quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Itabuna segue em Alerta Amarelo para chuvas intensas e risco de alagamentos e deslizamentos de encostas

A Defesa Civil de Itabuna pede atenção, principalmente as famílias ribeirinhas ou que moram próximo a canais de macrodrenagem e encostas, devido a um novo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Desta vez, Alerta Amarelo, que prevê chuvas intensas nos próximos dias nas regiões da Bahia, incluindo o Sul Baiano, Centro Sul, Extremo-Oeste e Vale São Franciscano

Para esta quarta-feira, dia 16, de acordo com o Boletim Municipal de Previsão do Tempo emitido pela Defesa Civil de Itabuna, com base no INMET, estão previstas chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

“As chuvas são oriundas da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZACS), que trazem muita umidade para a nossa região. sendo assim, é possível mais chuvas por conta dessa instabilidade”, explica o Coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito. Até o momento a Defesa Civil recebeu 59 chamados, das quais 80% estão relacionados a alagamentos e transbordamentos de canais, e os demais pontuais referentes à queda de árvores e de muro.

“Peço atenção às áreas ribeirinhas, principalmente daquelas pessoas que moram perto de canais de drenagem. Estamos monitorando o nível do Rio Cachoeira e também essas chuvas pontuais na cidade. Qualquer emergência a população deve acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp (73) 98117-4490”, diz Brito.

A Superintendência de Serviços Públicos mobilizou pelo menos 20 equipes com 160 homens para atuar em vários pontos da cidade. As ações se deram nos bairros Pedro Jerônimo, Santo Antonio, Urbis IV, Sarinha Alcântara, Vila Anália, Gegeu Gomes, São Pedro, Novo São Caetano, Califórnia, Novo São Caetano, Jaçanã, Novo Jaçanã e centro da cidade.


PLANTÃO SOCIAL

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) também está trabalhando para atender as famílias afetadas pelas chuvas. Foi montado um Plano de Contingência com equipes de plantão para acolher as famílias vítimas das chuvas. Aquelas com necessidades emergenciais serão assistidas com os programas sociais a que tiverem direito.

9 comentários:

  1. Essa defesa civil tem que tomara vergonha na cara . Recentemente um funcionário publicou um vídeo colocando a culpa na chuva e na população pelos alagamentos. Ele deve entender que o principal culpado é o prefeito augusto castro que sabe da situação dos canais da cidade e nada tem feito . O canal do gogó da ema está quase no nível da rua de tanta terra que tem dentro .

    ResponderExcluir
  2. Cadê o prefeito? Continua fazendo o L?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Caíque Brito! Torço pelo seu bom trabalho! Isso são resultados ainda da marreta.

    ResponderExcluir
  4. rapaz que bofe gostoso esse da defesa hein kkkk

    ResponderExcluir
  5. E o pior quando tá caindo o temporal ninguém vê a equipe da defesa civil de itabuna quando baixa a água ai vão tudo pra rua como q o povo é besta aí vem esse prefeito preguiçoso dizer q a enchente aqui em itabuna é o volume de águas q vem do SERRADO eu nunca vi uma justificativa dessa nem por o prefeito UBALDO Dantas q foi quem fez os serviços de drenagem na cidade Augusto Castro só fica 10 ou 15 homens fazendo a segurança dele e só cuidando do Centro da cidade e os bairros periféricos q se lasquem quando tiver faltando 6 meses para a reeleição aí vão limpar canais vão fazer porcarias nos bairros da periferias aí é tarde viu prefeito tiquinho isto é um recado pra vc e sua equipe tá.

    ResponderExcluir
  6. Solta os comentários Gel, você tem rabo preso

    ResponderExcluir
  7. Enquanto isso o diretor da ADEI tá surrupiando tudo,abre o olho prefeito

    ResponderExcluir
  8. Atenção itabuna... procura-se o secretário de infraestrutura de itabuna sr Almir Mello Junior recompensa 1.000.000.00

    ResponderExcluir