sexta-feira, 11 de novembro de 2022

PRF flagra crime ambiental e resgata pássaros silvestres transportados irregularmente em ônibus de viagem

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 07 pássaros silvestres, no Km 408 da Br 242, trecho do município de Seabra (BA), na Região da Chapada Diamantina. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (11).

Equipe da PRF em fiscalização de enfrentamento a criminalidade, ao abordar um ônibus que seguia de São Paulo (SP) para João Pessoa (PB), encontraram 07 aves silvestres aprisionados em gaiolas pequenas.

Os pássaros resgatados são da espécie conhecida popularmente por canário-da-terra e trinca-ferro. As aves estavam em compartimento escuro e sem ventilação.

O responsável pelos animais foi identificado e não apresentou documentação emitida por órgãos ambientais. Questionado, ele informou que ‘pegou’ as aves no estado de São Paulo e que estava levando até a cidade de João Pessoa, na Paraíba.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o passageiro de 47 anos responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

Um comentário:

  1. Boa tarde Polícia aqui na avenida Itajuípe 996 tem uma casa na parte de baixo é uma prisão de pássaros são pássaros de várias espécies todos em gaiolas apertadas moramos aqui perto e não aguentamos mais vê o sofrimento dessas aves a casa vive fechada direto isso é na parte de baixo a mulher eles mantém a casa toda fechada para minha ver mais todos nós que moramos aqui vemos tudo

    ResponderExcluir