segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Advogado baiano é o primeiro pai solo via fertilização in vitro na região Nordeste e o segundo no Brasil

 

O advogado e professor universitário baiano, Diego Massena, é o segundo pai solo do Brasil, o primeiro da região Nordeste. As meninas são gêmeas, de três meses, e se chamam Isabela e Helena.

Diego conta que desde a adolescência sonhava em ser pai. O amor e a vontade aumentaram com o tempo, mas o desejo não se realizou.

Solteiro, o advogado decidiu encarar o desafio sozinho. Primeiro pensou em adotar, depois em fazer a fertilização in vitro, mas para o procedimento, ele precisava de duas voluntárias: uma mulher para doar os óvulos, de forma anônima, e outra para gerar o bebê. A ajuda para a realização do sonho veio da família, como conta a médica Amanda Cútalo, que fez a fertilização.

"Ele já tinha conversado com uma prima, ela já tinha se disponibilizado para poder levar essa gravidez e ajudar na realização desse sonho", contou.

Mesmo após preencher todos os requisitos médicos e atender as regras éticas exigidas no Brasil, Diego Massena esbarrou em uma recomendação do Conselho Federal de Medicina (Cremeb) e viu o sonho de ser pai quase desmoronar.

"Ela [a prima] não tinha ainda nenhum filho e pela resolução do Conselho é exigido que se tenha ao menos um filho, e que seja parente de até quatro grau. Ela é prima carnal, direta, e nunca tinha engravidado", afirmou Amanda Cútalo.

Luta pelas meninas

Diego Massena contou que chegou a pensar em procurar outra pessoa para a fertilização, mas mudou de ideia ao receber uma ligação do pai.

"E aí foi que meu pai me ligou uma vez e disse que eu era o melhor advogado que ele conhecia e que era para eu lutar pelos meus direitos. Eu me arrepio, porque eu cheguei a pensar em procurar alguma pessoa [para a fertilização], mas depois eu pensei: 'eu ajudo tantas pessoas, chegou a hora de me ajudar".

"Acordei 4h30, fiz o processo e começou uma luta", disse o pai das gêmeas.

Foram meses de batalha na Justiça até que a decisão favorável foi determinada. O advogado avisou a prima, que aceitou gerar o bebê, e a fertilização foi feita.

"Quando a gestação evoluiu mais, veio a notícia mais linda, que eram duas menininhas. Ele até comentou comigo: 'Amanda, são duas menininhas, eu vou cuidar delas, como é que vou fazer?' Aí eu disse que ele ia dar conta, que tinha o principal: 'o amor e a luta", contou a médica.

A gestação ocorreu bem e quando chegou a 36 semanas, de forma natural, a bolsa rompeu. As meninas nasceram no dia 29 de setembro de 2022.

De lá para cá, Diego tenta dar conta da rotina dobrada. Apesar disso, ele tem curtido a nova realidade e já pensa no terceiro filho, dessa vez, adotivo.

"O espaço de visibilidade é para ajudar todas essas pessoas que choram como eu e não tem o conhecimento. A Constituição garante nosso direito a igualdade, paternidade, seja no formato solo, com dois papais, mamães ou no formato que for", afirmou o advogado.

Diego Massena garante que coragem, determinação e principalmente amor não vão faltar para as filhas.

"Eu lutei para ser pai. Tantos pais têm essa oportunidade sem luta e não querem. Mulheres solos principalmente, sei o que estão passando, então sintam meu abraço e meu acolhimento", disse.

G1

14 comentários:

  1. Oxe, aqui agente engravida as primas na vera, e não in vitro kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Locura,as duas crianças não vão ter o carinho e o amor de mãe. Fim dos tempos 🙌🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E desde quando existem mães hoje em dia? Vocês abriram mão de tudo, de serem boas esposas, de serem boas mães, de serem pessoas de bem para entrarem no mercado de trabalho.

      Mulher moderna é apenas progenitora, mães de verdade só existiram até a década de 80.

      Excluir
    2. Kkkkkkk inocente, pesquisa aí sobre família disfuncional. 75% das mães são uns lixo.

      Excluir
  3. É gostoso fazer normal,
    Se é que me entende.🤭🤭🤭

    ResponderExcluir
  4. E cadê o estádio do Itabuna?

    ResponderExcluir
  5. Meu fio vcs vão ver é coisa ! Mais dindinha avisou

    ResponderExcluir
  6. Faltou o próprio se autofecundar, gestar e parir. Será a completa extinção das FODAS? E quais serão as funções dos órgãos sexuais masculino e feminino, apenas para cumprir a função fisiológica de urinar? Afinal, para que servirá viver SEM PRAZER? Alguém consegue ser feliz, mesmo com todo o dinheiro do mundo e sem a possibilidade de gozar?
    Quando ocorrerá o retorno de Jesus Cristo? Acho que se demorar muito não achará algo de útil para entregar ao Pai...

    ResponderExcluir
  7. De que adianta, ter amor de mãe e a mesma largar solto nas ruas,passando e usando drogas?Pense nisso!

    ResponderExcluir
  8. Fim de Mundo, Esse Advogado não sabe o que é o gostoso da vida...😀

    ResponderExcluir
  9. na final ele que ser a mãe ?? ne kkk digo nada viu

    ResponderExcluir