quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Polícia Federal faz operação para desarticular esquema milionário de descaminho de vinhos na Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (9), nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia, para desarticular uma organização criminosa responsável por um esquema milionário de descaminho de vinhos.

A PF informou que, com o aprofundamento das investigações, mapeou os principais integrantes do grupo e identificou que, de dezembro de 2020 a abril de 2022, os suspeitos movimentaram mais de R$ 100 milhões em fraudes.



Segundo a Polícia Federal, na ação, mais de 100 policiais federais executam oito mandados de prisão preventiva e 28 mandados de busca e apreensão nos estados. 

Também são executadas ordens judiciais para o bloqueio de veículos, bens imóveis e contas bancárias. A operação conta com o apoio da Receita Federal e da Polícia Militar da Bahia.


Apreensão de 17 mil garrafas

A investigação teve início em 2022, a partir da apreensão de uma carga de vinhos oriundos da Argentina, no município gaúcho de Horizontina, internalizados no Brasil sem a documentação legal.

O carregamento ilegal ingressava no Brasil pela fronteira noroeste do Rio Grande do Sul, em embarcações que usavam portos clandestinos na margem brasileira do Rio Uruguai para descarregar a mercadoria.

Posteriormente, o produto era transportado para cidades dos estados de São Paulo e Bahia, onde era comercializado. Durante as investigações, foram realizadas oito apreensões vinculadas à organização criminosa, que totalizaram mais de 17 mil garrafas de vinho.

A operação recebeu o nome de "Harry Houdini", em homenagem a um homem famoso por ter grande habilidade de escapar de algemas, correntes, celas e prisões. A PF explicou que os membros da organização criminosa buscavam escapar das fiscalizações da mesma forma, para promover a entrada ilegal das milhares de garrafas de vinhos argentinos.


Veja a lista dos mandados de prisão expedidos por município:

São Paulo (SP): 2

Piracicaba (SP): 2

Feira de Santana (BA): 1

Santo Antônio de Jesus (BA): 2

Camaçari (BA): 1


Veja a lista dos mandados de busca expedidos por município:

Doutor Maurício Cardoso (RS): 4

Três Passos (RS): 1

Três de Maio (RS): 1

Horizontina (RS): 1

Cachoeirinha (RS): 1

São Paulo (SP): 4

Piracicaba (SP): 3

Hortolândia (SP): 1

Cruz das Almas (BA): 1

Feira de Santana (BA): 5

Santo Antônio de Jesus (BA): 2

Paulo Afonso (BA): 1

Camaçari (BA): 2

Lauro de Freitas (BA): 1

Um comentário:

  1. Comerciantes ladrões e de todo tipo de picaretagem é o que não falta no Brasil.

    ResponderExcluir