sábado, 14 de janeiro de 2023

CPF passa a ser número único de identificação, define nova lei

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) passará a ser adotado como um documento suficiente para identificar um cidadão no Brasil e promete facilitar o acesso das pessoas aos serviços públicos e ao cumprimento de algumas obrigações. A mudança ocorre após a sanção da Lei 14.534/2023, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas passará a valer depois de adequações.

A nova lei determina que fornecimento do número do CPF seja o suficiente para uma pessoa conseguir utilizar alguns serviços, como acessar os prontuários no Sistema Único de Saúde (SUS), informações fiscais e tributárias, se inscrever em programas de transferência de renda e, inclusive, votar. Na prática, ela vai substituir outras numerações de identificações utilizadas e exigidas por diferentes órgãos.

"A numeração do CPF será protagonista, e os indivíduos não mais terão que se recordar ou valer-se de diferentes números", afirma o senador Esperidião Amin (PP-SC), relator do projeto que originou a lei. "Um número único capaz de interligar todas as dimensões do relacionamento do indivíduo com o Estado e com todas as suas manifestações", diz.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

9 comentários:

  1. Ou seja! O ladrão rouba o meu CPF, e aproveita para utilizar. Já que não precisará mais da nossa identificação. Porque a identificação mais segura que seria o RG, não era suficiente. Agora o CPF será?

    ResponderExcluir
  2. Furtam os nossos dados mesmo com toda segurança possível e agora número único para identificar tudo? É sério isso? E o PT mais uma vez lascando com o povo.

    ResponderExcluir
  3. missericordia salve quem puder

    ResponderExcluir
  4. Faz o L de Lúcifer

    O Brasil será destruída até 2025...

    Vai ter muita PICAnha pro pobre.

    ResponderExcluir
  5. Dessa maneira aí fica mais fácil para se identificados aqueles que rouba nas empresas onde trabalha e todos os ladrões encubados vão se preparando aí banda de ladrão de ladrões encubados

    ResponderExcluir
  6. É que lula tá fácil de sair fora é claro com essas palhaçadas todas tem que sair fora do msm jeito que tiraram Fernando Colo e Dilma pode tirá ele também antes que seja tarde

    ResponderExcluir
  7. Documento sem foto, só podia ser o pt mesmo, já dando um jeitinho de ajudar ladrões e golpista.

    ResponderExcluir