quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Idosa fica cerca de 4 meses 'presa' em casa depois de vizinho demolir escada de acesso ao imóvel em Itacaré

Uma idosa de 61 anos diz que está presa, sem poder sair de casa há quatro meses, porque a escada que era usada para acesso à residência dela foi demolida por um vizinho. O caso ocorre na cidade de Itacaré, no sul da Bahia e está na Justiça.

O acesso para casa de Eneide Bahia de Souza é feito por uma escada de alumínio que a filha dela, Tâmara Bahia, colocou no lugar para poder deixar o imóvel com destino ao trabalho todos os dias. "É por aqui que eu desço para poder ir trabalhar, ir pra médico. Não é fácil descer por uma escada de alumínio. Minha mãe, como é idosa, não tem como ela descer", explica Tâmara.

Tâmara e a mãe ficaram sem o acesso à casa em setembro do ano passado, quando a escada de concreto foi demolida. O terreno onde ficava a escada é alvo de uma ação na Justiça. "Em 2007, esse conflito já existia entre meu pai, que é falecido, e o vizinho. eles brigavam por um beco que dá acesso ao meu imóvel e a parte dos fundos do imóvel dele [do vizinho]. Em 2019, a oficial [de Justiça] deu ordem de integração de posse a ele, desse dia pra cá ele começou a fazer ameaça que ia demolir minha escada. Só que nessa reintegração de posse, não existia demolição. Ele ameaçou, veio e fez a demolição. Estou sem poder sair de casa, não tive nem o direto de exercer meu papel de cidadã e votar nas eleições", desabafou Eneide.

Em nota, o advogado de Sergio Luiz Alves Santiago, vizinho de Eneide, informou que quando o cliente entrou com a ação de reintegração de posse na Justiça, em 2007, não havia escada no local. O acesso ao sobrado era pela frente e que a escada foi construída de forma irregular, aproveitando a ausência do cliente, que mora em Jequié, no sudoeste baiano e que fica a cerca de 167 km de Itacaré.

A nota diz ainda que uma liminar suspende a ordem de reconstrução da escada de alvenaria e que Sérgio Luiz está à disposição para esclarecimentos. Enquanto o impasse continua, Eneide Bahia, que tem vários problemas de saúde, não consegue descer as escadas de alumínio pois o equipamento não proporciona qualquer segurança. As informações são do G1-BA. 

Parentes da idosa prestaram queixa na delegacia e no Conselho Regional de Engenharia da Bahia, após a demolição. A Justiça, após ser acionada pela idosa, determinou a reconstrução da escada. Segundo a família, a decisão foi derrubada por uma liminar. Uma audiência estava marcada para esta semana, mas foi adiada, sem previsão de uma nova data.

11 comentários:

  1. Todos os conflitos superficiais e de ordem financeira, logo serão resolvidos e pacificados por ela... A MORTE.

    ResponderExcluir
  2. Depois cai na bala e nao sabi pq !!

    ResponderExcluir
  3. O problema é que muitos constrói suas casas sem planta, planejamento, de qualquer jeito. Não deixa recuo, invade calçada, não deixa sua área de luz e abre janela pra terreno do vizinho, deixa terraço aberto pros terrenos dos lados. Essa escada deveria ser construída dentro do terreno do imóvel e não na área de terceiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No parque boa vista tem um especulador imobiliário que constrói prédios com várias irregularidades e o aval de quem deveria fiscalizar e aplicar as leis que orienta uma construção para o respeito aos direitos do outro.

      Excluir
  4. Sabe aquele vizinho que adora "pegar uns metro" a mais do outro...ta me parecendo isso.

    ResponderExcluir
  5. Depois reclamam da violência, se fosse a minha mãe que estivesse na casa, morreria o dono do imóvel o advogado os parentes e quem tentasse prejudicar a minha mãe.

    ResponderExcluir
  6. Quem cai na bala, ela ou ele?, Quem esta lesando quem?

    ResponderExcluir
  7. De quem é o terreno ,se sabe que estão erradas ainda quer ter razão, poxa não sei o que tem na cabeça do ser humano de querer o que é dos outros ,direito é direitos ponto acabou ,gente para de brigar pelo que e dos outros ,depois só é ladrao quem rouba moto carro banco me poupe viu enfim a hipocrisia.

    ResponderExcluir
  8. Ela aproveitou a saída do vizinho pra construir a escada,errada toda.

    ResponderExcluir
  9. Gente, ou com direito ou não, esse vizinho parece um parente que tenho sugeito perveso, nois não temos nada nessa vida e sim nois só usamos as coisas, seja lá de quem for a posse, pois ao morrer não levamos nada, não teremos nada e até para ser enterrado, temos que ser levados por outras pessoas, de que vale brigar por uma coisa que seria resolvido em um bom acordo, não há um dia que lemos as reportagens e só há crimes de assassinatos, que sugeito atrevido, derrubou a escada de acesso a residência sem autorização judicial, e ainda tem advogado falando bonitinho com palavras de vocabulário que o pouco escolado não entende para defender um cidadão de bem como este. Eu tenho um parente desgraçado deste mesmo porte e comigo ele não encara e tem feito muita coisa na surdina e corre para justiça e além disto é diplomado como defensor,mais é malfeitor e comigo ele não encara, ele corre e ainda bem, nem a Covid 19 leva esse desgraçado, ele fica procurando quem suicide ele e a pessoa fique enrolado para Deus e a Justiça. Me faça uma garapa, aí se um filho desta senhorinha estivesse chegado no momento da derrubada, o problema nem existiria mais, o pior é que a justiça não resolve uma besteira desta e vem se arrastando a passos lentos esperando uma desgraça maior. Vamos doutores, vamos representantes de igrejas, vamos sociedade organizada, cobrem uma solução, é uma cidade pequena e a justiça não tem tanto a julgar como em uma cidade de porte maior.
    😢 Desde já pessoa as pessoas que lerem está reportagem, que multiplique com o pedido de que os turistas não vá mais a essa cidade enquanto perdurar este empasse, até o direito de ir e vir dessa senhora lhe seja devolvido e Pago pelo demolidor.
    Este município vive do turismo, turistas socorram essa senhora evitando visitações a este município, o povo é desassistido.
    Na fé, acredito nos juízes logo logo teremos uma solução definitiva.
    Ninguém ver uma miséria desta, se eu fosse filho desta senhora iria para frente ao aeroporto com cartazes pedindo socorro e que o turista limitasse gastos e que fosse embora, minha mãe está sem o direito de ir e vir, o cidadão fez sua própria lei e passou por cima da justiça executando uma demolição que o juiz não autorizou, pela reportagem foi o que entendi. Vamos clamar ao doutores de boa fé, se a Senhorinha tem seus direitos que lhe sejam devolvidos.
    Espero ler que o problema foi solucionado. 😢

    ResponderExcluir
  10. Kd Os loucos de Itacaré pra da umas facaozadas neste filho da puta egoísta.....tinha que demolir as pernas dele.... pega a visão pivetada da favela de Itacaré

    ResponderExcluir