sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Operação do MP mira PMs envolvidos em morte de subtenente em Itajuípe

Policiais militares são alvo de uma operação que investiga a morte do subtenente da Polícia Militar Alberto Alves dos Santos. Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas residências dos PMs.

A operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (4), e cumpre mandados de busca e apreensão cumpridos nas casas de policiais nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Camacã e Camaçari. A ação é coordenada pelo Ministério Público estadual, por meio dos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Os policiais militares são investigados pela ação realizada no município de Itajuípe, no dia 27 de setembro deste ano, que resultou na morte do subtenente Alberto Alves dos Santos e lesões corporais contra o sargento da PM Adeilton Rodrigues D´Almeida.

A operação foi realizada com o apoio da Força-Tarefa de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsão mediante Sequestro da Corregedoria-Geral da Secretaria de Segurança Pública (Coger) e da Polícia Militar da Bahia.


Relembre o caso


O subtenente fazia parte da equipe de segurança do candidato ACM Neto (União Brasil) e estava em Itajuípe para um evento de campanha que aconteceria no dia seguinte em Coaraci.

A SSP informou que a situação se originou com a busca por um assaltante de banco. Identificado como André Marcio Jesus, conhecido como Buiu, ele tem ligação com uma facção criminosa paulista e deixou o Complexo Penitenciário de Lauro de Freitas na terça às 13h30, com benefício de saída temporária, usando tornozeleira eletrônica.

Por volta das 14h30, Buiu rompeu a tornozeleira, quando estava na BR-324, perto de Candeias. A PM deu início nas buscas e quando as equipes estavam em Uruçuca, também no sul do estado, um assaltante de banco identificado como Bismark e um comparsa foram abordados e trocaram tiros com os militares. Os dois foram mortos. Buiú segue como foragido.

Nas buscas, os policiais foram informados sobre a presença de homens armados em um hotel em Itajuípe e foram até lá. No local, dois homens foram abordados e não reagiram. A SSP informou, no entanto, que outros dois homens, armados, reagiram quando os PMs se aproximaram. Segundo a pasta, dois soldados que estavam em serviço foram baleados na ação. No tiroteio, os dois homens que estavam no hotel, posteriormente identificados como policiais, também foram feridos e um deles morreu.

Os homens, identificados como o subtenente Alberto Alves dos Santos e o sargento Adeilton Rodrigues D’Almeida, foram socorridos. O subtenente não resistiu aos ferimentos e o sargento segue internado, mas sem riscos de morte.

O comandante geral da PM diz que todo o caso será esclarecido. “Lamentamos o confronto. Estamos solidários às famílias e a determinação é que toda a ocorrência seja esclarecida. As armas foram recolhidas e o local do confronto preservado para a realização de perícia”, disse o coronel Paulo Coutinho.


Sargento diz que policiais ‘entraram atirando’

O sargento Adeilton Rodrigues D’Almeida, que também faz parte da equipe de segurança do candidato ao governo da Bahia ACM Neto, relatou que estava dormindo quando foi alvejado. “Os policiais entraram quebrando as janelas e as portas, mesmo eu gritando o tempo todo ‘sou polícia, sou polícia’”, contou.

A vítima também informou que os PMs atiradores não prestaram socorro imediato e que ele precisou rastejar até a porta do hotel onde o grupo estava para buscar ajuda. “Eu implorei: ‘me dê socorro, por favor, me coloque na ambulância’. Ele me ajudou depois, mas de forma hostil”, disse a vítima.

O sargento disse que os policiais pegaram a arma dele e atiraram diversas vezes no quarto para insinuar um confronto. *Com informações do Correio 24 horas

21 comentários:

  1. Mentira. Os policiais não entraram atirando. Depois que quebraram a janela do subtenente,renderam ele de cueca,um policial se afastou da porta e o outro executou. Esta no vídeo. Mais claro do que isso só água.

    ResponderExcluir
  2. Mira logo Ruim Correria antes dele virar ministro. kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. E bom sentir na pele a negligência da polícia!

    ResponderExcluir
  4. O que tem Rui com atitude de policiais ruim perversos?

    ResponderExcluir
  5. Já dava para perceber que tinha coisa errada desde que reportagem ficava mostrando só aquela imagem lá do Rio Branco que não tinha nada ver com história ou só a imagem estática da pousada. Sendo que a pousada é cheia de câmeras principalmente naquela direção.A reportagem deveria ter incluído o vídeo aqui depois que liberaram. Foi igual o delegado de itabuna, levou um tempão para sair o vídeo do ocorrido. Vamos ver se esse rastro de pólvora chega no futuro ou ko atual governador.

    ResponderExcluir
  6. Tão vendo como é o governo, se liga cambanda de burro, armaram
    Para vcs e tiraram o deles da reta, agora receba o gostoso. Esse governo policia tem que cruzar os braços e deixar o bicho pegar nas ruas, como está acontecendo hoje na Bahia nesse governo do PT, o crime tomou conta do estado, vcs que votaram no PT para continuar na Bahia, não precisa reclamar da violência, vcs que optaram, agora aguente. Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estavam foi na rodovia querendo bater em manifestantes, eu acho é bom, eles se acham que é de grande importancia pro estado, mas na vddd são um monte merda, e muitos ainda são manipulados, ou seja, analfabetos funcionais, são induzido ao erro por uma politica mentirosa de combate à violencia, que o governo do pt propaga que , por sua vez, é o primeiro a fechar os olhos pra violencia, e ainda reprimir as atitudes policias

      Excluir
  7. A justiça de Deus seja feita a esses psicopatas matadores.Deus tá vendo tudo.

    ResponderExcluir
  8. Porra que vacilo desses policiais, creio que foram induzidos a erro por alguém, agora vão pagar pela falta de despreparo, porque não fizeram o simples, primeiro não identificaram os ocupantes do quarto para depois agir, agora vão ver que o poder de vcs é limitado, e se chegar a passar pela opressão da justiça e a humilhação de uma prisão, vão ver que vcs não são nada. Pense bem em sua familia e em seu trabalho que garanti o sustento de sua familia antes de fazer uma merda.

    ResponderExcluir
  9. Olhe se vale a pena agir como vcs agiram, naquele dia vcs eram agentes da lei cumprindo suas funções dentro de uma casa, e hoje os agentes da lei estão cumprindo suas funções na casa de vcs, como as coisas mudam rapidemente. E o pior ainda pode está por vim, hoje uma busca, amanhã uma prisão. Ai eu lhe pergunto, valeu a pena ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tolos, deviam terem pensado! O certo e agir certos, e quando tiver as consequências estarão respaldados ! Achei essa história muito mal contada.

      Excluir
  10. Que esses assassinos e os mandantes paguem pelo crime

    ResponderExcluir
  11. Que esses covardes paguem pelo assassinato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fizeram isso com os irmãos 💀 como eles se acham os bons imagina com um cidadão em um lugar que não tenham testemunhas o que eles não fazem pq a maioria são covarde tá na política por salário e garantia de ser funcionário público mais são cagao.

      Excluir
  12. E os Bosominios 🤡 ainda querem intervenção Militar.
    CHUPA QUE A CANA É DOCE!!!!

    😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  13. MATA UM COLEGA DE FARDA, AGORA IMAGIA EU KK, QUE NÃO NINGUEM, TEM RECEBER CADEIA,E SER EXPULSOS, SÓ ESTE BANDIDOS CONTANDO VATAGENS, QUANDO FALAM QUE MATARAM ALGUEM,FALA DANDO RISAD, MAS TAMBÉM SÓ BOM QUANDO TÁ A TROPA REUNIDA, POQ SOZINHO TEM CORAGEM P NADA, ESSES BUNDA SUJA

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Eles matam o próprio colega e uma pessoa indefesa o que eles fazem abre os olhos povo e reflita isso eles são incapazes de botar uma farda

    ResponderExcluir