintura plástica moderna brasileira.

Também, arrancando aplausos efusivos do público, a Fanfarra Lobos Guerreiros do Centro de Atenção Integral à Criança - CAIC Jorge Amado deu um verdadeiro show executando clássicos da Música Popular Brasileira (MPB). Foi destaque ainda a participação da Escola Municipal Frederico Smith Lima, que reproduziu em mosaicos telas famosas de Tassila do Amaral – Abaporu e Operários e de Anita Malfatti – O Homem Amarelo. 

As obras dos artistas da Semana de Arte Moderno também ganharam forma no desfile dos alunos das escolas municipais Marechal Humberto Castelo Branco, Luiz Viana Filho, Iolanda Pires, Comunitária Rainha da Paz, Grupo Escolar Roberto Santos e do Grupo de Estudos e Intervenção em Alfabetização. As homenagens ao Centenário da Semana de Arte também foram evidenciadas pelo grupamento da Rede Particular de Ensino, através da Escola PIO XII, Colégio Geórgia e Colégio Adventista de Itabuna.  

A participação da Rede Pública Estadual de Ensino nas comemorações do 7 de  Setembro foi marcada pelo Colégio Estadual Valdelice Pinheiro, acompanhado da Banda Marcial, e o Colégio Estadual Félix Mendonça.

No grupamento militar, além do Tiro de Guerra, que abriu o desfile na Avenida do Cinquentenário, um total de 566 integrantes representaram o Colégio da Polícia Militar (CPM), Instituto Municipal Aziz Maron (Imeam), Escola Municipal Flávio Simões Costa, o 15º Batalhão de Polícia Militar, Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna, 4º Grupamento de Bombeiros Militar, Esquadrão da Polícia Montada. Ainda neste grupo, desfilaram a Guarda Civil Municipal e o Serviço Móvel de Urgência (SAMU). 

Representando o segmento de entidades da Sociedade Civil Organizada, também participaram das comemorações pelos 200 Anos da Independência do Brasil, o Núcleo Cuidar, as Lojas Maçônicas, o Rotary Club de Itabuna, o Lions Club, além do Movimento Bandeirantes e Clubes dos Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista. 

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro  (PSD) abriu o desfile cívico do Sete de Setembro com revista às tropa. Houve  hasteamento de bandeiras e canto do Hino Nacional. O povo, verdadeiro guardião da cidadania e brasilidade deu um show ocupantes todos os  espaços do centro da cidade.




23 comentários:

  1. O desfile foi muito bonito !!!! Mais parabéns ao CPM e a Polícia Militar, incrivelmente, magnífico desfile.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns 👏👏👏👏 para a Guarda Bandeira do CPM!

    ResponderExcluir
  3. ITABUNA COMO SEMPRE DANDO SHOW NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

    ResponderExcluir
  4. Aqui foi transmitida para a sociedade o verdadeiro sentido do 7 de setembro. aqui a bandeira do Brasil foi respeitada. Honrada. Diferente de algumas cidades onde prostituiram o verdadeiro sentido da pátria.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Itabuna, muito bonito o desfile. Parabéns a todos que desfilaram.

    ResponderExcluir
  6. E o verde e amarelo se espalhou e coloriu o território nacional. O povo quer mostrar o seu amor e o orgulho em ser brasileiro. O povo não quer adorar as cores que os traidores e vendilhões da pátria tentam nos impor. Não somos e não queremos ser comunistas ou socialistas, nem adotar o vermelho nem a foice e o martelo como símbolos do Brasil. Nós já possuímos nossos símbolos nacionais e os adoramos!
    O recado foi dado pelo povo brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. As cores da bandeira brasileira são lindas, não queremos outras.

      Excluir
    2. também acho a bandeira tem que ser respeitada.
      exceto alguns idiotas que estavam fazendo do desfile uma baixaria.

      Excluir
  7. Td lindo! Uma pena a faixa com erro grotesco de português, deixa dúvida qto à qualidade do ensino: "As melhores lembrança em seu filho, é você quem faz". Lembranças, minha gente! Custa revisar antes?

    ResponderExcluir
  8. super lindo agora verdinho o trio de guerra que deu um show não aparece porque?

    ResponderExcluir
  9. Interessante tratando do bicentenário do Pais, e na reportagem não aparece em destaque a bandeira desse País. Sem identidade. Deveriam mostrar todos os símbolos que representa a nossa Pátria É só arte mundial.Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pra todos os alunos da escola Flávio Simões eles arrasaram no desfile e em pouco tempo de ensaio deram o melhor de si, estão de parabéns, Deus abençoe essas crianças e adolescentes 👉🇧🇷👈🙏

    ResponderExcluir
  11. Pessoal que foi aquilo na avenida?
    A escola Flávio Simões deu um show, parabéns as nossas crianças,as mães que estavam presente,o esforço deles que em uma semana aprenderam tudo certinho, agora o lanche que deram pra eles FOI uma porcaria,mais arrasaram e foi top demais

    ResponderExcluir
  12. TINHA TUDO PRA SER UM DESFILE DE PONTA, SE NÃO FOSSE UM MONTE DE DESGRAÇA MAL EDUCADOS QUE INVADIRAM A AVENIDA, DEIXANDO OS DEMAIS ASSISTIREM O DESFILE COMO PESSOAS CIVIZADAS.

    ResponderExcluir
  13. Verdinho admiro muito o trabalho de vocês mais deixou de fora a melhor apresentação da avenida não desmerecendo as outras , mais pelo que vi na avenida a banda marcial do colégio CAIC foi um espetáculo , essas escolas que tem bandas deveriam ter mais investimentos eles tocam porque gostam mesmo nós podemos ver isso no rosto deles.
    Parabéns a todos mais em especial a banda do CAIC Lobos Guerreiros .
    Asa... Morador de Salvador

    ResponderExcluir
  14. Parabéns a todos que desfilaram mais o maís lindo de todos é o exército tiro de guerra e os desbravadores e clubes aventureiros e desbravadores são o exército de Cristo até o momento não sou adventista mas sempre achei muito lindo crianças lindas que vcs cresçam para a honra e glória do Senhor Jesus Cristo 🙏👋👋👋

    ResponderExcluir
  15. Desfile de Itabuna sempre dando show. As escolas e as policias de todas as áreas sempre dando um show a parte, nossos Anjos de farda, Parabens!!

    ResponderExcluir
  16. Parabenizo todos que desfilaram e se dedicaram, agora, que bagunça em, pessoas andando no meio do desfile, atravessando a rua, sem corda de isolamento. Se tinha um responsável para organizar, não faz nada.

    ResponderExcluir
  17. Engraçado, ninguém criticou os policiais por andarem de pé encima das motos. Kkkkse fosse o Bolsonaro, não iria faltar comentários sobre Bolsonaro andar de pé sobre a moto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas eleições os ladrões andam amontoados nas carrocerias dos carros, motos cortando giro, ninguém usa cinto...tudo isso com escolta do órgão de transito, queria saber onde no CTB diz que isso é permitido?

      Excluir
  18. Parabéns a todos os que desfilaram nesse 7 de setembro em especial aos alunos das escolas públicas que tiveram apenas 3 semanas para ensaiar e não tiveram a mesma atenção do 15 que é dada ao cpm já que tbm são hoje reconhecidas escolas militares e mesmo sem ter a mesma atenção foram de excelência, espero que nos anos vindouros o comandante tbm forneça a mesma atenção, para que eles possam se sentir iguais (acolhidos) e mostrar o seu melhor. Parabéns alunos e vetor disciplinar que mesmo com o quase nada oferecido deram show👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  19. Desfile muito bonito.
    Mas, tem muita entidade participando para doutrinas jovens em nome da religião que espera dinheiro com dízimos. Cuidado com esse povo que age am nome de DEUS.

    ResponderExcluir