quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Rui sanciona lei que autoriza pagamento de precatórios do Fundef aos professores

Aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na quarta-feira (21), a lei que permite o pagamento aos professores da rede estadual referente aos precatórios do antigo Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) foi sancionada pelo governador Rui Costa. Segundo publicação do site Bahia Notícias, a medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta (22).

O projeto foi aprovado sem emendas e com o repasse de 80% do valor principal. O projeto original enviado pelo Executivo para a AL-BA previa o repasse de 60%, mas ainda assim os profissionais de educação cobram os juros e correções sob o valor. Segundo lideranças da classe a perda pode chegar a R$ 1 bilhão sem as correções. Entidades representativas dos professores não descartam judicializar a matéria.

A Lei nº 14.485/2022 permite ao governo fazer as mudanças orçamentárias necessárias para liberar a quantidade de verba. A medida determina que o que for pago pela União nestes precatórios serão repassados aos professores, a título de abono, percentual alterado na votação. Os valores não poderão ser incorporados aos salários.


11 comentários:

  1. Enquanto isso os professores da rede pública,faz que trabalham. Todos ponhe seus filhos em escola particular. Porque será?😂😂 Bandos de preguiças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que será? Para se exibirem! Para ter status! Como pagam caro, acompanham e fazem pressão sobre a escola. Esses mesmos pais quando fazem a matrícula dos filhos em uma escola pública deixam de acompanhar, abandonam seus filhos e deixam tudo por conta da escola e quando são convocados comparecem com pose de que não tem tempo e de que foram chamados por uma bobagem. A classe média está matriculando filhos em escola pública, trocando ou cancelando o plano de saúde. Quem sabe esse movimento seja o princípio de grandes melhorias na educaçãoe na saúde. Trabalho em uma escola pública que tem 1400 alunos e o único notebook funcionando já tem 10 anos de uso, a quadra de esportes está interditada por risco de choque elétrico, nos dias quentes a impressão é que sofreremos um ataque cardíaco, os furtos de canetas e celulares são frequentes, metade das salas não tem lâmpadas suficientes. Por fim, a carreira do professor não é valorizada, mesmo sem faltar a um dia sequer de trabalho nos últimos nove anos ainda leio um comentário como o seu agredindo toda categoria injustamente.

      Excluir
  2. Não adianta Ruim Bosta, esses esquerdopatas já estão na conta da derrota do seu laranja podre. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. Pior governo de educação da Bahia,
    Professores ativistas, sem preocupação com ensino.
    A UESC e uma bagunça, na semana quando tem é uma ou duas aulas
    Professores só vivem de atestado, e fazendo campanha eleitoral.
    ACM NETO tem que acabar com essa esculhambação,
    UESC ponto de maconheiros,
    Tenho medo de minha filha estudar nesse antro.

    ResponderExcluir
  4. LEVOU CINCO ANOS ENROLANDO AGORA QUE VIU QUE NAO VAI GANHAR PORRA NENHUMA, VAI DEIXAR O RABO DE FOGUETE PARA QUEM GANHAR, JA VAI ENTRAR COM MAIS UM ROMBO DO PT E AINDA SAI COM OS 45MILHOES ROUBADOS DOS RESPIRADOUROS, MAS VAI PERDER A IMUNIDADE PARLAMENTAR DIA 01/01/2023

    ResponderExcluir
  5. ACM NETO É FARINHA DO MESMO SACO, O AVO ERA HOMEM RETADO, MAS ESTE BOSTA AI, SE TIVER SEGUNDO TURNO VAI VER ELE AOS BEIJOS E ABRAÇOS COM OS PETISTAS, QUEM VIVER VERÁ

    ResponderExcluir
  6. Vcs tem razão professores Ruy é ruim pra vcs mesmo,bom mesmo foi o ACM avó desse acm aí, que vcs foram fazer greve cobrando seus direitos e receberam foi os cavalos da polícia montada por cima da cara de vcs.
    Lembram disso? Ou será que estão sofrendo de amnésia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse dinheiro tai a tempo e quem mandou foi o governo federal são precatórios...........e o estadual está querendo morder uma ponta..............explica melhor senhora imprensa.........

      Excluir
  7. Tentando ganhar a eleição aí depois ele revoga a lei

    ResponderExcluir
  8. Se o governo federal enviou o repasse deveria ser de 100%. Não é?

    ResponderExcluir