quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Governo já evita nome Auxílio Brasil e planeja relançar marca Bolsa Família em março


O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a evitar o nome do Auxílio Brasil nas divulgações relacionadas ao programa de transferência de renda. A marca foi lançada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em novembro de 2021, na tentativa de impulsionar sua imagem a partir de um novo selo social.

Integrantes do governo Lula já sinalizaram a intenção de retomar a marca Bolsa Família, associada às gestões petistas e que Bolsonaro tentou deixar para trás. Mas a reformulação só deve ocorrer em março, já com o novo desenho do programa e com o pagamento adicional às crianças.
 
Enquanto a mudança não é concluída, a menção ao nome do programa batizado por Bolsonaro já é evitada. Lula publicou em rede social nesta terça-feira (17) o calendário de pagamento da primeira parcela, referente a janeiro, que começa a ser depositada nesta quarta-feira (18). O material, porém, não faz referência ao Auxílio Brasil -em vez disso, cita apenas "programa de transferência de renda do governo federal".
 
Membros do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome dizem que a troca oficial para o nome Bolsa Família só deve ocorrer quando Lula finalizar a proposta que vai alterar as regras e o funcionamento do benefício. Assim, o presidente teria a chance de fazer uma espécie de relançamento do programa.

 Além do simbolismo político, há também questões operacionais que dificultam a mudança do nome neste momento.
 
Técnicos afirmam que a MP (medida provisória) que restabeleceu o valor mínimo de R$ 600, assinada por Lula em 1º de janeiro, até poderia mudar o nome, mas isso não foi feito para evitar atraso nos pagamentos previstos para o mês.

O contrato com a Caixa, responsável pela operacionalização dos pagamentos, trata de transferências do Auxílio Brasil, e mexer no nome do programa levantaria a necessidade de ajustes na redação do documento.
 
O pagamento da folha de janeiro será o primeiro sob a nova gestão de Lula. A previsão é que 21,9 milhões de famílias recebam o benefício --cerca de 300 mil a mais do que no último mês do governo Bolsonaro, segundo dados oficiais.
Bahia Notícias

4 comentários:

  1. SR. GOVERNADOR E A MOROSIDADE DA POLICIA JUDICIAL. CADÊ O RESULTADO DA EXECUÇÃO DOS PM EM ITAJUIPE?

    ResponderExcluir
  2. Podia chamar "bolsa pobre"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nem de bozo ne auxilio Brasil pobre kkkk porque mesmo valor do bozo foi 600 já do do Lula 600 tb

      Excluir
    2. Poderia chamar também: bolsa churrasco kkkkk

      Excluir