sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Líder mundial em carros elétricos, BYD anuncia 3 fábricas na Bahia

Maior fabricante de carros elétricos do mundo, a BYD assinou protocolo de intenções com o governo da Bahia para instalar três fábricas no Estado, num investimento previsto de R$ 3 bilhões. Segundo o protocolo, as unidades irão produzir caminhões elétricos, caros de passeio elétricos e híbridos e processar lítio e ferro fosfato.

O protocolo de intenções foi assinado pela subsidiária brasileira da BYD. Pelo Estado, assinaram o documento o governador Rui Costa e os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, José Nunes Soares, e da Fazenda, Manoel Vitório. Já o diretor-presidente da BYD do Brasil, Tie Li, assinou o protocolo de intenções em nome da empresa.

Segundo cronograma divulgado pela empresa e governo baiano, todas as unidades começam a ser implantadas em junho de 2023. Duas delas devem estar concluídas em setembro de 2024, com início de operação em outubro. A terceira tem conclusão prevista para dezembro do mesmo ano, com início de operação em janeiro de 2025.


ETAPAS DO PROJETO

A implantação de uma indústria química para processamento de lítio e ferro fosfato constitui, de acordo com o protocolo, a primeira fase do empreendimento. Esta unidade utilizará como insumos o lítio extraído no Brasil. A produção desta unidade será exportada para a China.

Paralelamente com a indústria química, será implantada a fábrica de chassis para produção de ônibus e caminhões elétricos, sendo que a produção de ônibus elétrico será para abastecer o mercado das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A produção de veículos de passeio elétricos e híbridos compreende a terceira fase do acordo. O protocolo prevê ainda que a BYD também analisará a viabilidade da importação de veículos acabados pelo porto de Salvador.

INCENTIVOS

A contribuição do Estado da Bahia para viabilização do empreendimento inclui a concessão de incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, de acordo com a legislação tributária estadual. Os benefícios baseiam-se na Lei nº 7.537/99 que institui o Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia (Proauto), e na Lei nº 7.980/2001 e Decreto n.º 8.205/2002, estaduais, que institui o Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica (Desenvolve).


COMPROMISSOS

Segundo divulgado pelas partes, dentre as contrapartidas assumidas pela BYD está a elaboração de um plano de negócios detalhado, que deverá ser aprovado pelo Estado. A empresa deverá promover o treinamento e a capacitação de mão de obra especializada, prioritariamente local, a ser aproveitada no processo fabril.

Deverá ainda, a cada seis meses após a assinatura do protocolo e até a entrada em operação das unidades industriais, informar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico sobre o estágio do empreendimento e a previsão de implantação.

27 comentários:

  1. PT GOVERNA, BOLSONARISTAS ESPALHAM MENTIRAS. EIS A DIFERENÇA.

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKK Somente Ruim Bosta conhece a fábrica! KKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. Rui Costa calando a boca de ACM Negro 🫣😂😂😂 vem 13 ❤️

    ResponderExcluir
  4. Uma dessas fábricas vir aqui para Itabuna gerar empregos, nada. Nossa cidade só perdendo empresas.

    ResponderExcluir
  5. CHINA, CHINA, CHINA, CHINA, CHINA


    CHINA
    XINA
    XINA
    XINA

    COMUNISMO
    COMUNISMO
    COMUNISMO

    ResponderExcluir
  6. O monstro comunista chegou. kkkkkkkkkk

    GADO ARROMBADO

    ResponderExcluir
  7. E O BRASIL SÓ VENDENDO SOJA E MILHO. kkkkkkkkkkkk


    E O BRASIL SÓ VENDENDO SOJA E MILHO. kkkkkkkkkkkk

    E O BRASIL SÓ VENDENDO SOJA E MILHO. kkkkkkkkkkkk

    E O BRASIL SÓ VENDENDO SOJA E MILHO. kkkkkkkkkkkk

    E O BRASIL SÓ VENDENDO SOJA E MILHO. kkkkkkkkkkkk

    Xina
    Xina
    Xina

    ResponderExcluir
  8. O comunismo vai dar emprego e renda para a Bahia.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns.Isto mostra que o temos um partido de esquerda capitalista..Afinal de contas sem empresas privadas o país não anda,pois o estado não produz dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ESTADO, A COISA PÚBLICA, é para cuidar do povo, seus direitos, prroteção.

      Coisa que o vagabundo genocida não fez. E AINDA QUER CORTAR SALÁRIO E APOSENTADORIA.

      LULA DISSE SE O MILICIANO QUISER CORTAR SALÁRIO E A APOSENTADORIA SÓ PASSANDO POR CIMA DELE.

      Excluir
  10. Excelente notícia!!! bom se tivessemos umas dessas fabricas aqui em nossa cidade

    ResponderExcluir
  11. MENTIRA, BANDO DE SACRIPANTAS

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante, a maior fábrica de carros elétricos chineses e somente Ruim Bosta conhece. Será como aquela empresa comerciante de maconha (cannabis sativa) que "vendeu" respiradores que nunca foram entregues? Também, onde já se viu respiradores fabricados com maconha? Pode isso, Arnaldo? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    TRÊS fábricas chinesas na Bahia fabricando carros à base de maconha! Somente os otários para almejarem viver da plantação de cannabis sativa!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  13. Tudo mentira para tirar vantagem encima de ACM NETO, e Itabuna, Ilhéus e região nunca ganha nada, povo besta que vota em PT.

    ResponderExcluir
  14. Verdinho, vocês que apoiam o PT, posta aí o que o governo do PT fez para gerar empregos na região?

    ResponderExcluir
  15. Mais uma fábrica,andem currículos. A fábrica de motocicleta de una que foi lançada com uma grande festa, já está produzindo.

    ResponderExcluir
  16. A FORD gerava muito mais emprego para o Brasil, essa fabrica alem de ser Chinoca vai produzir muito menos, estamos falando aqui de tipo de carro so para ricoes, pq um Kwid eletrico ta na casa dos 200 MIL, ai fica os adestradinhos batendo palmas para migalhas de suposta marca que vai gerar poucos epregos e ainda so la em Salvador enquanto ficamos aqui no interior chupando cana! Vale lembrar que no Governo PT foi emprestado rios de dinheiro pra FORD e ela foi embora sem pagar kkkkkkk "BNDES cobra Ford sobre saída do Brasil; empréstimos passam de R$ 300 milhões" FONTE:CNN Brasil !
    fiquem ai batendo palmas para migalhas kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. A china dominando tudo. Na verdade só querem os minérios. um olhar simples vai dizer: Porra! Que massa! vai gerar emprego. Mas tem que criar cursos profissionalizante antes capacitando a população local. E sabendo que vai ser mandado por chineses e no seu sistema de trabalho. O vulgo ranca couro.kkkkk

    ResponderExcluir
  18. UM BANDO DE IDIOTAS MENTIROSOS E AINDA TEM GENTE QUE ACREDITA

    ResponderExcluir
  19. Como é que acreditamos, em partido que é contra empresários?

    ResponderExcluir
  20. O interessante e que vai ser mais caro pras nos mesmo!!!! brabo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO COMPRE. SIMPLES ASSIM. Bozo passou 4 anos sem aumento
      SE FOSSE LULA, O SALÁRIO SERIA 2.300 e tudo barato.

      Excluir
  21. https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/10/28/imagens-de-pousada-na-ba-mostram-partes-da-operacao-da-pm-que-terminou-com-morte-de-subtenente-e-militares-feridos.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-mobile&utm_campaign=materias

    ResponderExcluir
  22. https://www.youtube.com/watch?v=OFa78S8-2rY&feature=share&utm_source=EJGixIgBCJiu2KjB4oSJEQ

    ResponderExcluir