quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Inflação volta a subir após três meses de queda

Após três meses consecutivos de deflação, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) voltou a subir em outubro, informou nesta quinta-feira (10) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O indicador oficial de inflação do país teve alta de 0,59% no mês passado. A taxa ficou acima das projeções de analistas consultados pela agência Bloomberg, que esperavam avanço de 0,49%.

O novo resultado veio após quedas de 0,29% em setembro, de 0,36% em agosto e de 0,68% em julho. Em 12 meses, o IPCA passou a acumular alta de 6,47% até outubro, apontou o IBGE. O avanço era de 7,17% até setembro.

Dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados, 8 tiveram alta em outubro. A maior contribuição do mês, de 0,16 ponto percentual, veio de alimentação e bebidas (0,72%), que havia recuado 0,51% em setembro. Na sequência, vieram saúde e cuidados pessoais (1,16%) e transportes (0,58%), com impactos de 0,15 ponto percentual e 0,12 ponto percentual, respectivamente. Juntos, os três grupos responderam por cerca de 73% do IPCA de outubro. A maior variação do mês foi do grupo vestuário: 1,22%.

Para tentar conter a carestia no ano eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL) apostou em cortes de impostos. Nesse sentido, Bolsonaro sancionou em junho o teto para cobrança de ICMS (tributo estadual) sobre combustíveis, entre outros itens. A medida veio acompanhada pela redução dos preços praticados nas refinarias da Petrobras.

Em conjunto, os dois fatores levaram os combustíveis para baixo, o que puxou a deflação do IPCA às vésperas das eleições. A trégua nas bombas dos postos, contudo, agora dá sinais de esgotamento.

23 comentários:

  1. 3 meses de queda ? Kkkkkkk poupe me

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Faz o L porque,seu bozo ainda tá no poder ou vc é demente kkkkkk

      Excluir
    2. Acabou a eleição e Bolsonaro segurou os preços pra se reeleger.

      Os preços subirem ja era esperado e, inclusive, foi avisado.

      Aliás... cadê bolsonaro? Ele ainda é o presidente...

      Excluir
  3. Mas não deixe de dar dinheiro para o pastor

    ResponderExcluir
  4. L L L L L L L L KKKKKKK

    ResponderExcluir
  5. O povo estava achando ruim porque o governo estava conseguindo controlar, agora que elegeram Barrabás deixa a inflação estourar. Quem vai sofrer primeiro são os pobres que acreditaram nas falsas promessas, achando que dias melhores virão. Pelo contrário, dias difíceis estão por vir. Aguardem!!!

    ResponderExcluir
  6. Sofreremos gravimente esses 4;anos

    ResponderExcluir
  7. BOLSONARO SEGUROU A GASOLINA ATÉ A ELEIÇÃO.

    FDP ESSE GENOCIDA SAFADO.


    GASTOU 400 BILHÕES PARA COMPRAR VOTOS E A CONTA CHEGA.

    FDP
    VAGABUNDO

    O PIOR PRESIDENTE.

    ResponderExcluir
  8. QUAL O LEGADO DE BOLSONARO ???

    O QUE ELE DEIXOU DE BOM ??

    FDP

    VAGABUNDO


    CANALHA

    GENOCIDA

    BANGU 1 PRA VOCÊ FDP

    ResponderExcluir
  9. É só o começo das dores, aguardem e faz os L's.

    ResponderExcluir
  10. Faz o L com força agora KKKKKKK

    ResponderExcluir
  11. As marmita de bandido, vão ficar 04 anos agora defendendo seu bandido de estimação kkk e colocando a culpa em Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  12. O Que Lula Tem haver com isso,Se ainda quem está no poder é Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  13. cambada de ignorante com o resultado das eleições e os desastres que foram ditas pelo o outro ignorante(Lula) "nao vamos respeitar o teto de gastos" os investidores estao tirando seus dinheiro e negocios do país, desta forma gerando a inflação!!! vamos estudar gente vcs passam horas vendo besteira na internet e não procura algo importante!!

    ResponderExcluir
  14. Esse Boso 🤡 tem que sair antes de janeiro tu é doido kkkk !!!

    Estrupou o Brasil!!!!

    ResponderExcluir
  15. Lularápio ainda nem entrou a a inflação voltou a subir, imagina quando esse cancer entrar

    ResponderExcluir