quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Refinaria privatizada na Bahia deixa população sem gás de cozinha

A Refinaria de Mataripe na Bahia, antiga Refinaria Landulpho Alves (Rlam) da Petrobrás, entregue por Jair Bolsonaro ao fundo árabe Mubadala no final do ano passado, sabotou a produção do gás de cozinha (Gás Liquefeito de Petróleo – GLP), provocando desabastecimento do produto na capital e em várias cidades. Na segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana, e em Itabuna, no sul do estado, revendedoras relataram falta de gás de cozinha desde a semana passada.

Cerca de 60% das revendas estão sem o produto, segundo a Associação de Revendedores de Gás da Bahia, prejudicando os consumidores que dependem do botijão de gás para cozinhar.

Os revendedores têm encontrado dificuldades de reabastecimento nos últimos seis meses, mas a situação se agravou nos últimos 15 dias, impactando a distribuição em todo o Estado.

Segundo reportagem do Jornal Correio, da Bahia, o estabelecimento Mello Santos Comercial de Gás, em Simões Filho está fechado desde sábado (5) porque não tem mais botijão. “Minha revenda está fechada. Isso quebra qualquer empresa. Temos clientes que ligam e não tem gás. A pessoa vai cozinhar como?”, disse Rosana Mello, proprietária da revenda. “Não só a Ultragaz, a Nacional Gás, todo mundo está enfrentando o mesmo problema, que é com a refinaria, que foi privatizada e é quem fornece o produto aqui na Bahia”, declarou a revendedora.

Robério Souza, presidente do Sindicato Dos Revendedores de Gás do Estado da Bahia (SinRevGás), estima que cerca de 400 revendedoras estejam fechadas por falta de gás, desde a semana passada. Em Salvador, a situação é mais crítica no Subúrbio Ferroviário. “Apuramos 4 revendas fechadas por falta de produto. As pessoas precisam andar 10km para achar um botijão”, disse à reportagem.

Em nota, o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar, afirmou que “a escassez do produto é inadmissível”. “A FUP e o Sindipetro da Bahia sempre alertaram para o equívoco da privatização das refinarias da Petrobrás, que leva à criação de monopólios regionais, em detrimento do consumidor brasileiro, sujeito a reajustes abusivos de preços dos combustíveis e à escassez de produtos”.

A Rlam é a principal fornecedora de derivados do Nordeste e responde por 14% da capacidade de refino no Brasil. Os preços dos combustíveis estão entre os mais caros do país e o gás de cozinha de 13 kg chega a R$ 130 reais em muitas localidades, acima da média nacional em torno de R$ 110.

Acelen, que administra a Refinaria de Mataripe, alegou em nota que a refinaria está passando por manutenção e não deu qualquer prazo para regularizar a situação. (Com informações do site Hora do Povo)

19 comentários:

  1. VALEU MITO


    E A INFLAÇÃO VOLTOU A ESTOURAR.

    Taí o mito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o L...faaaaz o LLLLLLLL

      Excluir
    2. BAHIA E NORDESTE TEM MAIS É Q SE LASCAR...LULA LADRÃO

      Excluir
  2. A Inflação vai estourar.

    Bolsonaro acabou com o Brasil. Vai deixar um rombo, ROMBO de mais de 400 bilhões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o L...Faaaaz oooo LLLLLLLLL

      Excluir
    2. E o LADRÃO DEIXOU O PAÍS COMO SEU RETARDADO?
      ESQUECEU OU TEM ALZHEIMER?

      Excluir
  3. VEJAM O QUE O BOLSONARO FEZ.

    O mito segurou os preços, SEGUROU O PREÇO DA GASOLINA E DIEESEL de forma artificial E AGORA OS PREÇOS VÃO PIPOCAR DEPOIS DA ELEIÇÃO.

    O cara segurou até passar a eleição. VEJAM AÍ O QUE BOLSONARO FEZ.

    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/11/inflacao-volta-a-subir-apos-tres-meses-de-queda-no-brasil.shtml

    ResponderExcluir
  4. Privatizem tudo, que não fique nada sob o controle do Estado ( Brasil) e verão como a iniciativa privada e bolsinha.

    ResponderExcluir
  5. VAGABUNDO É QUEM APOIA ESSE PILANTRA LADRÃO DO BOZO ... ESSES EMPRESARIOS LADRÕES QUE NÃO PAGA IMPOSTOS E SONEGA IMPOSTOS , PASTORES LADRÕES , MILITAR CONSERVADOR DE ARAQUE QUE TRAI A MULHER , TODOS SÃO BOLSONARO ... AGORA VCS VÃO ARDER NO FUNDO DO LAGO DE FOGO . LULA 13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk tu agora é Deus é?quem pode julgar é somente Deus!num basta vc desejar ok? ninguém é perfeito!todos governantes erram!isso não significa que são anjos ou demônios!ou quem vota em lado A vai para o céu e quem vota em lado B vai para o inferno!pega visão!

      Excluir
    2. AQUELE QUE GRITA DENTRO DA IGREJA... E CONHECE A PALAVRA MAIS VIVE NO PECADO ESSE JÁ ESTÁ CONDENADO ...

      Excluir
  6. A pior desgraça é vê pobre defendendo um governo escroto como esse. Bozo, sua hora está chegando de vazar! Fez muita perversidade com o pobre! O mercado, o açougue, tudo! Tudo! Uma desgraça só! Os crentes fizeram tanta oração pra Deus expulsar o demônio, que Ele o fez mesmo. Expulsou o Bozo da presidência! Aleluia irmãos!

    ResponderExcluir
  7. O povo Gora que colocar a culpa em lula cambada de idiota quem ainda tá no governo e essa miserável do Bolsonaro cobre dele e não fica mandando fazer o L não idiotas fica a dica

    ResponderExcluir
  8. O povo Gora que colocar a culpa em lula cambada de idiota quem ainda tá no governo e essa miserável do Bolsonaro cobre dele e não fica mandando fazer o L não idiotas fica a dica

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente, não entendo como pode ser tão burro alguém que escreve uma matéria dessa...pior...copia e cola em um blog de esquina como verdade....
    A Petrobrás não tem muito a ver com o Governo Federal sobre o que compra ou vende...é política da empresa e que vai focar na extração...ler faz bem.

    Mas claro....os trouxas analfabetos que aqui visitam arrotar um monte de asneira.

    Maldita pátria educadora da Dilma....maldita inclusão digital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOLSONARO VENDEU A REFINARIA DA BAHIA ... E AINDA QUE ENGANAR A POPULAÇÃO IRMÃO , A RESPOSTA FOI DADA NAS URNAS ... FORA GENOCIDA FILHA DA PUTA

      Excluir
    2. Quem vendeu foi Rui Costa seu Burro. Seu governador que roubou 48 milhões dos respiradores e deixou o povo baiano morrer.

      Excluir
  10. FAZ O L KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir