terça-feira, 8 de novembro de 2022

Obras do Projeto da Emasa e Prefeitura “Mais Água para Cidade” avançam em Itabuna

As obras do Projeto Mais Água para a Cidade, executadas pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e Prefeitura de Itabuna, seguem avançando pelo Bairro Jaçanã. O projeto visa solucionar o problema do abastecimento de água. Até agora, já foram implantados 1.480 metros de rede adutora e 600 metros de rede de distribuição.

De acordo com o encarregado da obra Osmair Ribeiro, da C & R Engenharia, empresa responsável pela execução do projeto, até a próxima semana a rede adutora que segue pela Rua 15 de Novembro estará concluída e será ligada à rede implantada nas proximidades de um posto de combustíveis  na Avenida Manoel Chaves.

“Se nos próximos dias não chover e não se encontrar pedras no trecho em que estamos trabalhando, no início da semana que vem a gente conclui o serviço, que seguirá para o futuro reservatório que será implantado pela Emasa no Novo Jaçanã”, afirma Ribeiro.  

A Emasa e a Prefeitura estão investindo nessa primeira etapa do Projeto Mais Água para a Cidade, pouco mais de R$ 17 milhões. Na segunda fase, com a implantação de dois reservatórios, com capacidade para armazenar três e cinco milhões de litros de água, nos bairros Novo Jaçanã e Novo Lomanto, respectivamente, mais de 80% dos bairros da zona sul de Itabuna terão o fornecimento de água regularizado, eliminando o atual sistema de manobras. 

A previsão de conclusão das obras é para o primeiro trimestre de 2024 beneficiando os bairros que compõem a zona sul da cidade, que são os que mais sofrem com o atual sistema de manobras. Em alguns casos,  o fornecimento de água é executado a cada 15 dias. 

Com a conclusão do projeto, os bairros da região do São Caetano, Pedro Jerônimo, Banco Raso, Vila Anália, Sarinha dentre outros terão fornecimento de água diariamente. 

As obras também contemplarão os bairros que abrangem o Conceição, São Judas Tadeu, Vila Zara e Góes Calmon, que passarão a ser abastecidos a cada cinco dias. 

Já os bairros da zona oeste, que engloba Nova Itabuna, Ferradas e Nova Ferradas, terão o fornecimento de água a cada seis dias.

10 comentários:

  1. Não entendi porque os bairros prós lado de lá da ponte irá cair todos os dias e pras bandas da nova Itabuna e ferradas a cada seis dia sempre o lado de cá toma fumo cada uma todo mundo paga igual

    ResponderExcluir
  2. E os demais bairros qual é o cronograma?

    ResponderExcluir
  3. Avança itabuna uma porra cortaro a minha água aqui com os talão tudo pago essa emasa tá uma vergonha p a cidade

    ResponderExcluir
  4. na epoca da gestão de Geraldo Simões, foram feitas novas tubulações nas ruas de Itabuna. com as mesmas promessas de água todos os dias. Alguém se lembra disso? Tem a barragem mas não foram construidas as adutoras. Não vai ter agua todos os dias. Quando chegar o verão vai todo mundo ficar sem agua. A agua que usamos é captada no rio do braço quando chega o verão seca.

    ResponderExcluir
  5. São Caetano parte baixa é na base do PINGA PINGA, situação insustentável.

    ResponderExcluir
  6. Jorge Amado, Urbis 4, condomínio Itapuã sofre muito com a falta de abastacemento de agua e o nome desses bairros não foi citado .😡

    ResponderExcluir
  7. Nos próximos 60 dias, Itabuna vai ser contemplada,todos os moradores terão praia em casa,o novo projeto da prefeitura é praia encanada.Vai entrar pra história.Aguardem...

    ResponderExcluir
  8. O asfalto da Av bionor no são Roque que foi feito em agosto, já está todo acabado,tomara que essa obra aí tem pelo menos 90 dias de garantia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de reclamar de qualquer coisa, pague o IPTU.

      Excluir
  9. Nos estados do sul e sudeste brasileiro a agua cai todo dia e a taxa é praticamente mesmo valor cobrado aqui em Itabuna que recebemos agua uma vez na semana ou a cada quinze dias e olhe lá se receber mesmo... Uma vergonha! Deveriam cortar pela metade o preço cobrado aqui na cidade com esse péssimo serviço.

    ResponderExcluir