quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Mais de 60% dos bares e restaurantes da Bahia ainda operam no prejuízo, diz pesquisa

A pandemia do novo coronavírus causou uma inflação no mundo dos alimentos – o pão francês ficou mais caro, assim como a carne, o arroz, o leite e derivados. Um dos segmentos que mais sofreu com esse aumento foi o de bares e restaurantes. Mesmo reabertos, 61% dos empreendimentos baianos fecharamo mês de setembro no prejuízo, de acordo com a pesquisa mais recente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

O índice baiano é 15% maior que a média nacional, de 53%. Para driblar as dívidas, os empresários tiveram que fazer reajustes no cardápio, deixar de ofertar determinados pratos e repassar um pouco desse aumento para o cliente. Alguns também reduziram o quadro de funcionários ou não recontrataram aqueles que foram afastados com a MP 936 – medida que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e possibilitou a redução de carga horária e demissões.

O levantamento da Abrasel mostra ainda que 42% dos bares e restaurantes aumentaram os preços para o consumidor final, que agora paga 6 a 10% mais caro pelo mesmo produto. Essa alta corrobora com dois outros números: o faturamento, que veio 63% abaixo do esperado no mês passado. Com isso, os empreendimentos tiveram queda de 67% nas receitas. Leia mais no CORREIO

4 comentários:

  1. "O Brasil já está na segunda onda de Covid-19."

    O alerta vem do pesquisador Domingos Alves, responsável pelo Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

    Alves vem acompanhando há oito meses os dados da pandemia brasileira como um dos responsáveis pelo portal Covid-19 Brasil, que reúne dezenas de especialistas de diferentes áreas em torno da produção de estatísticas e análises da propagação do novo coronavírus no país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei que tinha acabado com as eleições?
      O covid tava de recesso foi?

      Excluir
  2. Lorena Duarte do balanço geral é muito BURRA!! Gosto do programa, mais na hora dessa criatura falar,eu baixo o som da TV por VERGONHA!! Aff, ninguém merece o uso de seu linguajar em reportagem. 🙄🙄🙄🙄🙄🙄

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é nem linguajar, é que ela não sabe argumentar sem gaguejar, se perde no próprio pensamento. Deve ser iniciantes, sei lá. Só sei que é melhor que Tom Ribeiro. Só sabe bater palma e dizer: "é isso aí". Prefiro sintonizar na record de Sao Paulo, aquilo sim é jornalismo de verdade. não esse daqui que lambe botas de gestores. Até já sentou para comer com Augusto Castro.

      Excluir