quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Câncer de Próstata: Médico do Hospital de Base fala sobre tratamento e prevenção da doença

Hoje, dia 17, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A data celebra a origem da Campanha Novembro Azul, voltada para à prevenção e ao diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, em especial o câncer de próstata.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Com o objetivo de incentivar esse público-alvo a buscar o diagnóstico precoce da doença, conversamos com o médico oncologista Eduardo Kowalski Neto, especialista em oncologia clínica e preceptor do programa de residência médica em Clínica Médica do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, para melhor esclarecer sobre o assunto. O médico atua ainda nas Santas Casas de Misericórdia de Itabuna e de Jequié e na UESC. Confira a entrevista a seguir:


ASCOM - O que é a próstata? 

Eduardo Kowalski – A próstata é uma glândula exócrina do sistema reprodutor masculino que produz fluido responsável por conduzir o sêmen pela uretra. 


ASCOM - O que causa o câncer de próstata? 

EK - A causa do câncer de próstata é multifatorial e tem relação com etnia, hábitos de vida e herança genética.

ASCOM - Quais os primeiros sinais e sintomas de câncer de próstata? 

EK - Por ser uma doença de diagnóstico fácil, cada vez mais tem ocorrido de forma precoce. Os sintomas podem aparecer quando o paciente apresenta dificuldade para urinar por estenose da uretra, dores locais e infecção de urina. Às vezes, os sintomas são confundidos com hiperplasia prostática. 


ASCOM - Como é feito o diagnóstico?   

EK - O diagnóstico pode ser feito através de exames de sangue, principalmente, o PSA (Antígeno Prostático Específico) associado ao exame de toque retal. Essa combinação, tem alta sensibilidade e pode antecipar o diagnóstico para definir a melhor conduta para o paciente. 


ASCOM - Quais são os riscos da doença para a saúde dos homens? 

EK - Quando o diagnóstico é feito tardiamente, várias complicações podem aparecer. Existe estenose da uretra com retenção urinária, infiltração pela doença de estruturas adjacentes e doença podendo causar metástase a distância com repercussões clínicas graves. As principais são as metástases ósseas com acometimento da coluna lombar e torácica. 


ASCOM - A doença tem cura? 

EK - Essa doença, em uma fase inicial, pode sim ser curada, caso o paciente descubra a doença no seu princípio, consiga realizar tratamento cirúrgico adequado e siga as orientações médicas. Ele poderá ser curado.


ASCOM - Como é realizado o tratamento para o câncer de próstata? 

EK - O tratamento dessa doença será feito com as seguintes abordagens: A primeira e fundamental no tratamento será a cirurgia para retirada dessa glândula, quando acometida pela doença. Em segundo lugar, e não menos importante, é a combinação de radioterapia com hormonioterapia para aqueles pacientes que não podem ou não desejam realizar a cirurgia. Para casos reservados e avançados será necessário o tratamento com quimioterapia. 


ASCOM - Com qual idade o homem deve fazer o exame de próstata? 

EK - Para começar o acompanhamento, os homens deverão realizar a partir dos 40 anos de idade, através de seguimento clínico com urologista, que realizará os exames adequados para os pacientes, individualizando os exames para cada necessidade.


ASCOM - Quais são as medidas de prevenção ao câncer de próstata?

EK - As medidas importantes para essa doença são: acompanhamento clínico anual desse paciente, com exames de PSA com toque retal e acompanhamento com urologista a cada 12 meses. Esse cuidado garantirá ao homem saúde plena e evitará surpresas desagradáveis.

4 comentários:

  1. Médico mas arrogante esse dai

    ResponderExcluir
  2. Para muitos homens o machismo prevalece mediante a uma questão muito séria. Homens, façam o exame de próstata.

    ResponderExcluir
  3. Que adianta falar e o acesso aos exames ser uma desgraça pra conseguir

    ResponderExcluir
  4. Quem tiver condições de se tratar fora de itabuna ,que vá. Eu fui para salvador, graças a Deus e a minha esposa, tive todo diagnóstico e tratamento de primeira, inclusive a cirurgia foi um sucesso. Tô fazendo acompanhamento trimestral. Estou curado graças a DEUS. Antes de ir a qualquer médico procure saber tudo desse profissional, para não ter complicações futuras. E só um ALERTA. Pelo plano de saúde, quase tudo.

    ResponderExcluir