segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Gilmar Mendes suspende investigação sobre fraudes na FGV

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a operação da Polícia Federal (PF) que apurava um suposto esquema de corrupção, fraude e lavagem de dinheiro na Fundação Getulio Vargas (FGV). As informações são da Agência Brasil. 

De acordo com a publicação, Mendes determinou a transferência da investigação para a Justiça estadual do Rio de Janeiro. Segundo o ministro, a Justiça Federal não tem competência para investigar pessoas, atos e instituições sem relação com a União, como ocorre com a FGV. 

Mendes mandou notificar as corregedorias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) sob o argumento de que há “reiterado descumprimento de decisões” do STF sobre a competência da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro por juízes e procuradores.

“Entendo que houve mais uma indevida atuação expansiva por parte da Justiça Federal no Rio de Janeiro, uma vez que não consta da decisão que deflagrou a denominada operação Sofisma os específicos elementos indicativos da competência do juízo de primeiro grau para o processamento dos fatos sob investigação”, escreveu no despacho, emitido sexta-feira (18) à noite.

O ministro também questionou o fato de a operação da Polícia Federal basear-se na delação do ex-governador do Rio Sérgio Cabral. Mendes também criticou os bloqueios de bens impostos sobre os investigados, assim como a proibição do acesso de um grande grupo de pessoas às dependências a aos sistemas da FGV.


Entenda

Na última quinta-feira (17), a Operação Sofisma, da Polícia Federal, cumpriu 29 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em São Paulo. Segundo a PF, havia um esquema de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro praticado por uma organização criminosa dentro da fundação. Segundo a PF, o esquema envolvia órgãos federais e estaduais, que contratavam a FGV com dispensa de licitação.

Entre os alvos das buscas, estavam três integrantes da família Simonsen, fundadora da FGV. No entanto, o presidente da fundação, Carlos Ivan Simonsen Leal, não foi citado na operação.

Em sua defesa, a FGV disse que a Polícia Federal "requentou" temas já sepultados pela Justiça estadual. “Causa, pois, estranheza e profunda indignação a reiteração, na esfera federal, de temas já sepultados perante a justiça estadual que, agora requentados, maculam gravemente a imagem de uma entidade que, há mais de 70 anos, tanto contribui para o desenvolvimento do Brasil, que, atualmente, é a 3ª mais respeitada instituição do mundo, em sua área de atuação”, critica a instituição. 

12 comentários:

  1. Ladrões indicados por seus respectivos chefes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMO VP E É UM BABKÃO NÃO ENTENDE NADA MAS VOU TENTAR LHE EXPLICAR O MINISTRO NÃO ACABOU COM A INVESTIGAÇÃO A COMPETENCIA DA INVESTIGAÇÃO NÃOÉ DO STF ELE TRANSFERIU PARA QUEM É DE DIREITO INVESTIGAR MAS SEU ODIO E BURRICE LHE CEGA NÃO DEVE TER NEM PRIMEIRO GRAU E QUER PITACAR EM JURIQUEIS...DEVE SER GADO DO BOZZO

      Excluir
  2. https://studio.youtube.com/video/3C0TA_avFDc/livestreaming

    ResponderExcluir
  3. EXCELENTE DECISÃO.

    Querem perseguir algúém. Igual Moro

    NÃO HÁ COMPETÊNCIA. E se não a competência, qual motivo da investigação?????


    * competência aqui, SEUS BURROS, não é sobre sabe fazer ou não. Quer dizer que se trabalho na Bahia eu não posso dar putaco, processar o Estado de São Paulo. MAIS OU MENOS ISSO PRA VOCÊS ENTENDEREM.

    Outro exemplo: Guarda Municipal não pode investigar um crime, ouvir testemunhas, dar baculejo, pois não tem competência como a Polícia Civil, noutras palavras, não é sua atribuição, não ta na lei que eles podem fazer isso.


    ResponderExcluir
  4. Então ele não está envolvido e não quererem que descubram

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADO BOLSONARO ,POR TENTAR DESACREDITAR SÉRGIO MORO,
    O HOMEM QUE PRENDEU VÁRIOS LADRÕES.
    E TÚ JOGOU CONTRA ACABANDO COM A LAVA-JATO E LAVATOGA ONDE HOJE ESSE PILANTRA DEITA E ROLA.
    MAS SUA RESPOSTA TU LEVOU,,,MORO HOJE É SENADOR, E TU VAI PRA CADEIA COM OS FILHOS,, COMO UM FALASTRÃO COVARDE.
    CHAMADO ATÉ DE MANE PELO STF.
    SE FUDEU.

    ResponderExcluir
  6. verdinho kd as noticias do filho guima de buerarema

    ResponderExcluir
  7. soube que ele foi baleado

    ResponderExcluir
  8. Ladrões comunistas tem passe livre. Podem roubar à vontade. O Brasil, a partir de 01/01/2023 se tornará uma "república cleptocrata". Que maravilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, se não a competência: a sem o h, não há competência mesmo.Analfabetos do PT! Vampiro brasileiro.

      Excluir