sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Deputados governistas sugerem instalação de CPI para investigar Chesf por cheia no Rio de Contas

 

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) pode ser alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A empresa é responsabilizada pelos danos causados em Jequié e demais municípios atingidos pela cheia do Rio de Contas.

Na sessão extraordinária dessa quinta-feira (29), a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) sugeriu a instalação da CPI durante seu discurso no plenário da Casa.

“Precisamos abrir uma CPI para averiguar a postura da Chesf que efetivamente abriu suas comportar inundado cidades e causando o prejuízo de milhões. Que venham aqui prestar depoimentos de forma oficial”, pontuou a socialista.

A sugestão foi acatada pelo líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), que indicou mover forças para a abertura do inquérito. “Vamos constituir sim uma Comissão Parlamenta de Inquérito. É inadmissível o que fez a Chesf desrespeitando todas as medidas de licenciamento para aquela barragem”, disse o petista. 

NA JUSTIÇA

O governador diplomado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que o estado da Bahia deve se juntar às prefeituras dos municípios atingidos para a construção de uma ação conjunta na Justiça, sob orientação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) contra a Companhia.

O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), já havia responsabilizado a Chesf pelos danos causados durante a cheia do Rio de Contas. De acordo com o gestor municipal, houve desorganização do órgão federal, que não se preparou com um plano de prevenção à inundação.

4 comentários:

  1. Será que estão tentando justificar os salários milionários com uma pantomima para manter os otários ignorantes sonhando com picanha de lagarto e "ceuveja"? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Tão igual um aqui da região que quer multar itabuna porque as baronesas decem o rio destino a ilhéus,
    Domingo passado estava vendo o curso normal das baronesas.
    Faltou eles virem pesca-las Pará não desceram.
    A brasil a Bahia.

    ResponderExcluir
  3. Tem que instaurar uma CPI para investigar os gastos fora do teto e a criação desses Ministérios para acomodar os apadrinhados. Esse é o Brasil da injustiça e falta de vergonha na cara......

    ResponderExcluir
  4. É tem como controlar chuvas rebanhos de vagabundos já basta Dilma com estocagem de ventos.

    ResponderExcluir