quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Geraldo Alckmin será anunciado como novo ministro da Indústria e Comércio


O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin ocupará também o ministério da Indústria e Comércio. O anúncio será feito nesta quinta-feira (22), pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que decidiu chamar Alckmin após empresários de renome recusarem o convite. 

Alckmin acompanha o tema referente a pasta e é estudioso de assuntos como reforma tributária, Alckmin tem bom trânsito no setor produtivo e, na avaliação de Lula, pode atuar como um facilitador do diálogo do governo com o mundo industrial, de acordo com o Estado de São Paulo. 

Recentemente, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, e Pedro Wongtschowski, do Grupo Ultra, foram convidados por Lula para comandar Indústria e Comércio, ministério que será recriado, mas não aceitaram. Filho do vice-presidente José Alencar, morto em 2011, Josué é alvo de críticas de um grupo de empresários que quer destituí-lo da Fiesp. Ele disse a Lula que sobreviverá à crise, mas não poderia assumir o ministério como um “derrotado”, pois pareceria “refugiado” dentro do governo.

Dono da Coteminas, Josué alegou, ainda, que teria de se desligar da empresa, caso aceitasse o cargo. Pedro Wongtschowski, que apoiou a candidatura de Simone Tebet (MDB-MS) ao Palácio do Planalto, foi na mesma linha e, segundo apurou o Estadão, alegou não poder abandonar suas atividades.

Desde que saiu do PSDB e aceitou ser vice de Lula, filiando-se ao PSB, Alckmin tem feito reuniões com empresários e especialistas em orçamento. Munido de um caderno universitário, o ex-tucano sempre anota as respostas às suas indagações sobre os problemas do País. 

Alckmin quis saber a pouco tempo, de interlocutores, por exemplo, sugestões para o novo arcabouço fiscal do País e onde era possível cortar gastos do governo. A reforma tributária, as parcerias público-privadas e a nova política industrial planejada por Lula também são temas sempre tratados nas reuniões do ex-governador de São Paulo.

Visto como um curinga na equipe, Alckmin já foi cotado para ser ministro da Fazenda e até da Defesa. As duas pastas, porém, já têm titulares anunciados – Fernando Haddad e José Múcio Monteiro, respectivamente. O vice-presidente eleito sempre se define como um “co-piloto” de Lula.

Em janeiro deste ano, o presidente do PT paulista, Luiz Marinho, mostrou desconforto com a aliança entre Lula e Alckmin. À época, Marinho disse ao Estadão que o ex-governador precisaria se mostrar “engolível” se quisesse ser vice na chapa do PT. Nesta quinta-feira, 22, onze meses depois, Marinho será anunciado como ministro do Trabalho e Alckmin, o vice, titular da Indústria e Comércio. Hoje, os dois são amigos.

19 comentários:

  1. Vai vender tudo esse pilantra, representante dos banqueiros

    ResponderExcluir
  2. Quem tiver sua merenda que segure \o/

    ResponderExcluir
  3. O cara xingava Lula de tudo quanto é nome e agora fica com essa cara de santa puta. É muita sem vergonhice.

    ResponderExcluir
  4. A QUADRILHA de volta ao poder, agora o país afunda de vez!

    ResponderExcluir
  5. Rapaz esse povo é olho grande, o cara já tem o salário de vice presidente e ainda vai ser ministro, então, dois cargos públicos e dois salários. Enquanto isso, o povo sofre por negligência política. O povo continua votando errado e só come as migalhas que caem dos pratos cheios desse sistema vampiro...

    ResponderExcluir
  6. 9 dedos nao vai subir a rampa nao. Deve retornar com seus comparsas para prisao. Dessa vez deve ficar preso em algum presidio militar.

    ResponderExcluir
  7. Ainda tem gente achando que os generais irao bater continencia para um ladrao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega de frescura e de mimimi. Vão ficar chorando até quando?

      Excluir
  8. Muito bom, para ser considerado perfeito, restam as nomeações de Marcos Camacho, o Marcola, Fernando Beira-Mar, Geddel e parentes, etc.
    Bem, considerando a extraordinária capacidade profissional da Orcrim Petralha, devemos entender que são muitos os pretendentes aos cargos de pilhadores do erário público. Mas, sei que, dada a eficiência da quadrilha, claro, todos serão devidamente arranjados em posições estratégicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chorem Bozocas, chorem

      Excluir
    2. Vá chorar no pé do caboclo. Aceita que dói menos.

      Excluir
  9. Rapaz,tinha que juntar a nação e fuzilar esses demônios.!!!
    Fazer igualzinho o talibã fez.

    ResponderExcluir
  10. Qual político na face da terra que não rouba?Só se nascer um novo que o outro tá saido deixou rombo foi em tudo que lugar,no INSS, auxílio Brasil,remédio da farmácia popular isso e uma vergonha agente trabalhar em posto de saúde e não ter medicação pra população porque o presidente achou que não era essencial e simplesmente tirou 59% isso e uma vergonha.

    ResponderExcluir
  11. vergonha de grande parte nordestinos

    ResponderExcluir
  12. A quadrilha ta voltandoooooo!

    ResponderExcluir
  13. A turma do BOZO, pessoal de rachadinha, da imobiliária de luxo com pagamento a vista, está morrendo de inveja.
    Aceita a derrota GADO DE PASTOR(es) falso(s ) profeta(s).
    Perderam, eleições presidenciais só em 2026.

    ResponderExcluir
  14. Esses caras não são corruptos, corrupto é a sociedade brasileira que votou nesses FDP.

    ResponderExcluir
  15. Só resta agora os bozos golpistas lavar o toba e beber o caldo kkkkk

    ResponderExcluir