quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Jerônimo determina que forças de segurança e justiça apurem duplo homicídio de indígenas no Extremo Sul

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse nesta quarta-feira (18) que determinou às forças de segurança e justiça do estado que acompanhem e apurem o duplo homicídio de dois indígenas, na tarde desta terça-feira (17), no município de Itabela, no Extremo Sul. (Lembre o caso aqui)

“Desde ontem, quando fui informado dos acontecimentos com indígenas no extremo sul baiano, determinei que a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Humano acompanhem e apurem este fato lastimável e inaceitável”, escreveu o gestor em suas redes sociais.

Segundo Rodrigues, também foi determinado o reforço imediato do patrulhamento ostensivo na região, conhecida pelos conflitos por terra entre os povos origiários e fazendeiros. A operação, de acordo com o governador, está em curso. “Não iremos tolerar qualquer tipo de violência”, garantiu.

O DUPLO ASSASSINATO

No fim da tarde de ontem (17), dois indígenas da etnia pataxó foram assassinados a tiros em um trecho da BR-101, nas proximidades do distrito de Montinho. As vítimas foram identificadas como Samuel Cristiano do Amor Divino, 25 anos, e Nawy Brito de Jesus, de 16 anos.

Informações de testemunhas dão conta de que os dois trafegavam pela via em uma moto e estavam sendo perseguidos por homens a bordo de um carro. Conforme os relatos, as vítimas foram derrubadas, rendidas e executadas com vários tiros, inclusive na cabeça.

O crime aconteceu na entrada de uma propriedade rural ocupada há cerca de um ano por 19 comunidades pataxó. Os ocupantes da área reivindicam a homologação da área, que fica entre os municípios de Porto Seguro e Prado, para que haja demarcação e sofrem com reiterados ataques de ruralistas.

DELEGADOS E INVESTIGADORES DA PC INTENSIFICARAM ATUAÇÃO

Em comunicado à imprensa, no início da tarde desta quarta-feira (18), a Polícia Civil da Bahia informou que reforçou as equipes no Sul do estado para acelerar a elucidação das duas mortes em questão.

Segundo o órgão de polícia, delegados e investigadores da 23a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis) estão realizando levantamentos e ações de inteligência na região. Após o ocorrido, informou a nota, guarnições das polícias Militar e Rodoviária Federal passaram a promover varreduras na região.

“Todas os policiais estão em campo levantando informações e buscando possíveis testemunhas, além de imagens. Importante acrescentar que equipes do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau) da PC estão dando apoio na apuração”, explicou o titular da 23ª Coorpin, delegado Moisés Damasceno.

Damasceno também acrescentou que informações sobre o caso podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP).

*Com informações do Bahia Notícias

25 comentários:

  1. Engraçado que esses supostos índios, estão invadindo as terras das pessoas com armas de fogo , Roubando , estuprando e mantendo as pessoas de bem em cárcere privado e ninguém faz nada , agora que eles se matam entre eles que o governador se pronuncia ... Isso é um absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SR. GOVERNADOR E A MOROSIDADE DA POLICIA JUDICIAL. CADÊ O RESULTADO DA EXECUÇÃO DOS PM EM ITAJUIPE?

      Excluir
  2. Olha a cara desses caras .. da pra vê que são bandidos e não tem nada de índio neles ..

    ResponderExcluir
  3. Nawy só andava armado com pistola pra cima e pra baixo em Montinho , tocando o terror ... Ladrão de moto .

    ResponderExcluir
  4. EU ACHO QUE ESSES DOIS TEM ENVOLVIMENTO NO MUNDO DO CRIME

    ResponderExcluir
  5. Se fossem brancos o governador teria a mesma postura ou simplesmente não faria nada porque odeia os brancos?

    ResponderExcluir
  6. Todos dois com cara de bandidos. Na verdade Bahia não tem índio de verdade, tem bandidos (traficantes, estupradores, homicidas, ladrões) que se dizem índios

    ResponderExcluir
  7. Indio mata ,Índio tbem morre!

    ResponderExcluir
  8. Isso que dá Tomar Terra dois outros na na cara lisa meu tiu perdeu terra dele pra esse falso índio.eu munca vir fala indo saber direge.ter Snh pilotar caminhão. Índio que indio são aquele que anda nu pesca a com arco flexa.e come de mão.hj de hoje dias mão eles vai até a praia .morreu pq tomou Terra dois outros

    ResponderExcluir
  9. OS PM'S ASSASINADOS EM ITAJUIPE NG FALA NADA!

    ResponderExcluir
  10. SR. GOVERNADOR E A MOROSIDADE DA POLICIA JUDICIAL. CADÊ O RESULTADO DA EXECUÇÃO DOS PM EM ITAJUIPE?

    ResponderExcluir
  11. Esses cara nunca foram índio , olha as caras desses elementos.

    ResponderExcluir
  12. O povão parece que ainda não entendeu. Observem bem aqueles que fizeram o L e tentem enxergar por que eles sempre terão razão. O regime governamental brasileiro mudou para república cleptocrata. Sacou?

    ResponderExcluir
  13. Indigenas? kkkkkkkkkkk tá certo! De indigenas só se forem por questões de familia e terem nascido de povos indigenas mesmo, porque de resto... olha a cara dos elementos, parecem dois malas! Esses ai me parece que de santo não tem é nada.

    ResponderExcluir
  14. Demarcação das áreas indígenas já.

    ResponderExcluir
  15. SE FOREM BANDIDOS,ESTAO EM CASA.SAO COLEGAS DE LULADRAO. FAZ UM L

    ResponderExcluir
  16. O governador que vcs elegeram .

    ResponderExcluir
  17. Esses elementos nunca foram indios

    ResponderExcluir
  18. Por isso essas miséria estão ousados , governo safado

    ResponderExcluir
  19. Tem que matar mais, esses vagabundos nunca foram índio.

    ResponderExcluir
  20. Esse governador vai ser a vergonha da bahia.

    ResponderExcluir
  21. Índios? Estão com aparência de vagabundos que invadem propriedades com essa política imunda do PT.

    ResponderExcluir
  22. Quê governador é esse? Bandido estrupador disfarçados de índios expulsam os proprietários e quer o quê? Bahia desmoralizada sem lei.

    ResponderExcluir
  23. Nenhum TRABALHO, milhões de hectares de terras, muitas verbas federais distribuídas graciosamente, alimentação mensal, remédios e atendimento médico diferenciado... mordomias impensáveis para os TRABALHADORES QUE CARREGAM O PAÍS NAS COSTAS em troca de 1.230 reais. Quem não quer ser índio e preguiçoso, deitado o dia todo mamando corote?

    ResponderExcluir
  24. Nenhum TRABALHO, milhões de hectares de terras, muitas verbas federais distribuídas graciosamente, alimentação mensal, remédios e atendimento médico diferenciado... mordomias impensáveis para os TRABALHADORES QUE CARREGAM O PAÍS NAS COSTAS em troca de 1.230 reais. Quem não quer ser índio e preguiçoso, deitado o dia todo mamando corote?

    ResponderExcluir