sexta-feira, 28 de outubro de 2022

CARTA ABERTA DOS MORADORES DA TAPERA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO DE ILHÉUS, MÁRIO ALEXANDRE

Assunto: Revitalização da ladeira Rio Almada; Coleta de lixo; Transporte público:

O movimento social do bairro da Tapera vem a público manifestar sua profunda insatisfação e indignação com a total falta de respeito e providências da prefeitura de Ilhéus em solucionar problemas que vem se arrastando a longos anos, atingindo de forma negativa centenas de famílias em nossa comunidade.

Nós, moradores do bairro da Tapera, queremos com essa carta trazer a público (gritar aos quatro cantos dessa cidade), quanto o poder público tem nos desprezado, negando a nossas famílias serviços básicos e de direito como: Coleta de lixo e transporte público, além de não se importar com os riscos a diversas famílias correm tendo que morar em casas que a qualquer momento podem ser soterradas por um barranco que teve parte de sua estrutura atingida pelas chuvas de 1 ano atrás, anunciando uma tragédia ainda maior com as chuvas de verão que se aproximam. Essas casas são ainda ameaçadas por árvores que tiveram a supressão autorizada pela secretaria de meio ambiente do município, por conta do risco que oferecem às mesmas, mas que ainda não foram suprimidas.

Queremos tornar público que parte significativa da comunidade da Tapera não tem coleta de lixo há mais de 3 (três) anos, em que deixa centenas de famílias expostas a doenças e total abandono, tornando-se inevitável, a formação de lixões, por vezes denunciado ao poder público.

Como se não bastassem problemas de ordem como: interdição de rua por falta de manutenção (caso da Ladeira da Rua Rio Almada); saneamento básico (ausência de coleta de lixo); a comunidade da Tapera ainda precisa enfrentar 100% de ausência de transporte público que possa ser usado por famílias que dependem única e exclusivamente desse meio para levar seus filhos às escolas, idosos a lugares que necessitem ir (postos de saúde, hospitais, mercados, farmácias, bancos). Além de jovens que inseridos no mercado de trabalho precisam do transporte para cumprir horários em suas jornadas. Estamos sem ônibus a praticamente 3 (três) anos e nada foi feito pelo poder público para resolver um problema que tem solução simples "devolver a uma comunidade inteira o direito de ir e vir usando um transporte mais acessível à sua realidade, colocando de volta ônibus para trafegar no bairro". Como era em outras gestões, diga-se de passagem.

Tendo relatado os impactos negativos que a ausência do poder público tem causado à comunidade da Tapera. Convidamos a prefeitura de Ilhéus através de seus representantes, Excelentíssimo Senhor Prefeito Mário Alexandre, assim como seus secretários (de infraestrutura Sr. Átila Dócio, de serviços urbanos Sr. João Aquino, e de transportes Sr. Valci Serpa) a explicar para população ilheense porque tem tratado assuntos de tamanha importância com tanto descaso, com tanta negligência.

Gostaríamos de saber se nossos impostos (IPTU, TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA, TAXA DE ESGOTO) não chegam aos cofres do município, se é falta de interesse ou má gestão desses recursos administrados por pessoas que deveriam nos representar?

Por fim, mas não menos importante convidamos a sociedade ilheense a ser solidária com essa causa que é ou pelo menos deveria ser de todos nós, pois sabemos que direitos como esses e tantos outros são negados a todos nós, todos os dias.


Atenciosamente,


Movimento Social da Tapera


Ilhéus, Bahia, 24 de outubro de 2022.

26 comentários:

  1. Faça o L e vote de novo nele ... igual fez com a mulher dele .. bando de oreia aeca

    ResponderExcluir
  2. Parece que os recursos do município são usados apenas para pagar a despesa com pessoal.

    Ilhéus é uma cidade de merda !

    ResponderExcluir
  3. Oxente carta aberta ao prefeito kkkk não entendi fizeram a maior campanha para soane Galvão e Lula a pedido de Marão agora é só fazer o L

    ResponderExcluir
  4. Acharam pouco e ainda elegeram a mulher dele, coitadas de Ilhéus e Itabuna com essas gestões , pararam no tempo.

    ResponderExcluir
  5. Mas, afinal, o que desejam mesmo? Votam em LADRÃO e rezam para Cristo pedindo perdão? Que povinho mais bucha de canhão!

    ResponderExcluir
  6. Como diria Léo Santana em seu pagodes quebradeira... "Faz o L pro Gê Gê"...kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Até onde sei o voto é livre, e há aqueles que sim, votaram na esposa do prefeito, mas existem aqueles que nem a conhecem, argumentos rasos como este, é que separam a população e mantém as mesmas cartas no jogo. Como cidadãos da mesma cidade, deveríamos nos unir em prol de cobrar não só por Tapera, mas Basílio, Hernani Sá, Nelson Costa, Vilela... enfim! Ao invés de ser infantil e egoísta, dentro de sua própria bolha, vá conhecer o movimento, lá não há padrinhos; apenas uma comunidade cansada deste "Vasco e Flamengo" que os políticos tanto gostam, pois os mantém vivos.

    ResponderExcluir
  8. Ilhéus deveria ter um Conselho Municipal atuante com respaldo no ministério público, onde pudessem verificar quais as prioridades que a cidade precisa de imediato , para dar tempo cobrar de MARÃO com urgência. Nestes últimos dois anos ele tem obrigação de consertar a cidade. Caso contrário não terá o apoio das comunidades envolvidas.
    O grande problema é que não existe seriedade no assunto.
    Todos são profissionais de carreira , políticos e eleitores.
    Tudo uma merda só ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade .

      Realmente Ilhéus é uma cidade de merda !

      Excluir
  9. Laele de subir aí quem sobe e doido

    ResponderExcluir
  10. O que esperar de um bairro com esse NOME ?

    ResponderExcluir
  11. Como os eleitores de Ilhéus pode reclamar do prefeito, viram a péssima administração nos últimos quatros anos, e reelegeram o prefeito e votaram em massa na sua esposa pra deputada, parece que não encheram ou se vendem para os políticos.

    ResponderExcluir
  12. Ilhéus povo de merda, cidade de merda, agora com uma deputada de....... Graças a vcs, Agora faz o L. De ladeira a baixo, agora quer escrever uma carta.

    ResponderExcluir
  13. RECLAMAR DE QUÊ?
    VCS MERECEM,VAO RECLAMAR COM A MULHER DELE QUE VCS ELEGERAM.
    GOSTAM DE MIGALHAS, ESMOLAS

    ResponderExcluir
  14. Gastaram a grana toda pra eleger a esposa e o candidato a governador que ninguém conhece, e esqueceu do essencial na cidade. Essa é a tal política, a arte de enganar o povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza fazem o L. Tem que se fuder mesmo

      Excluir
  15. Faz nada lá não, Marão. O importante é que já fizeram o L. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Faz o L que tudo vai melhorar 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  17. PARARARARARARARA
    SOAAAAAAAAAAAANE
    KKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  18. Cidade velha atrasada cheia de bairros velhos só tem o que não presta muitas gentes maus aí só tiro o mar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou pouco mas fala a verdade eu também só tiro o mar cada bairro mais longe do que o outro cheio de bandidos vagabundo

      Excluir
  19. Faz o L que vai melhorar.pede a soane galvao que ela vai consertar.

    ResponderExcluir
  20. Olha o nome do bairro: TAPERA.
    Tão querendo o K.
    Procura o significado do nome TAPERA.
    É cada otário.

    ResponderExcluir
  21. o prefeito fez o L. esperem sentados.

    ResponderExcluir