segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Itapetinga: Conflito entre fazendeiros e indígenas deixa uma mulher morta e vários feridos

Fazendeiros da região de Itapetinga realizaram neste domingo (21) uma grande mobilização para desocupar uma fazenda localizada às margens do Rio Prado, próximo a ponte que divide os municípios de Itapetinga de Potiragúa, que teria sido invadida por indígenas desde o último sábado (20).

Houve conflito entre as partes. Dois indígenas foram baleados e um fazendeiro ferido com flecha. Uma indígena acabou morrendo. Ela foi identificada como Maria Fátima Muniz de Andrade e o cacique baleado como Nailton Muniz Pataxó. Ele foi atingido no rim e passou por cirurgia no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga.

Entre os feridos está uma mulher que teve o braço quebrado. Outras pessoas que se machucaram foram hospitalizadas, mas não correm risco de morte. Dois fazendeiros foram presos em flagrante suspeitos de matar a indígena.

Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), informou que vai enviar uma comissão, liderada pela ministra Sonia Guajajara, ao local na segunda-feira (22). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a situação aconteceu durante a ação de um grupo intitulado Movimento Invasão Zero.

25 comentários:

  1. Tem que partir pra guerra mesmo, contra esse governo comunista, continuem apoiando esses caras do governo estadual e federal!!!!! E vai ter muito mais conflitos nessa país de bandidos!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Como que eles se diz ser índios invadindo propriedades dos outros é muito fácil você chegar e tomar na tora O que é o dos outros isso não é papel de índio porque na realidade os índios originais eles não fazem isso porque eles têm os locais deles de habitar e os fazendeiro não estão errado porque eles estão lutando pelo que é deles não é simplesmente vir um bando de índios tomar as suas fazendas na tora e ficar por isso mesmo porque sabendo que os policiais não fazem nada é muito fácil chegar e tomar a fazenda dos outros como se nada tivesse acontecido agora quer pagar de inocente porque é claro que os fazendeiros não vai dar flores e nem mais de rosas porque da mesma forma seria os índios também atacando os fazendeiros ou seja tocando o terror como nós temos o sul da Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu cú fila da puta!!!🖕🖕🖕😏😏😏
      No ano de 1,500 época do maior roubo da história,praticado por reclusos de Portugal,os meliantes invadiram, escravizaram e estupraram os nativos da época seu incapaz de raciocínio da disgraçaaaa!!🖕🖕🖕🖕🖕

      Excluir
    2. Pra vocês que falam que os índios foram roubados pelos os portugueses! porque vocês não vão lá em Portugal buscar os direitos deles ? vejo que vocês não são diferente deles que gosta de apoiar a coisa errada esses elementos ruim invadiram uma pequena roça em que um casal de idosos moravam em Buerarema aqui no interior da Bahia e tocaram fogo por maldade e porque eles não podem morrer se estão indo se apropriar do que não lhe pertence e o casal morreu pois já vivam naquele cantinho há muito tempo e a injustiça não fez nada vocês que estão sentidos compre terras e façam doações pra esse bando de usuário de drogas

      Excluir
    3. Você que defende os branco é incapaz de raciocínio !! Idiota!!

      Excluir
  3. Porque é muito fácil a pessoa se trajar como um índio tomando propriedade dos outros se passando por falsos índios porque na realidade índios de verdades eles moram em tocas e não em casas fazendas isso é um absurdo aí agora vem o direitos humanos falar lorota quer dizer que os fazendeiro não pode lutar pelos seus bens simplesmente aceitar os falsos índios tomarem a fazenda matarem seus empregados ou até mesmo as suas famílias aí quer dizer que as autoridades competentes não falam nada não se manifestam então os fazendeiros tem que ir para cima mesmo reprimir essa ousadia desses falsos índios que se diz ser índios que na realidade não é nada

    ResponderExcluir
  4. Os produtores rurais tem que se unir para proteger as suas propriedades que, em sua maioria foram adquiridas com muito trabalho e suor do rosto, como qualquer outro cidadão Brasileiro que tem bens nas cidades. Se os governos Estadual ou Federal, estão de acordo em formar áreas indígenas em locais que, nunca pertenceram a índios. Os governos devem comprar essas terras dos produtores Rurais, e depois doem as mesmas para tais ¨ indígenas¨.

    ResponderExcluir
  5. Se os fazendeiros de itaju tivesse feito isso,a cidade hoje não estaria acabada, com um aumento gritante de drogas,uma cambada de preguiçoso, tomaram tanta terra e não fazem nada nas terras,querem viver as custas do governo federal e municipal.

    ResponderExcluir
  6. Minha terra foi invadida há 10 anos, roubaram tudo destruiram o que puderam ainda mataram gado pra vender. O governo não tem interesse em resolver. Afinal é nesse movimento que se infiltra todo tipo de gente ruim. Inclusive políticos

    ResponderExcluir
  7. Matou foi pouco, reuma de Índio safado.

    ResponderExcluir
  8. Vagabundos disfarçados de Indios. Marginais protegidos por "autoridades" para criar o caos e invadir propriedade alheia.
    Total apoio aos fazendeiros contra esse governo comunista do condenado que está na Presidência da República.

    ResponderExcluir
  9. nada justifica a violência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otario, esses “índios” só invadem terra que está produzindo.
      Com gado, cacau e etc, só pra roubar o que tem na fazenda e não precisar trabalhar nunca!!
      Depois que eles acabam com a fazenda, repartem ela e vendem!
      BALA NELES!!!!

      Excluir
  10. mais tudo isso faz parte desse governo

    ResponderExcluir
  11. parabéns aos envolvidos!!! bala nesses travestidos de indígenas. o povo indígena é um povo muito honrado e respeitoso, faz parte da história da nação.porém esses ativistas, comunistas, baderneiros, desordeirosnão representam o povo. que não falte bala nas armas desses fazendeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tem que chegar junto e mandar bronca, apoio os fazendeiros homes de bem!! que cria divisas para o pais, sem eles não haveria alimentos suficientes para o mundo!! em Itaju do Colonia estar lá uma barderna, queria que foce mostrado o que eles fizeram com as centenas de hectarias de terras, creio que em sua maioria abandonadas!!

      Excluir
  12. Aos que são contra índios aqui...deixem seu comentário sobre a maior invasão praticada por portugueses a terras indígenas em 1,500!!???🖕😏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso já passou otario, aconteceu há 500 anos atrás, você é parente de algum deles? Kkkkk, qual o teu grau de parentesco? Larga de ser idiota, esses índios só querem invadir fazenda de gado e roça que tenham plantações, presta atenção socialista fodido!
      Fica aí falando besteira pelas venta que tem algum gogoboy invadindo sua esposa 😂

      Excluir
  13. Eu sou descendente de indígena. Posso tomar sua casa?

    ResponderExcluir
  14. Eu fico do lado dos fazendeiros

    ResponderExcluir
  15. A ULTIMA FOTO OLHA OS PENTELHOS DO INDIO MINHA ESPOSA VISSE ESSE MACHO IA AMAR.🤤

    ResponderExcluir
  16. Nem cara de índio e nem nome de índio tem essas figuras. Aqui no Brasil, basta querer virar índio, vira! PQP

    ResponderExcluir
  17. Vários caras que são foragidos da justiça, que procuram abrigo nas aldeias e depois se declara indo kkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Vcs tem que saber que nós só queremos oque e nosso por direito vcs todos sabem que essas terra São nossa .por direito
    E vcs tem que saber que enquanto existe índios sempre vai ter luta nós nunca vamos deixar de lutar nunca

    ResponderExcluir